Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é um site mobile?

02/07/2017 às 19:11 Hospedagem de Sites

O que é um site mobile?

Os sites mobiles não são a mesma coisa de sites responsivos ou a mesma coisa que um aplicativo. Nesse texto, vamos explicar o que esse tipo de site, quais são as diferenças dele no mercado e mais dicas para criar um ótimo site mobile.

O que é um site mobile?

O site mobile é um site próprio para dispositivos móveis, ou seja, para aparelhos como smartphones e tablets, são sites que se adaptam a qualquer tipo de dispositivo móvel, independente do tamanho da tela e sistema operacional, mas são sites que não podem ser visualizados em notebooks e computadores. Esse tipo de site reconhece por qual dispositivo o usuário está utilizando para acessá-lo e direciona para o site que se adapta melhor ao dispositivo usado no momento.

Como funciona um site mobile?

Esse tipo de site é diferente de um site original, é praticamente um segundo site. Os arquivos do site como imagens, scripts e outros gadgets podem estar no mesmo caminho do site original, mas os arquivos HTML são separados. Os sites mobiles costumam e podem ficar em subdomínios, por exemplo, quando você acessa o site da Globo de um smartphone ou de um tablet, aparece o endereço “m.globo.com”, ou seja, um subdomínio do site original da Globo.

Aproveite e aprenda como fazer um blog!

Quais as diferenças entre o site responsivo, mobile ou convencional?

É importante frisar que todo site pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo móvel. A diferença é que os sites responsivos são sites que se adaptam a qualquer dispositivo e que o site mobile é produzido especificamente para dispositivos móveis.

O site convencional mantém seu formato, sem se adaptar a qualquer dispositivo. Ele abre perfeitamente em computadores ou notebooks mas não consegue adequar o conteúdo para que caiba na tela de um dispositivo móvel. O usuário nesse caso tem mais dificuldade para visualizar 100% do site por um smartphone, por exemplo, podendo perder o interesse de acessar o site.

Os sites responsivo e mobile utilizam a mesma tecnologia e proporcionam ao usuário uma boa usabilidade em dispositivos móveis. O que torna os modelos diferentes é que o responsivo é programa para se adaptar a qualquer tamanho de tela, seja de computador, notebook, smartphone ou tablet.

Já o site mobile é construído somente para dispositivos móveis, mantendo uma versão para desktop do site. As versões mobile são parecidas com um aplicativo de smartphone, mas tem uma construção específica e diferenciada dos apps.

Qual a diferença entre um site mobile e um aplicativo?

Algumas empresas usam aplicativos ou sites mobile para divulgarem seus negócios na internet. Essas são as duas formas de disponibilizar os serviços em dispositivos móveis. Usar um site responsivo também pode ser interesse, devido ao ajuste de tamanho de tela, mas não é o ideal. Isso por que apesar de se adaptar a qualquer dispositivo, para ser visualizado sem problemas, o site responsivo todas as páginas devem ser carregadas em seu aparelho e como muitos sites tem estruturas pesadas por causa da alta carga de dados, fica mais difícil visualizar no site e torna mais lento

Quando você instala um aplicativo em seu smartphone, você já baixa todo o software e apenas os dados é que são trafegados em tempo real, o que diminui o tempo de carregamento e também permite usar mecanismos do próprio aparelho para ativar notificações como alertas.

Já um site mobile funciona de forma semelhante ao site responsivo, mas com a diferença de que esse tipo de site é feito para ser acessado em smartphones e tablets. Por isso, o carregamento é mais rápido, por que os dados e a estrutura do site é apropriado para a visualização em dispositivos móveis. Em vantagem aos aplicativos, não é preciso reservar espaço de armazenamento do aparelho para poder acessá-lo.

Confira os cuidados que você deve tomar para como registrar um domínio.

Quais são as principais dicas para criar um site mobile?

Não crie miniaturas, crie mobile!

Apesar de o site responsivo trazer um grande avanço para visualização em dispositivos móveis, ele também é responsável por uma das piores práticas que é criar miniaturas do site original através do CSS.

Isso define os estilos, a estrutura e organização da página para diferentes tamanhos de tela. Muitos programadores criam versões para tela grande e depois replicam o modelo em versões menores para encaixar em qualquer tamanho de tela. Essa prática gera o achatamento de informações e não é recomendada.

Imagens de diferentes tamanhos

Cada tipo de site exige um dimensionamento para cada imagem. Nunca salve as imagens num único formato e nem em um único tamanho. Lembre-se que é importante gerar conteúdo em diversos formatos. Uma imagem para um site visualizado num desktop pode ser uma imagem maior, cheia de hiperlinks.

Num site mobile, as imagens precisam ter seu tamanho e formato pensados especificamente para ele. Salve várias versões da imagem e organize sua estrutura para que elas apareçam em cada tipo de site e que sejam visualizadas de acordo com o dispositivo usado pelo usuário.

Otimize o desempenho do seu site mobile

O desempenho é um ponto muito importante para qualquer tipo de site. Quando falamos de site mobile temos um agravante: a latência de sinal em redes 3G e 4G. São poucos os usuários que conseguem uma conexão estável em seu smartphone ou tablet.

Por isso, una bom conteúdo com leveza, busque deixar seu site cada vez mais leve! Isso vai otimizar o desempenho dele e minar a instabilidade das redes móveis. Invista em páginas de fácil compreensão e em velocidade para não enfrentar grandes dificuldades que brequem os acessos do seu público a versão mobile de seu site.

Entendeu a diferença? Pense bem na hora de criar modelos de site para seu negócio. Além de ser importante marcar presença online, é ainda mais importante saber como fazer isso. Entender as diferenças entre os modelos e principalmente as dicas dadas acima facilitaram a criação de um site mobile de qualidade.

Gostou do post? Confira mais em nosso blog. Saiba mais sobre os planos de hospedagem de site, loja virtual, streaming, AdWords, E-mail Marketing da ISBrasil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: