Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é subdomínio, domínio estacionado e domínio adicional?

14/11/2017 às 17:19 Hospedagem de Sites

O que é subdomínio, domínio estacionado e domínio adicional?

No momento de registrar um domínio pode aparecer uma série de dúvidas a respeito das terminologias utilizadas.

O que é subdomínio, domínio estacionado e domínio adicional, você pode se perguntar.

Cada tipo possui as suas características e utilização distintas, podendo serem utilizados para diferentes estratégias, tanto para guardar um bom nome e, contudo, para não perder tráfego.

Isso acontece porque, em grande parte dos casos, um site possui diferentes tipos de domínios apontados para um mesmo servidor.

Geralmente, um site pode possuir um domínio que represente sua sigla ou então em uma extensão mais popular, como é o caso do .com.br.

No conteúdo a seguir, você poderá conferir quais são as diferenças entre subdomínio, domínio estacionado e domínio adicional, para que são utilizados e, de quebra, ainda daremos dicas sobre como você poderá escolher o domínio ideal para o seu site. Confira!

O que é um domínio estacionado?

Um domínio estacionado é um endereço secundário que está apontando para o mesmo local de hospedagem do domínio original.

Por exemplo, vamos supor que o endereço de sua página seja: isbrasil.info e ela possua o isbrasil.net como um domínio estacionado.

Dessa maneira, toda vez que um usuário digitar o endereço que termine com o .com.br, ele será redirecionado para o site principal.

Para que funcione, o domínio estacionado deverá estar devidamente configurado com o DNS e apontando para o domínio principal de seu web site.

Assim, os usuários terão mais opções para acessar o seu site. Essa é uma estratégia muito utilizada para sites que possuem nomes grandes em seus endereços.

Como alternativa, muitos empreendedores utilizam um domínio estacionado para diferentes propósitos, sendo um deles a fácil memorização do nome.

Outro exemplo: imagina que o endereço principal do domínio seja isbrasil.info.

Ai, nesse caso, o empreendedor poderia utilizar um domínio estacionado com o endereço isbrasil.net para apontar para o mesmo site/comércio eletrônico, facilitando bastante o acesso e a memorização do nome por parte de seus usuários.

A dica é utilizar esse recurso para unir diferentes extensões de domínios. Ao registrar o domínio de um site, veja sempre se há as opções .com e .com.br disponíveis.

Caso positivo, a indicação é registrar as duas opções para que nenhum outro empreendedor roube o nome do seu site e, assim, ficar com um domínio poderoso em mãos.

O que é um subdomínio?

Um subdomínio nada mais é do que uma extensão de um domínio principal, pois esse “novo” endereço utilizará o domínio original para fazer a ligação com o servidor.

Por exemplo, imagine que o endereço do seu site seja “isbrasil.info” e você, então, queira criar um subdomínio para um blog. O novo endereço ficaria da seguinte maneira: seguro.isbrasil.info. Esse é um exemplo claro de um subdomínio.

Ao criar um endereço desse tipo, o Google passa a enxergar esse novo endereço como um domínio próprio – não passando a autoridade do domínio original para o novo nome.

Essa implicação pode ter um ponto positivo e negativo para Search Engine Optimization (SEO).

O lado positivo é que será possível construir uma autoridade do zero e atrair links totalmente novos e orgânicos para o site.

O lado negativo, no entanto, é o já citado: o novo endereço não herdará a autoridade do endereço original e, muito provavelmente, terá mais “trabalho” para alcançar boas posições no Google.

Um subdomínio geralmente é utilizado para apontar para um novo espaço no seu site, como é o caso de blogs e fóruns, por exemplo.

O que é um domínio adicional?

Um domínio adicional funciona de uma forma totalmente distintas das outras duas apresentadas nesse artigo.

Esse tipo de endereço pode ser utilizado para acessar a mesma hospedagem de seu site principal. Por exemplo, dessa maneira, é possível criar mais de um site em um mesmo servidor.

Esse domínio utiliza os mesmos recursos que o seu site principal consome, por isso é preciso utilizar esse recurso com bastante cuidado.

Dessa forma, podemos concluir que um domínio adicional possui uma autoridade totalmente própria e poderá utilizar os recursos da hospedagem de maneira independente.

Como escolher um bom endereço de domínio?

Depois de visualizar as principais diferenças entre um subdomínio, domínio estacionado e domínio adicional, chegou a hora de conferir algumas dicas sobre como registrar um bom endereço para o seu site. Confira:

1. Verifique todas as opções disponíveis

Se você encontrou um bom nome de domínio para o seu site, veja se há as opções .com e .com.br disponíveis para registro.

Ao registrar as duas versões, você poderá garantir que ninguém mais utilizará o nome que você escolheu para a sua página.

O investimento será baixo e você poderá utilizar um domínio como estacionado e, assim, redirecionar os usuários que acessarem o site por um dos dois domínios.

2. Pense em um nome fácil

O nome de seu domínio precisa de fácil de ser pronunciado e memorizado.

Dessa maneira, os usuários se lembrarão facilmente de seu site, aumentando as chances deles voltarem novamente ao espaço.

Especialmente se for uma loja virtual, essa é uma dica muito valiosa que não pode deixar de ser considerada.

3. Pense em um nome original

Utilizar nomes genéricos pode ser muito bom, principalmente se você encontrou um bom domínio relacionado com a palavra-chave principal de seu negócio.

Mas contar com um nome original pode ser o diferencial que faltava para o seu site fazer sucesso na internet.

Pense em um nome que seja fácil de ser memorizado e que tenha relação direta com a sua empresa, com o serviço e/ou o produto que está sendo oferecido.

4. Registre em um local de confiança

O site escolhido para registrar o domínio deverá ser de uma empresa de confiança, de preferência com algum renome no mercado.

Isso porque muitas empresas acabam dificultando a transferência de um domínio para outro host, em alguns casos, trazendo bastante dores de cabeça.

Confira o nosso artigo: quero registrar um domínio para saber mais!

Depois de saber diferenciar o que é um subdomínio, domínio estacionado e domínio adicional e conferir dicas para registrar um domínio, chegou a hora de escolher um bom nome para o seu site e realizar o registro desse nome.

Gostou de nosso post? Compartilhe: