Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é SAC 3.0: qual a importância da tecnologia no atendimento ao cliente

21/12/2020 às 11:10 Ajuda

O que é SAC 3.0: qual a importância da tecnologia no atendimento ao cliente

Toda evolução traz mudanças, e esta que abordaremos, tem o potencial de mudar a forma como você e sua empresa interagem com o cliente, e o público-alvo que, por sua vez, interfere diretamente no sucesso da sua empresa e nos lucros do seu negócio

Estamos falando do SAC 3.0, a próxima evolução, na era da tecnologia, de interação ágil e otimizada com seus clientes.

Na era da tecnologia todo mundo tem tudo na palma da mão. Um simples aparelho celular carrega o necessário para cada indivíduo e com tanta praticidade, que é comum a exigência para serviços antigos e demorados serem otimizados.

Não tem como falar do SAC 3.0 sem mencionar o Consumidor 3.0, afinal, é o grande responsável pelas mudanças nos perfis dos clientes que estão o tempo todo conectados e, como dito antes, mais exigentes do que nunca.

Tudo isso pode parecer confuso, mas fique conosco, explicaremos o que é o SAC 3.0, a sua importância e o impacto que ele causar na para sua empresa.

Antes do SAC 3.0

Obviamente, tivemos duas fases anteriores ao SAC 3.0, o 2.0 e o 1.0. 

O SAC 1.0 é a forma tradicional de atendimento ao cliente, onde os consumidores somente conseguem atendimento via ligação, e isso já irritou muita gente, devido a demora para conseguir falar com a pessoa certa, que poderia ou não resolver seu problema.

O 2.0 dá preferência à comunicação com o cliente através de interações nos diversos canais digitais, onde se priorizava o bom atendimento e a praticidade, mas, mesmo assim, não era tão eficiente, devido ao volume de comentários e mensagens, e a demora para responder cada dúvida ou resolver problemas dos consumidores.

Esse sistema também utiliza outras tecnologias que auxiliam no processo de atendimento ao cliente, como as redes sociais, o chatbot e e-mail marketing, por exemplo.

O tempo passou e a evolução elevou nossa tecnologia a outro patamar, com isso, tudo tornou-se prático, rápido e interativo.

Então chegamos ao SAC 3.0, uma chance para as empresas se adaptarem ao novo perfil do consumidor e manter a reputação da sua empresa sempre positiva.

O SAC 3.0

O SAC 3.0 tem tudo que sua versão anterior, o 2.0, possui, mas ele vai além de um atendimento rápido e eficaz, seu principal foco é a experiência do cliente, que busca cada vez mais atenção.

A empresa perde quando o cliente vai embora, e isso ocorre por muitos motivos, o principal é quando a atenção que a empresa dá ao cliente não o satisfaz, então a possibilidade que ele busque outra que o atenda, da forma que deseja, é muito grande.

A relação da empresa com o cliente faz toda a diferença, palavras dos próprios consumidores a uma entrevista realizada pelo Zendesk (https://www.zendesk.com.br/customer-experience-trends/), onde 57% dos entrevistados afirmaram ser essencial para a lealdade com a empresa, a forma como se relacionam com ela.

O público brasileiro que participou desta pesquisa também aponta que os atendimentos são altamente relevantes no país e afetam a fidelidade dos consumidores, e se eles voltariam a comprar da empresa. 

Na pesquisa, aproximadamente 80% do público afirma que o atendimento que uma empresa presta reflete no seu futuro enquanto consumidor, e se irão ou não continuar a serem leais a determinado empreendimento.

O sistema 3.0 tem essa variável que o diferencia de suas versões anteriores, pois busca proporcionar uma experiência mais agradável ao cliente e garantir sua fidelização com a empresa, estreitando a relação entre ambos.

A importância do SAC 3.0 para qualquer empresa

Mencionamos antes, que manter uma boa relação com o cliente, e tornar sua experiência mais agradável pode gerar a fidelidade do consumidor a empresa. As versões anteriores do SAC atendiam a um determinado tipo de consumidor, que hoje em dia não existe mais - ao menos não tanto.

Se uma empresa, por exemplo, ainda se mantém no SAC 1.0 ou 2.0, sem a intenção de evoluir como o consumidor evoluiu, não conseguirá conquistar clientes, não irá gerar consumidores fiéis e até mesmo as vendas podem cessar em algum momento.

A tecnologia que temos hoje consegue compreender a mente do novo tipo de consumidor, seu comportamento e o que realmente busca. Diferente dos outros SAC, o SAC 3.0 automatiza o atendimento para cada consumidor, de forma personalizada.

Com isso, é possível atender as expectativas dos diferentes tipos de consumidor, melhorar sua experiência pessoal e estreitar a relação com o público-alvo.

Segundo a NewVoiceMedia, somente nos EUA muitas empresas que tiveram problemas com maus atendimentos ao cliente sofreram graves consequências financeiras chegando a perder US$ 41 bilhões.

As dificuldades para o SAC 3.0 

Sabemos agora a importância do SAC 3.0 para uma empresa e como sua prática evitaria grandes rombos financeiros, mas existem empresas que não estão dispostas a implantar esse sistema, e o número delas é alto.

Não faz tanto tempo desde que havia a necessidade de interação humana nas análises dos dados com os softwares que já existiam, mesmo assim, boa parte deles não eram compreendidos, e isso dificultava o cruzamento das informações e as análises acabavam sendo incompletas.

Muitas empresas ainda hoje apostam nas versões anteriores do SAC 3.0, e é possível que o motivo para não terem integrado o novo sistema seja a incompreensão de muitas das suas aplicações no atendimento ao cliente e no estreitamento de relações do cliente com a empresa.

Se não houver entendimento sobre o SAC 3.0 muitas empresas que ainda não implantaram o sistema podem ter perdas significativas, como mostrado pelo NewVoiceMedia. E isso apenas nos EUA, agora imagine uma perda desta magnitude nas grandes empresas brasileiras e como isso afetaria as pessoas.

Os benefícios do SAC 3.0

Após entender o que é, qual a importância e as dificuldades que as empresas podem enfrentar quando não aderem ou ignoram os avanços tecnológicos e as inovações que surgem, com o objetivo de melhorar o relacionamento empresa-cliente, selecionamos uma lista para convencê-lo de uma vez por todas dos benefícios que o SAC 3.0 oferece para sua empresa: 

  • Aumento dos lucros;

  • Melhorar a experiência dos clientes;

  • Estreitar a relação empresa/consumidor;

  • Engajamento;

  • Atendimentos personalizados, com tempo de resposta otimizado;

  • Automatiza o desempenho de resposta, recolhendo dados para agilizar os atendimentos, entre outros.

Não importa qual tipo de empreendimento você possui, seja uma loja de artigos hospitalares, de roupas, calçados ou cosméticos, os benefícios que implantar o SAC 3.0 vai te proporcionar, com certeza, garantirá o sucesso e o crescimento de sua empresa.

Gostou de nosso post? Compartilhe: