Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é preciso para criar um site?

08/12/2020 às 16:04 Ajuda

O que é preciso para criar um site?

Engana-se quem pensa que criar um site é privilégio de empresas grandes ou profissionais renomados. Hoje em dia, qualquer pessoa pode contar com uma página na web, seja para compartilhar seus conhecimentos ou mesmo para promover produtos e serviços. 

De acordo com dados da nic.br - organizamos técnico responsável pelo gerenciamento dos registros. br - só no Brasil, existem mais de 3,8 milhões de domínios registrados. Os dados foram divulgados em 2017 e esse número não para de crescer. 

Por essa razão, ter um site não é mais um diferencial competitivo, e sim uma necessidade para quem busca construir uma boa presença no ambiente digital. No entanto, é preciso seguir algumas orientações antes de desenvolver a sua página na web. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 elementos necessários para criar um site e marcar presença digital. Neste post, você verá o que não pode faltar na hora de elaborar a sua página. Continue lendo e confira! 

1. Escolha um domínio

Escolher um domínio é um dos principais requisitos para criar um site. Sendo assim, é fundamental que você acesse o registro.br e teste as inúmeras possibilidades - e não apenas avaliando nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing. 

Porém, vale mencionar que talvez o domínio esperado não esteja disponível para a compra, seja pelo fato de uma companhia está aguardando o processo de liberação ou mesmo por não ter finalizado o site. 

Vamos imaginar que você trabalhe com laudo avcb. No entanto, não pode utilizar o domínio que tinha definido. Assim, avalie outras opções e estude a ideal para o seu negócio.

2. Contrate uma boa empresa de hospedagem 

Você sabia que qualquer empresa pode comprar um domínio? Pois bem, basta apenas cadastrar um CPF ou CNPJ. Todavia, para realizar o registro é preciso ter um DNS - fornecido pelas empresas de hospedagem. 

Em resumo, a hospedagem de sites é um espaço em um servidor que armazena todos os dados da sua página, como texto, vídeos, imagens e HTML. Ela pode ser caracterizada como uma casa ou terreno onde seu site está construído. 

Por isso, é muito importante estudar as melhores empresas de hospedagem e identificar se elas vão suprir as necessidades do seu negócio. E isso vale para qualquer nicho, como lençol de borracha

3. Crie o design e o layout do seu site

O design e o layout podem contribuir - e muito! - com o posicionamento da sua página nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Afinal, é por meio deles que você poderá oferecer uma boa experiência de navegação aos usuários.

Nesse sentido, um bom design pode transformar a imagem da sua empresa, além de transmitir credibilidade. Por isso, não deixe de pensar em uma estrutura estratégica e, principalmente, responsiva. 

Suponhamos que você queira criar um site de cilindro hidráulico. Ao pensar em um design atrativo e relevante, automaticamente você desperta o interesse do usuário em permanecer na sua página. 

4. Produza conteúdos relevantes

Por fim, vale mencionar que a produção de conteúdos é fundamental para atrair os usuários de maneira genuína, ou seja, sem a necessidade de promover anúncios. 

Portanto, escreva conteúdos informativos e relevantes, que realmente informem, eduquem e engajem os usuários. 

Gostou do nosso post sobre o que é preciso para criar um site? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Gostou de nosso post? Compartilhe: