Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Linux: conheça esse sistema gratuito

09/04/2021 às 10:16 Ajuda

O que é Linux: conheça esse sistema gratuito

O Linux é utilizado por muitas pessoas para realizar várias funções, muitos programadores e profissionais de TI utilizam esse sistema para trabalho. Isso porque ele oferece inúmeros benefícios que ajudam no dia a dia, por exemplo, pessoas que trabalham com segurança da informação, administração de banco de dados, administração de redes, entre outros.

Muitas pessoas que estão iniciando ficam com dúvidas e acabam se confundindo sobre o que é Linux, e para que ele deve ser usado. Pensando nessa questão, separamos todo o conteúdo que vai te ajudar a ter conhecimento sobre esse sistema. Continue lendo abaixo e saiba mais sobre as vantagens do Linux.

Breve História sobre o Linux:

Antes de você saber sobre as vantagens em utilizar o Linux e se aprofundar nele, vamos entender brevemente sobre o início. Tudo começou com Ken Thompson, com sua criação do Unix nos laboratórios da Bell AT & T nos Estados Unidos em 1965. Sua criação foi um sistema de multitarefa e compartilhado, ou seja, os usuários compartilham os recursos de um único computador.

Em 1983, após muitas modificações, o sistema foi lançado e passou a ser vendido. Agora conhecido como Unix System IV, hoje em dia ele custa caro! É usado por empresas que possuem Mainframes, que são computadores poderosos. Mais tarde, o professor holandês Andrew Tanenbaum desenvolveu o sistema de exploração baseado no Unix.

Essa criação ocorreu em 1985, e foi desenvolvida para ensinar alunos de programação. Ele foi chamado de Minix, e diferente do original, este era gratuito e possuía código fonte disponível. Logo, qualquer programador poderia realizar alterações neste sistema.

Linus Torvalds:

Já em 1991, Linus Torvalds desenvolveu um sistema operacional mais poderoso que o Minix, aqui vemos a criação do Linux. Um sistema livre, que foi feito de forma diferente do Unix. Linus não tinha nenhuma intenção em ganhar dinheiro, ele criou o sistema para uso pessoal.

Ele adotou o estilo de desenvolvimento de ajuda coletiva, passando a coordenar os esforços de vários grupos para melhorar o sistema que foi criado. No mesmo ano de 1991, ele anunciou a primeira versão do sistema, o Linux 0.02. No começo foi usado apenas por programadores e outras pessoas que tinham conhecimento para entender a complexidade do sistema, pois era preciso usar linhas de comando.

Atualmente isso é bem diferente, ele teve vários avanços e os programadores ajudam a melhorar esse sistema.

O que é Linux:

O Linux é um componente de um sistema operacional chamado Kernel, que possui alguns diferenciais dos sistemas da Microsoft ou Apple. Ele é baseado no Unix, e foi criado para desktops e também é usado em servidores, caixas bancários e outros tipos de dispositivos. Ao contrário dos outros sistemas, ele possui software e desenvolvimento em código aberto. O que significa que qualquer pessoa que tenha conhecimento nesse assunto, possa criar, distribuir ou alterar aplicativos para o sistema.

O Kernel é gratuito e é o sistema responsável por fazer a comunicação entre o hardware e as aplicações que são executadas. O Linux é um Kernel open source, ou seja, possui código aberto para utilização de acordo com a necessidade dos usuários. Os desenvolvedores utilizam o Kernel Linux para criar sistemas próprios e outros componentes.

Quem utiliza o Linux:

Atualmente o Linux ainda é muito utilizado, principalmente por profissionais de TI, programadores e desenvolvedores. O sistema possui vários benefícios, e muitos profissionais preferem ele ao invés dos outros sistemas que a maioria dos computadores possui.

O principal motivo é o código aberto que o Linux possui, possibilitando que esses profissionais consigam desenvolver suas criações livremente. O que não é possível realizar dentro do sistema operacional Windows por exemplo, que possui código privado.

Empresas também utilizam o Linux dentro de seus servidores e infraestrutura, principalmente as que possuem computadores poderosos, que são conhecidos como mainframes. Vamos entender um pouco mais sobre os benefícios em utilizar o Linux.

Benefícios do sistema Linux:

Além de possuir código aberto e ser gratuito, quais os outros benefícios que o Linux possui? Saiba agora e aprenda a escolher entre Linux ou Windows!

Mais segurança:

Quando comparamos o Linux com os outros sistemas, podemos notar que ele é mais seguro. Ele possui distribuições que são resistentes a vírus e malwares. Grande maioria desses problemas são direcionados aos sistemas comerciais, e o Linux em si é desenvolvido e frequentemente atualizado com modificações para evitar essas ameaças.

Mas calma, nenhum sistema tem uma segurança absoluta! O que estamos dizendo é que o Linux possui menores taxas de riscos. Por ter várias distribuições, é mais difícil de ver vírus que tenham sido desenvolvido para o sistema dele. Isso tem grande benefício para as empresas e para os profissionais de TI, que têm menos problemas para ter que resolver e conseguem mais tempo para realizar outras tarefas.

É gratuito:

As distribuições do Linux são gratuitas, sem nenhum custo adicional. Diferente do Windows, onde o usuário faz a compra de uma licença com um custo alto. Para as empresas, o Linux é um grande diferencial.

Open source:

Programas e sistemas open source são os que possuem código aberto, como falamos anteriormente. Qualquer pessoa pode ter acesso ao código fonte e editá-lo conforme for a necessidade. E caso ocorra alguma falha de segurança, infecção do sistema com vírus e malwares, os próprios usuários podem iniciar as correções. Isso também resulta em uma confiança e transparência maior.

Em softwares proprietários podemos ver um armazenamento de dados privados, que são usados para publicidade e outros fins. No Linux temos uma transparência, esse armazenamento não acontece, o sistema é aberto e não possui nenhuma propriedade comercial.

Além disso, sempre temos pessoas trabalhando na manutenção do Linux, e fóruns para as distribuições onde podemos tirar dúvidas e relatar algum problema. 

A manutenção é mais fácil:

Realizar manutenções em computadores pode ser algo complicado, principalmente em empresas. Mesmo tempo problemas que seriam vistos como óbvios, podem gerar mais consequências no sistema.

Já no Linux e suas distribuições, encontrar o problema é mais fácil. O terminal apresenta mensagens de erro, mesmo que não consiga ter a inicialização gráfica do computador. Podemos acessar o modo texto para realizar a manutenção.

Personalização:

O Linux tem a possibilidade de personalização de acordo com as preferências dos usuários, alterando qualquer propriedade e interface. Por exemplo, dentro de uma empresa poderíamos personalizar e criar sistemas inteiros para uma finalidade. E até mesmo remover softwares que não desejamos e otimizar as configurações.

Essa função de personalização é muito relevante, existem as comunidades do Linux onde grupos conversam sobre essa especialidade. Os usuários deixam sua criatividade fluir livremente dentro do sistema e sua aparência.

É mais fácil de usar:

Muitas pessoas acham que o Linux é difícil de utilizar, e que apenas pessoas com conhecimentos técnicos e avançados conseguem usar. Isso não é verdade, qualquer pessoa pode usar esse sistema com total facilidade e nenhuma complicação.

Atualmente vemos distribuições que são desenvolvidas para tornar o uso mais fácil dos sistemas comerciais. No Linux podemos encontrar soluções completas para editar textos, imagens e vídeos, e até mesmo planilhas. Claro que no primeiro momento de uso seja estranho, mas depois se torna mais fácil e produtivo.

As distribuições do Linux:

Como dissemos o Linux possui várias distribuições. Mas como assim? O sistema operacional que usa o Kernel Linux é chamado de distribuição Linux. Existe uma lista gigante delas, cada uma possui uma finalidade diferente. Além disso, qualquer pessoa pode criar uma distribuição gratuitamente.  Vamos conhecer algumas das destruições que existem, e que são usadas por programadores, profissionais de TI e desenvolvedores:

Debian:

O Debian é uma distribuição que possui reconhecimento por sua estabilidade e um acervo enorme com softwares compatíveis. Muitas vezes o Debian é visto como Dinossauro do mundo Linux, realizando grandes testes de todas as modificações antes de implementá-las de maneira oficial.

Dificilmente teremos travamentos no sistema, e por esse motivo ele é recomendado para todos os servidores e usuários que querem um sistema estável, leve e livre de bugs.

Open SUSE:

Essa distribuição não é muito conhecida aqui no Brasil, ele traz o YasT gerenciador do sistema próprio de distribuição. Facilitando as configurações simples e avançadas, como por exemplo, gerenciamento de proxies e o compartilhamento de arquivos dentro da rede.

Linux Mint:

O Linux Mint tem ganhado mais popularidade graças a sua interface modificada ao longo dos tempos, com efeitos especiais, facilidade de uso, boa performance e com um visual mais atraente. Essa distribuição é mais reconhecida por usuários que vieram do Windows, pois ela possui alguns fatores e organizações que lembram o sistema operacional.

Ubuntu:

Essa distribuição é mais reconhecida e se tornou a favorita de usuários iniciantes, ela possui uma interface mais agradável e com configurações automáticas. Ela também reconhece todos os equipamentos instalados no computador do usuário, logo no momento da instalação.

Fedora:

Distribuição voltada para os usuários que gostam de ter a última versão dos softwares e alterações de sistemas. Também é indicado para usuários médios e avançados para lidar com as incompatibilidades que possam ocorrer. O Fedora traz muitas características do Red Hat Enterprise Linux, comercial desenvolvido para os servidores. Possuindo suporte para os serviços de redes e arquivos, web e e-mail.

Dreamlinux:

O Dreamlinux é o representante brasileiro nessa lista, trazendo recursos que são procurados por usuários. Ele também possui visual semelhante ao Mac OS, com vários programas pré-instalados. Ele entra na lista dos GNU/Linux que são voltados para uso mais fácil.

Gentoo:

Essa distribuição exige um nível alto de conhecimento dos usuários, ele é instalado com configurações específicas de cada hardware instalado. Você consegue usar o máximo da performance da máquina, sem precisar de programas desnecessários que ocupam espaço na memória. Porém, você perde horas instalando ele no computador.

KDE:

Distribuição desenvolvida para usuários que desejam ter todos os aplicativos prontos para uso após ter instalado no sistema. O KDE possui um desktop padrão, com navegadores, gravadores de CD/DVD, reprodutores de música e vídeo pré-instalados. O visual dele é mais agradável, com animações 3D e efeitos transparentes que deixam o visual do computador mais moderno e exigindo mais recursos do hardware para conseguir funcionar.

LXDE:

É voltado para os usuários que possuem máquinas mais antigas e limitadas, e ter essa distribuição pode “ressuscitar” aquele PC que não está mais em uso ou fazer o notebook funcionar com mais velocidade. Ele tem exigências menores de recursos, e infelizmente ele sacrifica o visual e aplicações pré-instaladas, mas não temos a quebra de compatibilidade de programas que podemos usar dentro dele.

Extraindo todo o poder do Hardware:

O sistema de distribuição é muito mais rápido, é ótimo para quem possui computadores antigos e para os que foram danificados por uso extremo. A grande maioria dos usuários preferem o Linux ao invés dos outros sistemas.

E o melhor, grande parte dos dispositivos funcionam no Linux! Isso é algo que preocupa muitas pessoas, “o que é Linux? Ele funciona no meu dispositivo? ”. Os drivers e placas Wireless atuais podem ser configurados automaticamente durante a instalação da distribuição do Linux. Existem até mesmo distribuições que funcionam em computadores que foram criados a mais de 11 anos, então não vai parar de funcionar e se tornar um problema em nenhum momento.

Conclusão:

Você conheceu o que é Linux, te apresentamos brevemente a história dele, explicamos os benefícios e as distribuições que ele possui. E você já deve ter percebido que se dedicar a aprender mais sobre o que é Linux é uma grande oportunidade no mercado atual. Existem grandes empregos com ótimas opções de salários esperando por você.

Você pode trabalhar com consultoria em TI, suporte em data center, administrador de rede, administrador de servidor, técnico de manutenção de computadores em empresa, administrar banco de dados, ser profissional em TI, ser um desenvolvedor, programador e muito mais. Todas essas opções estão em alta, e são ótimas escolhas de profissão no mundo atual que está usando cada vez mais a tecnologia.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a resolver todas as suas dúvidas sobre o Linux e suas distribuições, se possível inicie testes práticos para aprender melhor sobre cada um deles. E acompanhe diariamente o blog para mais dicas de sistemas operacionais e revenda de hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: