O que é fundamental para ter um negócio na internet?

O que é fundamental para ter um negócio na internet?

18/07/2017 às 19:06Novidades

Ter é um negócio na internet é mais fácil, afinal é mais barato, conveniente e flexível. Porém, os desafios são maiores para os empreendedores digitais. Um ponto fundamental para se tornar um empreendedor digital de sucesso é ter experiências anteriores no ramo do seu negócio.

Veja também o Passo a Passo para criar um blog

Confira um pouco mais de alguns pontos fundamentais para ter um negócio na internet:

Cuide da parte burocrática

Não é por que o negócio está na internet que ela não precisa estar registrada. Tirar uma empresa do papel leva tempo, considere todos os meios legais para a criação de seu negócio digital e se preparar financeiramente os custos para a abertura do seu negócio.

Conhecimento sobre seu ramo de negócios

Antes de lançar seu projeto, crie toda a estrutura técnica para colocar seu negócio na internet. É fundamental você definir o estilo do seu negócio e ter a certeza que você é uma autoridade no assunto.

Parece que é simples, mas as grandes empresas investem bastante nesse tipo de conhecimento para criar um conceito de sua marca e consegue aumentar as vendas de seus produtos e serviços. Se ainda não está por dentro de tudo que precisa, antes de lançar seu projeto, busque estudar e conhecer o que precisa, o que ainda falta para você se sentir pronto para iniciar seu negócio.

Conversão em vendas

Um dado muito importante que você precisa saber é que a taxa de conversão gira em torno de 1% e 3%, o que parece baixo em relação a geração de clientes. Esse é um dado importante para grandes sites e grandes marcas, que tem uma base de publicidade e de clientes bem maior do que os pequenos negócios digitais.

Então não se assuste, se as grandes empresas têm taxas de conversão tão baixas, busque entender como crescer da forma mais rápida, sem esquecer que resultados baixos não são ruins, afinal você está apenas começando seu negócio digital.

Invista em Marketing

Uma campanha de marketing digital não é tão cara como as campanhas tradicionais feitas por agências de publicidade. Mesmo assim investir em marketing gera um custo e o ideal é que o retorno seja maior que o investimento realizado.

Os canais de comunicação não são tão rentáveis quanto parecem, é fundamental que você trabalhe para que você converta o máximo de clientes possíveis apenas com o site. Tenha um bom conteúdo, uma boa estratégia de SEO e atraia visitantes de forma gratuita, melhorando seu ranqueamento no Google.

Esteja preparado para receber novos clientes e criar relacionamento com eles

É importante ressaltar que seu site deve ser interativo e preparado para captar clientes e fidelizá-los ao seu negócio, independente de investimento em marketing, se o seu site não tiver uma estrutura que chame a atenção de clientes em potencial, de nada vai adiantar.

Se um cliente entra no seu site e não encontra um bom conteúdo, bem organizado, que torne mais fácil ele encontrar o que está procurando, ele simplesmente fecha seu site e vai procurar o de outra empresa.

É sempre mais fácil achar um site para resolver seus problemas através de uma busca no Google, e claro fidelizar um cliente é importante por que ele vai continuar com você e sempre que precisar dos seus produtos ou serviços vai procurá-lo por livre e espontânea vontade, além de seguir acompanhando suas novidades.

Confira também o que é uma persona e como criar uma para seu negócio.

O site precisa de uma boa aparência

Tenha um site com uma boa aparência. Um layout limpo que seja agradável aos olhos e com recursos dispostos de maneira funcional para ajudar seus clientes a navegarem em seu site, os prendendo nele o máximo possível e diminuindo a rejeição a seu negócio.

Uma boa identidade visual, uma logo que deixe impresso o que é sua marca, o que é seu negócio é essencial para criar uma interação com o cliente. Isso pode fazer com que seus potenciais clientes olhem seu negócio com outros olhos.

Obtenha uma base de e-mails de seus clientes

As newsletter são peças fundamentais da estratégia de marketing digital de uma empresa. Busque fazer landing pages e tente fazer com que os visitantes do seu negócio cadastrem seus e-mails, oferecendo algo em troca como ebooks e manuais sobre produtos e serviços.

Não esquece de capturar também o máximo de informações sobre o seu potencial cliente. Esses dados serão essenciais na hora de realizar suas vendas. Após criar uma base de clientes, evite e-mails que sejam taxados como spams ou encher seus clientes com promoções, todos os dias, toda hora, o que pode fazê-los cancelar a assinatura da newsletter.

Crie redes sociais e utilize os botões de compartilhamento em todos os canais de comunicação possíveis

Pagar para ter curtidas e compartilhamentos em redes sociais sai bastante caro. Fora isso, deixe destacado em seu site e em todas as suas redes sociais os links de compartilhamento de todas as suas redes sociais, tentando integrá-las, isso fará com que seus clientes flutuem por todas as redes, conferindo mais seu conteúdo e lhe acompanhando em mais canais de comunicação, o que facilita seu trabalho.

Utilize layout responsivos

Um layout responsivo é essencial para que seus canais de comunicação sejam vistos de uma maneira mais agradável em todos os dispositivos móveis. Atualmente o número de acessos em dispositivos móveis como celulares e tablets, e se seu site não se adaptar a outros tipos de tela, os clientes deixarão de acessá-lo e você perde a chance de ampliar sua carteira de clientes.

Estude seus concorrentes

Estudar os concorrentes é primordial para iniciar qualquer negócio, seja na internet ou em um espaço físico. Busque entender quais são as estratégias de vendas e de marketing usadas pelos seus concorrentes e sempre pensar em meios de como se igualar e supera-los.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para hospedagem de site, revenda de hospedagem, e-mail marketing, loja virtual, gerenciamento, streaming e AdWords.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: