O que é e como funciona a propagação de domínio?

15/11/2018 às 14:09 Hospedagem de Sites

O que é e como funciona a propagação de domínio?

Muitos negócios quando acabam crescendo no mercado digital, buscam mudar de nome, adotando uma marca mais concisa e coerente.

Um nome mais curto pode ajudar uma empresa a reforçar o seu conceito de mercado. E isso causa a necessidade de mudança do endereço do seu site.

E claro, ao mudar o nome de sua empresa, você deve modificar o seu endereço na web rapidamente. Afinal, não adianta nada ter uma URL com o nome diferente do que é utilizado pela sua empresa atualmente.

E para lhe ajudar a entender como resolver esse problema rapidamente, você deve conhecer mais sobre a propagação de domínio e como ela pode lhe ajudar a resolver esse problema.

O que é propagação de domínio?

A propagação de domínio consiste num método de comunicação entre o servidor do seu site. Com isso, o seu site pode ser redirecionado para o novo endereço da sua marca sem enormes dificuldades.

Essas mudanças de nome na URL são comunicadas ao servidor e levam em média até 72 horas para começar a funcionar. Esse período onde a comunicação estabelecida é chamada de propagação de domínio.

Basicamente, esse período de até 72 horas é o tempo que um servidor leva para projetar e transferir os seus registros de cache e arquivos para atualizar todas as informações do DNS do seu site.

Durante esse tempo, os usuários que visitarem o seu site podem não ser direcionados para a nova URL do seu site.

Porém, com a propagação de domínio, o formato antigo do seu site e do seu endereço web continuam valendo e os usuários são direcionados para ele até que a propagação do seu domínio seja terminada.

Esse processo de propagação de domínio torna a transferência de servidores e domínios mais rápida, independente da localização ou das empresas de hospedagem e de registro de domínio contratadas.

Depois que a propagação de domínio for finalizada, os visitantes do seu site serão redirecionados para o seu novo servidor em seu novo domínio.

E por último, é preciso frisar que não há como saber se a propagação acabou antes do prazo de 72h. Nesse período pode ocorrer de usuários serem direcionados para o novo domínio enquanto outros ainda tenham acesso apenas ao seu domínio antigo.

Por esse motivo, quando você pensar em trocar o nome do seu projeto, faça toda essa parte de propagação de domínio com a maior antecedência possível e para isso é necessário realizar um planejamento.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Como fazer a propagação de domínio através de DNS?

No registro de um novo domínio, um dos passos para a publicação de um site é alteração de DNS. O sistema de nomes de domínios (DNS) é responsável por comunicar a empresa onde o domínio foi registrado em qual servidor a aplicação se encontra.

Sem o DNS, ficaríamos muito mais difícil fazer essa comunicação entre o registro de domínio e dos servidores de hospedagem.

E para colocar um site no ar, é preciso alterar o DNS padrão do domínio, redirecionando-o para servidor onde ele está hospedado.

Realizar esse procedimento é essencial para hospedar um site na internet.

Por isso, uma forma de abrandar ainda mais esse problema, e aí vai uma dica, muitas empresas registram o domínio e contratam o servidor da mesma empresa, onde geralmente o DNS já está configurado para o próprio servidor.

E como já falamos acima, a alteração de DNS não é imediata, principalmente quando empresas diferentes estão envolvidas.

Por conta disso, precisamos entender melhor como esse sistema funciona.

A propagação de domínio por DNS é um método que substitui toda uma necessidade de um conhecimento maior de propagação sobre DNS e IPs dos servidores, entre outros pontos.

Por ser um sistema mundial, O DNS demora um tempo para realizar o processo, mas faz o processo com bastante rapidez.

Dessa maneira, quando você altera  DNS do seu domínio, você está repassando a informação para todos os servidores do mundo.

Por isso, esse processo de propagação de domínio pode levar até 72 horas para ser totalmente concluído.

Como saber se a propagação de domínio já terminou?

Como falamos acima, é difícil saber se a propagação de domínio terminou antes das 72 horas previstas, mas é possível descobrir isto.

E para saber se o seu domínio novo já foi propagado, é preciso utilizar um tipo de ferramenta.

Somente dessa forma, é possível consultar o sistema de DNS mundial por completo.

O uso desses serviços pode fazer uma varredura nos servidores de DNS pelo mundo e verificar se há a algum registro do seu domínio antigo, o que indica que a propagação ainda não foi concluída.

No mais não há como saber, por que por mais que você já consiga acessar o seu novo domínio, muito usuários ainda podem estar tendo acesso apenas ao seu domínio antigo.

Depende do local onde estão, do servidor ao qual estão conectados, entre outros detalhes.

Conclusão

A propagação de domínio é um processo importante e extremamente necessário para definir um novo domínio e dar um novo nome para a sua marca.

A ideia é que você consiga readaptar não só o seu nome, mudando seu endereço web, mas também reformular todo o seu site para sua nova marca, reconstruindo o conceito e a identidade visual da sua empresa.

Esse processo é essencial para fazer essa transmissão com rapidez essa mudança e sem grandes dificuldades para leigos, o que é essencial para empreendedores digitais no mercado atual.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: