Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é CRM e como saber quando sua empresa precisa dele

04/02/2019 às 08:12 Ajuda

O que é CRM e como saber quando sua empresa precisa dele

Muitas empresas se questionam sobre a necessidade de trabalharem com CRM.

Essa sigla significa a gestão de relacionamento com o cliente e é bastante importante para implementar estratégias e recursos para otimizar as interações com os clientes, conseguindo passar uma ideia que coloca o cliente como o centro de tudo.

E as ferramentas de CRM conseguem armazenar dados, que posteriormente podem ser analisados com o intuito de reforçar uma interação mais dinâmica e assim garantir mais vendas e uma alta na fidelização de clientes.

Dessa maneira, num mercado que vem priorizando a automação de marketing nos últimos tempos será preciso é preciso buscar no CRM uma maneira de otimizar a produtividade da sua equipe, abandonando formatos manuais de armazenamento de dados como arquivos de escritório, planilhas e outros documentos em papel.

Recomendado para você: hospedagem de site barata.

O que é CRM e como ele pode ajudar a minha empresa a crescer?

Depois de uma introdução em que citamos a importância do CRM para uma empresa, vamos nos aprofundar no assunto.

O CRM é uma estratégia que busca melhorar a gestão de dados para conseguir entender o comportamento do cliente e assim otimizar o relacionamento com os clientes.

E isso significa que o CRM estrutura todo o funil de vendas da sua empresa, conseguindo trabalhar com uma gestão de leads mais eficiente e assim evitando perder oportunidades de negócio.

Neste ponto, o CRM entra com dados para melhorar a avaliação dos leads e buscar a melhor maneira de qualifica-los e convertê-los posteriormente a clientes.

Como já deu para perceber, uma empresa que já possui um pequeno fluxo de nutrição de leads pode se utilizar do CRM para otimizar e buscar o crescimento orgânico do número de clientes de um negócio.

Já falamos acima, que o CRM faz toda uma coleta de dados, esse é o ponto principal.

O CRM cria um verdadeiro mapa abrangente de clientes e potenciais clientes e consegue registrar toda e qualquer interação do lead, do cliente com a sua empresa. Assim, dá para saber quais fatores são mais determinantes para uma venda e para uma rejeição aos produtos e serviços da sua marca.

Isso gera um impacto positivo na produtividade e na integração das equipes de marketing e vendas do seu negócio.

O CRM possibilita vendas mais complexos, aumenta o poder de convencimento dos vendedores através de argumentos factíveis e trabalha todo o processo de funil de vendas do início ao fim.

Em outras palavras, o CRM automatiza o processo e pode ajudar bastante não só empresas grandes como também empresas menores a reforçarem seu posicionamento de mercado, gerar mais credibilidade e confiança para os consumidores atuais.

Confira também: Revenda de hospedagem – Por que WHM/cPanel?

Quando minha empresa precisa de um sistema de CRM?

Bom, como já falamos, não são apenas grandes empresas que precisam implementar um sistema de CRM para automatizar o processo de relacionamento com o cliente.

Muitas empresas menores e com potencial de crescimento em destaque podem e devem avaliar a necessidade e a capacidade de investimento para contar o CRM entre suas ferramentas.

A dica para saber se, de fato, sua empresa precisa de uma ferramenta de CRM é avaliar como funciona esse sistema e assim ter uma noção da real necessidade.

Mesmo assim, se a sua empresa está crescendo, ou seja, ganhando mais clientes pouco a pouco e esteja ficando limitada por conta de prover uma gestão de relacionamento com o cliente manual, é hora de começar a pensar em contratar uma ferramenta de CRM.

Vale também avaliar as possibilidades de recursos financeiros que a sua empresa possui para contratar uma ferramenta de CRM e o quais impactos o serviço geraria para sua empresa como um todo.

Como funciona uma ferramenta de CRM?

Os sistemas de CRM são distribuídos de duas maneiras, de forma local ou na nuvem. O CRM na nuvem atualmente tem se popularizado mais por conta da flexibilidade para escalar recursos e da possibilidade de acesso ao sistema remotamente.

A diferença entre uma e outra basicamente é que o sistema de CRM local é mantido dentro das redes de computadores da sua empresa, já o CRM na nuvem está num servidor Cloud e pode ser acessado por colaboradores autorizados de qualquer lugar.

E o CRM na nuvem se popularizou também por outras vantagens, como por exemplo, não é necessário ter profissionais de TI em sua empresa por que o sistema é mais intuitivo e por ser hospedado num servidor, já conta com suporte técnico.

E isso também torna a ferramenta mais segura por uma maior proteção de dados, backups e atualizações automáticas.

Basicamente, o CRM possui algumas divisões para funcionamento. A parte operacional da ferramenta visa a criação e a manutenção dos canais de relacionamento com os clientes, desde o pré até o pós-venda.

Outra parte do CRM é a analítica que cuida da coleta de dados e da produção de relatórios para melhorar a tomada de decisão e justificar as próximas ações de marketing e de vendas da sua empresa no relacionamento com os clientes.

As partes colaborativas e estratégicas do CRM cuidam da questão da integração e do planejamento da gestão de relacionamento com o cliente.

E é aí que os dados expostos nos relatórios entram para apontar os pontos fortes e fraco da sua empresa e otimizá-los.

Conclusão

Dessa maneira, será possível traçar objetivos e metas SMART e conseguir treinar os seus funcionários para prover um melhor atendimento, usar as ferramentas corretas para tal, adotando ações assertivas para conquistar e fidelizar os clientes.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: