Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

CRM na nuvem: o que é e como funciona?

22/05/2018 às 12:25 Ajuda

CRM na nuvem: o que é e como funciona?

Atualmente, o CRM se tornou tão fundamental para empresas, independentemente do seu porte, que as pessoas tendem a usar a sigla como um termo do dia a dia. O maior problema é que elas, muitas vezes, desconhecem todas as suas funcionalidades.

Você conhece o CRM na nuvem? Através desse artigo, você vai conhecer mais sobre esse importante assunto e todo o seu funcionamento. 

O que é CRM? 

A sigla CRM é uma abreviação para Customer Relationship Management que nada mais é do que um sistema de gestão totalmente voltado para o cliente, ou seja, que atua no gerenciamento do relacionamento entre a empresa e o comprador.

Além disso, esse sistema possibilita o compartilhamento das informações dos compradores com toda a equipe, acompanhamento do desenvolvimento de todos os vendedores, bem como dos outros setores, consulta aos prazos, distribuição imediata de clientes, acompanhamento de relatórios e muito mais.

É preciso entender que o foco principal deste sistema é compreender e antecipar as necessidades de cada um dos consumidores, bem como enxergar seu potencial.

O melhor de tudo é que esse entendimento é possível graças aos dados obtidos durante as interações entre o cliente e a companhia, além da correta alimentação do CRM. Leia nosso post sobre Vantagens do Cloud Server

Aprenda como fazer um blog

O que é CRM na nuvem?

Atualmente, a maioria dos sistemas CRM estão na nuvem, o que facilita a instalação e manutenção. Isso é possível graças ao modelo de operação deste CRM, através da internet e não através da instalação de um software hospedado no servidor de uma empresa. 

Um sistema hospedado no servidor tende a ser muito pesado, o que pode trazer alguns problemas técnicos constantes e ainda demanda mão de obra de TI sempre à disposição.
 
Entretanto, independentemente de estar na nuvem ou no servidor, existem diversos tipos de CRM no mercado e saber qual melhor se adapta ao seu negócio é fundamental.

Caso contrário, haverá perda de tempo e dinheiro. Portanto, conversar com pessoas de todos os setores da empresa a fim de entender suas necessidades, pode ser de grande valia nesse momento. Aprimore seus conhecimentos em Vantagens do Cloud Privado

Uma dica é buscar sempre sistemas de CRM na nuvem que possam se adaptar às necessidades de sua empresa online. Entretanto, existem outros fatores que devem ser considerados, invariavelmente. Veja quais são eles:
 
Integração: checar se o sistema possibilita integração entre todas as áreas da empresa como vendas, estoque, financeiro, entre outros. A integração evita erros como duplicidades ou a falta de um produto, uma vez que fornece a mesma informação para todos os setores.
 
Confiabilidade: procurar conhecer outras empresas que utilizam o CRM em nuvem é sempre uma maneira de se resguardar de possíveis dores de cabeça.

Cobrança: é importante consultar a maneira como o sistema é cobrado. Existem empresas que cobram por atualização do CRM.
 
Independentemente da sua escolha, é fundamental que sua empresa conte com um sistema CRM em nuvem que facilite e agregue valor às operações em geral. 

Como o CRM em nuvem funciona?

O CRM em nuvem possibilita uma das tarefas mais difíceis para empresas dos mais diversos ramos de atividade: a fidelização dos clientes. Através do CRM, é possível conhecer todos os hábitos dos consumidores, como por exemplo, os caminhos que ele percorre na busca de informações, como no Facebook ou no site de sua loja virtual.

Dessa forma, torna-se viável direcionar uma promoção específica para suprir aquela busca ou ainda uma campanha que atenda aqueles hábitos. Conheça nossos serviço de Cloud Gerenciado

 Por exemplo, um comprador que costuma efetuar suas buscas no Facebook está mais suscetível à uma campanha encaminhada pelo CRM em nuvem. O mesmo se aplica àqueles que se cadastram em sites em busca de informações que atendam suas necessidades. 
 
Além disso, o CRM guarda informações como pedidos anteriores, quantidades solicitadas, valores e qualquer outro dado pertinente à solicitação. Desta forma, caso o cliente ainda não tenha feito a encomenda novamente, é possível um contato por parte da empresa a fim de oferecer uma nova demanda.

Essa ação não só viabiliza novas vendas, como também demonstra cuidado e interesse com o cliente. 
 
Vale sempre frisar que com a utilização de um CRM na nuvem é possível que os vendedores tenham acesso a todos os dados atualizados independentemente do local onde estejam ou do que estejam fazendo, o que diminui muito as chances de um cliente ser esquecido. 

Como o CRM ajuda a entender o cliente?

Para se antecipar às necessidades dos clientes, é preciso avaliar os dados obtidos durante as interações com a própria empresa. Entretanto, para que essa análise seja de fato eficiente, é fundamental uma alimentação perfeita e padronizada do sistema CRM.
 
Todas as atividades dos compradores devem ser registradas, mesmo que o contato tenha sido via e-mail, mídias sociais, telefone ou até pessoalmente. Já os dados pessoais merecem uma atenção em especial.

Você deve pedir somente os dados que forem realmente relevantes, pois o excesso de informações solicitadas pode afugentar o cliente, fazendo-o encaminhar dados que não sejam verídicos, o que impossibilitaria o entendimento preciso de suas necessidades.
 
Uma das maneiras de fazer essa avaliação é classificar as interações como reclamações, sugestões, solicitações ou elogios. A partir desse ponto é possível otimizar campanhas de marketing digital, vendas e até começar o desenvolvimento de novos produtos ou serviços de uma forma muito mais assertiva.
 
A parte analítica de um CRM em nuvem é o que possibilita prever necessidades e oferecer tratamentos individualizados e humanizados a cada um dos clientes. Por isso, em dias como os atuais, em que o tratamento se tornou um enorme diferencial, dirija toda a atenção aos dados e ao trato com o seu cliente e boas vendas!

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: