O que é brand equity e como ele pode otimizar minha estratégia de marketing?

12/03/2019 às 20:18 Marketing

O que é brand equity e como ele pode otimizar minha estratégia de marketing?

O branding é essencial para o fortalecimento de marcas no mercado digital. E dentro deste conceito, existem alguns subtemas, um deles é o brand equity.

E o que é isso? Bom, esse sub conceito do branding está relacionado com o valor da marca no mercado.

Muitas empresas acabam falindo no mercado digital, mesmo tendo grandes recursos para investimentos, simplesmente por que não conseguem trabalhar a força da marca e assim qualquer estratégia de marketing digital acaba indo pro ralo.

Uma das justificativas para o declínio de marcas é o descuido com o brand equity.

Com isso, empresas não alcançam os resultados esperados e não conseguem se manter ativas em seus segmentos de mercado. A concorrência com marcas fortes acaba as derrubando.

O que é qual é a importância do brand equity para as empresas?

O brand equity significa algo como o valor da marca. E por isso, ele é difícil de ser mensurável, e consequentemente, de ser trabalhado dentro de uma estratégia de marketing e de vendas.

Por isso, o que define o brand equity de uma marca é a opinião dos clientes, ou seja, como eles enxergam a marca.

E marcas, independente de porte e segmento, podem ser bem ou mal avaliadas pelos consumidores. É por isso que sempre reiteramos aqui no blog, a importância de uma estratégia efetiva de branding para o fortalecimento positivo da marca.

Então, uma estratégia de branding assertiva é o que fabrica o brand equity de uma marca. Quanto maior a credibilidade e autoridade do seu negócio na web, mais valor terá sua marca, conseguiu entender?

E qual é a importância de uma marca forte no mercado? O primeiro fator importante é a influência que um bom brand equity gera. Uma marca forte costuma ser referência no seu segmento e pode ditar tendências de mercado.

Isso é importantíssimo para influenciar consumidores e até concorrentes para conseguir a dominância do mercado.

Uma marca forte também agrega valor a seus produtos e serviços. Com isso, a percepção dos clientes sobre novos lançamentos de uma empresa no mercado chama atenção e despertam mais confiança do que os de concorrentes.

 Os clientes de uma marca com bom brand equity também costumam ser fiéis e promotores gratuitos da marca. Isso potencializa as oportunidades de vendas e reduz custos operacionais, gerando resultados com menos necessidade de campanhas de marketing orgânicas e pagas.

Como aumentar o brand equity da minha marca?

Já falamos acima, um bom brand equity passa por uma estratégia de branding eficiente. Qualquer empresa hoje em dia precisa ter uma forte presença online e utilizar os canais certos para atrair clientes.

O primeiro passo para construir uma marca forte é definir os valores e missões da empresa. Dessa forma, você terá em mãos a mensagem que pretende passar para os consumidores. Esta mensagem é essencial para gerar empatia e identificação com a sua marca.

A Coca Cola, por exemplo, é uma marca que passa uma mensagem simples para o seu público. Os comerciais e todos os contatos via redes sociais da marca enfatizam que o refrigerante é ideal para momentos felizes.

E assim, se incutiu na mente dos consumidores que a bebida é confiável e é garantia de felicidade em encontros de família, festas, etc.

Num exemplo genérico, se você possui uma marca de calçados, sua empresa pode focar numa mensagem simples: calçados confortáveis para qualquer situação com preço justo.

A partir disso, podem ser criadas campanhas que reforcem esta mensagem e se consiga despertar a confiança do consumidor na sua marca.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Com a mensagem bem definida, é hora de montar a sua estratégia de marketing digital. E isso começa pela escolha dos canais e formatação das primeiras ações que serem realizadas para o fortalecimento da marca.

Estude o seu público e seus concorrentes e saiba onde a sua audiência é mais ativa, quais são os meios mais efetivos de falar diretamente com ela e quais são suas principais características.

Assim, você consegue entender o comportamento de quem compra seus produtos e serviços e pode fortalecer a sua marca nos canais online certos.

E além dos canais certos, antes de implementar ações efetivas de marketing digital será preciso achar a linguagem apropriada para atrair o cliente. O consumidor precisa ser atraído de uma forma natural, as suas campanhas devem ter um tom amigável e não explícito de venda.

Uma linguagem muito formal para um público mais jovem, por exemplo, não terá o efeito que a sua empresa deseja. O ideal é que você realize testes com ações em diferentes linguagens para comparar e decidir pela que mais traz resultados.

O brand equity não será obtido de um dia para o outro

Por último, é preciso saber que o brand equity desejado para sua marca não será obtido de um dia para o outro, tudo é trabalho. As ações para o fortalecimento da sua marca devem ser constantes.

Além da constância, também é importante mensurar os resultados e refinar periodicamente a sua estratégia de marketing digital.

Isso ajudará a formatar ações cada vez mais efetivas e fortalecer a mensagem do seu negócio através da linguagem e dos canais corretos.

O investimento em branding faz toda a diferença para gerar o valor de marca e tornar o seu negócio uma referência no mercado.

A preocupação com brand equity é fundamental para manter uma empresa rentável e consolidada em seu mercado.

As marcas que possuem um bom valor têm vida longa e estão sempre se adaptando para atender aos seus clientes e aumentar o seu valor, então faça o mesmo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: