Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O Outbound Marketing morreu?

20/05/2018 às 17:28 Ajuda

O Outbound Marketing morreu?

As estratégias passivas de aquisição de clientes tem crescido muito na preferência dos empresários, principalmente porque elas trazem bons resultados com um custo relativamente baixo. Por causa disso, o marketing tradicional, também chamado de outbound marketing, ficou com a imagem denegrida. 

O problema é que como as ações de outbound são interruptivas, elas tem algumas desvantagens como o custo alto e a grande taxa de rejeição do clientes. Através desse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o outbound marketing e como ele ainda sobrevive nesse mercado dominado pelo inbound marketing. 

O que é outbound marketing? 

Outbound marketing é toda forma de publicidade direta, em que sua empresa vai atrás do cliente para oferecer um produto ou serviço. Ao contrário do inbound marketing, que tenta atrair as pessoas para que elas escolham um produto, no outbound você faz uma oferta e tenta convencê-la a comprar. Leia nosso post sobre mariadb.

 

Conheça algumas analogias entre o inbound e outbound marketing, para um melhor entendimento.

  • Inbound é como segurar um ímã, outbound é como usar um auto falante;
  • No inbound você literalmente pesca os clientes, no outbound você vai à caça deles;
  • Inbound atrai algo, outbound empurra algo;
  • Inbound escuta o cliente, outbound fala para o cliente;
  • O inbound é sobre o ciclo de compra, o outbound é sobre o ciclo de venda;
  • Inbound tem foco no cliente, outbound tem foco na propaganda.

Vale ressaltar que a principal diferença entre essas duas formas de marketing é que o inbound foca em ganhar o interesse do cliente, o outbound foca em vender para ele.

Como construir uma estratégia de outbound marketing?

Provavelmente você deve estar pensando que se o inbound é a maneira mais amigável de abordar os clientes, porque as empresas ainda investem em outbound? A resposta é bem simples: ele ainda funciona. Mas para alcançar resultados satisfatórios é preciso construir uma estratégia de marketing que seja forte e assertiva. 

O primeiro passo é definir qual é o comprador ideal para seu produto. É diretamente para ele que você vai pensar e direcionar sua propaganda. Por isso, fique atento para focar na pessoa correta.

Muita empresários pecam ao fazer propaganda de um produto B2B direcionando a mensagem para um colaborador que não é o tomador de decisões da empresa. Essa ação mal pensada pode custar tempo e dinheiro, que são duas coisas muito valiosas para se perder hoje em dia, certo? 

Como a comunicação do outbound marketing é unilateral e não existe diálogo, o seu objetivo sempre deve ser de ficar na memória das pessoas e tentar levá-las à compra, o mais rápido possível.

Para isso, utilize as ações de outbound marketing de forma criativa, para marcar o seu público e mostrar seu diferencial. Aprimore seus conhecimentos em Como aumentar o tráfego para sua loja virtual

4 ações de Outbound Marketing mais usadas pelas empresas

1 – Telemarketing    

O contato telefônico com um cliente em potencial é uma ferramenta poderosa se usada com bom senso. Primeiramente, foque em colher informações sobre seu público alvo e suas necessidades, antes de colocar a mão no telefone. 

O que não vale é simplesmente ficar ligando para as pessoas e oferecendo o seu produto, sem antes ter um planejamento. O tipo de ligação mais eficiente é aquela feita para os clientes que estão no final do ciclo de compra.

2 – Eventos

São uma ótima oportunidade para alcançar seu público alvo, principalmente em eventos do seu nicho de atuação, que terão grande presença deles. Se tiver condições, patrocine um evento e coloque sua marca em tudo, dessa forma você sempre será lembrado por eles. 

3 – Promotoria de vendas

Não existe uma abordagem mais direta do que ter uma pessoa oferecendo seu produto para outras pessoas. O fator humano pode até ajudar, mas vai depender dos vendedores escolhidos para essa missão. Seu investimento deve ser na sua equipe de vendas, que precisa saber lidar com o público e alto poder de convencimento para conseguir fechar uma venda. Conheça nosso serviço de Loja Virtual

4 – Mala direta

Muitas pessoas acham que correio é algo ultrapassado, principalmente com o advento da internet. Mas dependendo do seu negócio, pode ser ainda uma boa forma de cativar o público

As pessoas adoram receber coisas e como quase tudo é feito via online, enviar algo palpável para um potencial cliente pode fazer toda a diferença na hora da venda. Independente da ação que você escolher, tenha sempre em mente que uma estratégia forte é construída com muito planejamento, pesquisa de mercado e análise da concorrência.

Inbound X outbound: em qual investir?

Esse é um questionamento de muitos empresários e que não é tão simples de se responder. É muito relativo, pois tudo vai depender de qual é o seu ramo de negócio e seu público alvo. O inbound marketing é muito recomendado para empresas que atendem clientes pequenos porque é relativamente barato e oferece retorno financeiro maior, já que o investimento é baixo.

As pessoas que encontrarem sua empresa pela metodologia inbound já deram um passo em direção à compra, aumentando a taxa de conversão. Para empresas que atendem grandes clientes, o outbound costuma ser mais eficiente porque essas pessoas que não dispõe de tanto tempo para pesquisar e preferem ir direto ao assunto. 

Apesar das altas taxa de rejeição e custos elevados, com o outbound marketing, o retorno do investimento também é mais rápido e você tem maior controle sobre suas campanhas de vendas. 

Um outro ponto a se considerar é que, com a alta do inbound marketing, o mercado está ficando saturado de conteúdo. O público já está percebendo isso e está evitando entrar no funil de vendas. 

Muitas empresas utilizam o outbound marketing para atrair o público para conteúdos inbound. Essa pode ser considerada um estratégia inteligente, pois chama a atenção do público para algo que realmente interessa a ele. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: