Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Novidades no Javascript e no CSS: como manter-se atualizado

20/04/2019 às 12:15 Ajuda

Novidades no Javascript e no CSS: como manter-se atualizado

Não é nenhuma novidade que qualquer um que deseje trabalhar como programador, deve estar inserido em um mercado onde tomar certas decisões não é uma tarefa fácil.

Só para citar um exemplo, imagine um programador que teve suas últimas aulas teóricas há 10 anos atrás. Muita coisa mudou, muita coisa se transformou e muito do que ele aprendeu já está obsoleto hoje em dia.

E é aí que fica a questão: Como manter-se atualizado em linguagens tão importantes como o JavaScript e o CSS? É exatamente sobre essa questão que vamos conversar hoje, já que é parte essencial do trabalho de qualquer programador. Mas antes, você sabe exatamente o que são essas das linguagens?

O que é JavaScript?

Resumidamente, JavaScript é uma linguagem de programação que permite implementar elementos complexos em páginas de sites de qualquer tipo.

Toda vez que uma página faz mais do que simplesmente exibir informações estáticas para você (mapas interativos, Gráficos 3D e atualizações automáticas de conteúdo, por exemplo) você pode apostar que o JavaScript provavelmente foi usado de alguma forma.

É uma das linguagens mais usadas e mais importantes da internet. Exatamente por isso, é tão importante se manter atualizado quando o assunto é JavaScript.

O que é CSS?

CSS é a sigla para Cascading Style Sheets, do inglês, que significa mais ou menos “páginas de estilo em cascata”, em uma tradução livre. A parte do “estilo”, inclusive, é o que melhor pode definir o que essa linguagem é.

Jutnamente com o HTML e o JavaScript, o CSS é uma das linguagens mais importantes para se construir um site. Enquanto o HTML é usado para estruturar uma página de site, definindo itens como parágrafos, títulos, incorporação de vídeos, imagens, etc., o CSS tem a função de especificar o estilo do seu documento.

Layouts, cores e fontes, por exemplo, são determinados com CSS.

Não é uma linguagem que funciona sozinha, mas como um complemento para que você possa construir uma página realmente boa.

Conheça o nosso serivço de Hospedagem de Site! O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Como manter-se atualizado no JavaScript e no CSS?

Agora que você já sabe exatamente como elas surgiram e para que elas servem, fica mais fácil de entender como manter-se atualizado no JavaScript e no CSS.

Separamos alguns tópicos e vamos falar sobre cada um deles com mais detalhes para que você nunca fique para trás quando o assunto é ficar por dentro do mercado. Esses tópicos são:

  • ·Acompanhe sites de notícias
  • ·Faça cursos complementares
  • ·Converse com parceiros
  • ·Converse com clientes

Acompanhe sites de notícias

Uma das principais coisas que você deve fazer para se manter atualizado em linguagens como o JavaScript e o CSS é acompanhar os principais sites que falam sobre programação e, especificamente sobre essas linguagens.

Uma boa ideia é também procurar por sites internacionais e ficar por dentro de tudo que acontece na sua área em um nível mundial.

É claro que você não deve visitar todos os sites todos os dias, já que isso tomaria muito do seu tempo, mas é interessante fazer uma lista com os que você mais se identifica e ler pelo menos alguns artigos por dia, separando aqueles que mais te chamam a atenção.  

Faça cursos complementares

Por mais que você já esteja muito bem situado no mercado, cursos para aprimorar suas habilidades nessas linguagens são muito bem-vindos.

São eles que podem dar insights para que você use novas técnicas em projetos em que já está trabalhando ou até mesmo para conseguir novos clientes.

Você também pode se interessar: Passo a passo para criar seu blog

Além disso, os clientes também percebem que você é um profissional que busca sempre estar atualizado e por dentro das novidades da sua área quando você demonstra que tem certificações regulares em cursos de programação.

Mais uma vez, é importante escolher esses cursos com calma e paciência, mas é algo que vale muito a pena.

Converse com parceiros

Outra tática interessante para sempre se manter atualizado no que diz respeito a JavaScript e CSS é conversar com parceiros que realizam trabalhos parecidos com o seu e saber como eles se mantêm atualizados.

É através desse tipo de conversa que você fica sabendo sobre uma mudança de diretrizes do JavaScript ou de uma atualização que está para chegar do CSS que vai afetar diversos softwares que abrigam esse tipo de linguagem.

Você pode conversar com colegas de trabalho que se sentam ao seu lado, com amigos que são freelancers como você ou mesmo procurar em comunidades da internet sobre o assunto.

Converse com clientes

Ainda no campo das conversas, os clientes também podem ser muito úteis para manter você atualizado em seu trabalho.

É em uma conversa com eles que você fica sabendo o que eles esperam, se eles pretendem mudar a forma como trabalham por conta de novidades nessas linguagens, entre diversas outras informações que podem ser valiosas para você.

Você não precisa estar em uma reunião para realizar esse tipo de conversa. Ela pode surgir em um momento informal. Além de ser ótimo para a sua carreira porque te mantêm atualizado, isso também mostra para o cliente que você se preocupa em oferecer sempre o melhor e estar por dentro do que acontece no mercado.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Recapitulando

Saber como se manter atualizado em linguagens como o JavaScript e o CSS é algo de extrema importância, até porque é algo que faz parte da vida de qualquer profissional que deseje se manter em uma boa posição, seja dentro de uma empresa ou prestando serviços com seu próprio negócio, freelancer ou não.

Em tempos onde as mudanças acontecem de forma tão rápida e continua, seguir esses pequenos passos que falamos aqui é sinal de que você tem vontade e que está pronto para o que mercado possa oferecer no futuro também.

Gostou de nosso post? Compartilhe: