Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Noções de hierarquia de design para o seu site

28/03/2019 às 09:56 Ajuda

Noções de hierarquia de design para o seu site

Manter um site sem dúvidas não é uma tarefa fácil. Por mais que você tenha um foco administrativo, é também sua obrigação saber pelo menos o básico de linguagens de programação, de marketing, de produção de conteúdo e, é claro, de design.

E você precisa saber de todas essas coisas para que seu site não vire uma bagunça.

Mesmo que pareça algo difícil, é necessário ter noções de hierarquia de design para seu site para que você possa compreender visualmente os caminhos que ele aponta para seus leitores e possíveis clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? O texto de hoje trata exatamente disso. Confira!

Porque é importante ter noções de hierarquia de design?

Antes de mais nada, é necessário falarmos sobre a importância de você ter essas informações, ou pelo menos ter uma boa noção do que elas significam.

E o primeiro ponto que devemos abordar é o SEO, sim o tão famoso e importante SEO tem tudo a ver com a hierarquia de design do seu site e você vai entender o porquê.

O algoritmo do Google está em constante transformação, mas uma coisa que ele prioriza bastante é um site que seja fácil para o leitor compreender o que está acontecendo.

O que isso significa na prática? Que quando você possui boas noções de hierarquia de design, você sabe o que é visualmente vantajoso não só para facilitar a vida de seus leitores, mas também para ter mais pontos com o Google e os principais mecanismos de busca.

A segunda questão a ser abordada aqui é puramente estética. Apesar de soar algo secundário, a verdade é que ninguém gosta de entrar em um site que não se sinta confortável com o que está olhando.

Por isso, ter um site que seja agradável visualmente não é só uma questão de zelo, mas também uma forma de reter leitores.

Leia também: Hospedagem de site gratuita 

Principais noções de hierarquia de design para seu site

Agora que você já entendeu por que é tão importante saber por que ter um site visualmente bem construído, é hora de conhecer quais são as principais noções de hierarquia de design para seu site e, dessa forma, saber conversar com qualquer profissional da área sobre seus principais objetivos com seu trabalho.

Organização visual

A primeira coisa a se pensar é na organização visual geral do seu site. Para que isso seja feito, você deverá ter em mente pelo menos dois objetivos primários, que poderão se dividir em diversos outros objetivos secundários. Eles são comunicação direta e impacto emocional.

A comunicação direta tem a ver com a interface que apresenta o conteúdo que deve mostrar como usuários priorizam as informações em sua leitura. É algo relativamente simples, mas que exige atenção de sua parte.

O design do seu site sempre vai gerar algum tipo de reação no público e as pessoas podem realmente estar mais propensas a se sentirem confortáveis com ele se você conseguir gerar uma resposta emocional positiva.

No fim das contas, o que a organização visual deve fazer é estabelecer certas regras para que todos os outros elementos da hierarquia de design do seu site as sigam.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Tamanho dos objetos

Outro ponto importante para você ter uma boa noção de hierarquia de design para seu site é o tamanho que cada um dos objetos terá. Objetos maiores exigem mais atenção e você precisa saber disso.

Usar o tamanho como uma ferramenta hierárquica é uma maneira eficaz de orientar o olho do leitor para uma parte específica da página também.

Como o tamanho é uma das formas mais poderosas de organização, é importante correlacionar tamanho com importância em um site bem estruturado. Isso significa que os maiores elementos devem ser os mais importantes na maioria dos casos, enquanto os menores devem ser os menos importantes.

As corres do seu site

A cor é uma ferramenta extremamente interessante e poderosa porque pode funcionar tanto como uma ferramenta de organização quanto como uma ferramenta de identidade para seu site.

Cores ousadas e contrastantes em um determinado elemento de um site exigirão atenção do seu leitor. É o que ocorre muitas vezes com botões, mensagens de erro ou hiperlinks, por exemplo.

Quando usada como uma ferramenta de identidade, a cor pode ter diversas outras funções. Usar cores exuberantes pode trazer um apelo emocional a uma página, se essa for sua inteção.

A cor pode afetar basicamente tudo, desde a identificação com a marca até com as emoções do público e exatamente por isso é considerada uma ferramenta tão poderosa.

Atenção com o contraste

O contraste é outro ponto bastante importante das noções de hierarquia de design para seu site. Ele pode ocorrer de diversas maneiras, seja na cor, no tamanho, no brilho, na fonte e no que mais você desejar.

Mudanças dramáticas no tamanho do texto ou na cor transmitirão uma mensagem de que algo é diferente e requer atenção. Mudar de uma cor de fundo clara para uma cor de fundo escura pode separar rapidamente o conteúdo principal de uma página do rodapé, o que acontece em muitos sites hoje em dia.

Leia também: Passo a passo para criar um blog

Conclusão 

Ter noções de hierarquia de design para seu site não significa simplesmente saber o que cada termo significa, mas também saber onde cada elemento deve ficar e, principalmente, por que eles pertencem a cada lugar.

Você não precisa ser um grande profissional, mas, na hora de contratar um, é importante que os dois falem a mesma língua para que ele entenda quais são as suas necessidades e para que você saiba quais são os principais elementos para que seu negócio continue crescendo cada vez mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: