Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Não se iluda com o WordPress: Vantagens e Desvantagens

30/09/2020 às 18:32 WordPress

Não se iluda com o WordPress: Vantagens e Desvantagens

Dono da maior plataforma de blogs gratuitos do mundo o WordPress nada mais é que um site hospedeiro não só para sites, como também para vários blogs, sendo um dos sites hospedeiros mais acessados do mundo.

O WordPress hoje em dia é responsável por 61% dos sites hospedados no mundo inteiro.

Um dos fatos que faz dele um dos sites com mais hospedagens do mundo, é o fato de ele ser um site de hospedagem de sites gratuita, ou seja, você não paga nada para manter seu blog, site ou loja virtual por lá.

Apesar de ter a oportunidade de criar um site gratuito, o layout do site gratuito  não é dos melhores, aliás, em comparação com os outros sites que se paga uma taxa por mês para a hospedagem do site, chega a ser uma diferença muito grande quanto à beleza do layout, mas disso vamos falar mais a frente, portanto preste atenção nesse texto, pois é muito importante.

Além de hospedeiro de sites ele  também é um CMS, ou seja um sistema de gerenciamento de conteúdo, que nada mais é que um editor, criador, gerenciador e publicador de conteúdos.

O hospedeiro  é utilizado por várias frentes, desde pessoas que o utilizam para criar blogs, para lojas virtuais, sites de notícias, na verdade, é muito comum que muitas pessoas que estejam chegando na internet agora não acredite que o WordPress é o melhor hospedeiro de sites por ser gratuito, quando na verdade é justamente o fato de ele ser gratuito que ele não proporciona o melhor layout.

Como o WordPress funciona?

Basicamente você vai criar um site com todos os detalhes que você quiser, do jeito que você achar melhor (sendo ofertado pela plataforma, claramente) e vai escolhendo como você quer seu site.

Depois do seu site montado você basicamente vai escolher quais textos colocar no seu site e onde colocar e assim vai escolhendo como seu site vai sendo apresentado ao seu público de acordo com as limitações do WordPress.

Além de textos, você também pode colocar qualquer arquivo de mídia e também editar eles pelo próprio site, como também criar novas páginas, menus, subcategorias, categorias, enfim… tudo que seu site necessitar.

Outro fator importante é que você pode também os dados de acesso do seu site para mostrar a patrocinadores por exemplo, outra coisa que pode ser feita que ajuda muito na hora da escrita dos seus textos  é a adição de plugins, que fazem o seu site ter um bom posicionamento no Google (isso claramente vai depender de você cumprir os requisitos dos plugins e também falar de temas que sejam tendência no seu blog ou site), um dos exemplos mais clássicos desses plugins por exemplo é o Yoast SEO que traz uma variedade imensa de informações necessárias para seu texto ter um bom rankeamento no Google.

Vale destacar que todos os plugins que podem ser adicionados são feitos a parte e não são  "cortesia" do site, portanto você terá que comprar um plugin para utilizar ali para ter uma métrica de como utilizar, é fato também que existem plugins gratuitos como o Yoast SEO, mas que oferecem pacotes premium.

Além de plugins de textos, é possível também ter acesso a plugins de vídeos, áudios e todas as mídias, como vários outros plugins que podem ser utilizados para melhorar muito o seu site, mas vale destacar de novo que grande parte deles são pagos ou são gratuitos e oferecem pacotes premium.

Desvantagens do WordPress

Agora chegamos na melhor parte e aquela parte que falamos lá no começo do texto, já que mesmo sendo uma plataforma gratuita, o WordPress está muito longe da perfeição e tem diversos defeitos no modo gratuito.

É importante que se destaque que o WordPress tem suas variações pagas, que obviamente dão mais oportunidades, deixam o template do seu site mais bonito, te dão acesso a criação do site feita por profissionais, te ajudam na hora de construir o site e diversas outras coisas.

De qualquer forma vamos falar apenas da versão gratuita, pois ela é o principal foco e dela que falamos no início do texto, então vamos as desvantagens do maior site hospedeiro do planeta.

Layout: Logo de cara temos um problemão do nosso amigo WordPress, os layouts que o site proporciona é muito ruim, o formato e suas variações nem se comparam com as que são disponibilizadas pelos sites que se paga para se manter a hospedagem, se trata de um template velho e não muito bonito para quem quer um bom site. 

Lógico que se você for alguém que entende de templates e coisas do tipo, você pode até fazer algo interessante, mas nada muito comparado ao que normalmente se faria em um site comum e acredite isso faz muita diferença na hora das visitas no seu site.

Dificuldade na hora de criar um site: O WordPress é um sistema que não dá tanta facilidade na hora da criação do seu site ou blog, logo de cara as pessoas que nunca criaram um site vão se assustar com o tanto de informações (muitas inclusive sem qualquer informação de como fazer, o que colocar, como organizar).

Em média para uma pessoa que saiba criar sites são 7 a 10 dias para a criação de um blog ou site pelo WordPress, então imaginem a dificuldade para uma pessoa comum criar um site sozinho pelo WordPress.

Não podemos desconsiderar o fato também que o WordPress não dá qualquer suporte facilitado para quem quer criar um site, exceto algumas informações que a maioria das pessoas não entende.

Qual o resultado dessas duas coisas? Um site não muito bonito e sem muita organização.

Por isso não se iluda com um site gratuito que no fundo só vai prejudicar a forma da criação do seu site, a não ser que você contrate um especialista ou seja um.

Escolha sites hospedeiros pagos

A melhor opção para você que quer alavancar sua empresa é escolher sites hospedeiros pagos como a ISS Brasil, que vão te facilitar muito o trabalho, nós fazemos esses serviços para você e você não terá tanta dificuldade como com o WordPress e terá todo o suporte da equipe quando precisar.

Além disso o layout do seu site não será mais problema e você pode criar como quiser seu site, tendo muito mais facilidade de trabalhar do que o WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: