Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

MySQL 8: Novidades da nova versão do MySQL

08/02/2021 às 21:42 Hospedagem de Sites

MySQL 8: Novidades da nova versão do MySQL

O novo MySQL 8 está trazendo muitas novidades em sua nova versão. Caso você esteja iniciando e não sabe nem os comandos sql, o MySQL é um banco de dados muito popular no mundo todo e nós já ensinamos inclusive como criar banco de dados MySQL. Ele é usado em programação, desenvolvimento Web e hospedagem de sites.

Sua nova versão é muito importante e esperada pelos desenvolvedores, as novas ferramentas trazem possibilidades melhores para trabalho. Acompanhe abaixo cada uma das novidades que teremos no MySQL 8.

MySQL 8

  • Performance: a primeira novidade será na performance na nova versão, ela será praticamente duas vezes mais rápida do que a versão 5.7. Ela também conseguirá alcançar uma marca de aproximadamente 1,8 milhões de consultas por segundo.
  • OpenSSL: Quando uma nova versão é lançada, uma preocupação surge – a segurança – e isso torna-se um tema muito observado e planejado. A versão nova do MySQL terá a implementação do OpenSSL como uma biblioteca padrão para os protocolos TLS/SSL. Mas o que isso significa? Significa que o novo MySQL tem muito mais segurança, sendo que o OpenSSL possui uma biblioteca usada para proteger o acesso ao banco de dados.
  • UTF-8: esse é um grande passo para ajudar a todos nós que sofríamos com as versões antigas, o grande problema vinha na hora da encodação e acentuação de palavras. Todas as tabelas vão ter uma encodação utd8mb4 como definição padrão.

A comunicação do próprio MySQL com as linguagens de programação como o PHP, não será preciso ter a preocupação em definir UTF-8 nos seus dados.

  • MyISAM: Mais um problema que será resolvido na nova versão. Antes tínhamos a questão de erros nas transações do MySQL, e isso será arrumado na versão 8. Para que tenha um bom funcionamento precisasse definir a tabela como MyISAM, já em versões anteriores era preciso a realização de uma definição em toda a tabela depois da criação. Caso alguma tabela fosse esquecida, as transações posteriormente não funcionariam. A engine é algo padrão em todas as tabelas.
  • JSON: essa tem se tornado uma maneira quase universal de realizar uma troca de dados e informações entre os servidores, tornando-se um bom sucessor do XML. Essa notação de objetos em Java Script também será encontrada no MySQL, com novos tipos de dados. Um novo leque de oportunidades surgiu relacionado a armazenar múltiplas informações em apenas uma coluna em banco de dados.

A grande vantagem desses dados é que eles operam uma validação da String que foi informada no momento da inserção. Caso o JSON esteja em um formato errado, o erro será retornado.

foto  notebook mysql

Select Reduzido

Quando estamos trabalhando no MySQL usamos muito o comando SELECT, e agora na versão 8 foi introduzido o recurso que permite conseguir executar o comando com um script menor.

Se possuímos o comando SELECT *FROM poderemos substituir por TABLE apenas. É importante que você tenha em mente que é apenas o SELECT das colunas da tabela. Em casos de cláusulas com o comando TABLE, apenas cláusulas ORDER BY, LIMIT e OFFSET estão sendo suportados.

Não podemos utilizar cláusulas como WHERE junto ao comando TABLE até o exato momento.

Função janela

A nova versão também resolve um problema antigo, elas nos ajudam a ver o resultado de maneira individual em cada uma das linhas da tabela. Em versões antigas não tínhamos isso, quando estamos em processo de realização de agrupamento ele por configuração padrão já diminuía o número das linhas retornadas.

Índices sensíveis

Os índices são usados como uma forma mais fácil de localização das colunas em suas tabelas, e isso gera uma otimização em consultas.

O novo MySQL permite que sejam criados índices invisíveis. Ao contrário dos normais eles não podem ser vistos pelo otimizador do MySQL. O índice continua a existir na versão, porém não pode ser usado para consultas como antigamente. Mas como isso te ajuda?

Ele será útil quando você for realizar testes em banco de dados.

Exemplo: você deseja excluir um índice, mas quer testar antes se a sua ausência causaria algum efeito colateral em seu banco de dados. Pensando nessa opção, você pode definir o índice como invisível. Caso aconteça algum erro, basta torná-lo visível novamente.

Caso você tenha uma tabela específica para testar, você pode usar novamente o índice invisível. Ele pode ser criado de três maneiras diferentes: 1) após criar a tabela, 2) através de um script Create Index, 3) durante a Alteração de uma tabela. É importante lembrar que o índice invisível pode ser alterado para visível a qualquer momento que você necessitar.

Roles

Essa novidade vai ser muito útil para quem gerencia um acesso a recurso de Banco de dados, especialmente pelo cPanel. Ele facilita a definição dos privilégios para os usuários, ele agrupa os privilégios através das funções que cada pessoa tem ao realizar o acesso ao Banco de dados.

Os usuários podem receber privilégios de acordo com seus respectivos papéis. O roles nos ajuda a conseguir organizar de uma forma melhor os privilégios dos seus usuários, assim como realizar uma distribuição melhor e mais fácil desses privilégios.

Contagem de linhas depreciadas

É muito comum utilizarmos o modificador SQL_CALC_FOUND_ROWS e a função FOUND_ROWS, para trabalharmos com paginação em sistemas. Porém, esse recurso vai ser removido na próxima versão.

Exemplo do uso: você deseja selecionar 15 registros da tabela de usuários com um determinado nome. Depois você quer retornar o número dos registros que foram encontrados, antes seria necessário o uso de dois scripts e o uso de uma sintaxe. Agora ela possui uma nova que tem a possibilidade de executar normalmente sem usar o modificador.

Também temos a possibilidade de não informar o nome da tabela nem o limite, apenas com uma cláusula específica. O resultado será o mesmo em todas as opções.

Conclusão

Essas foram as novidades que a nova versão do MySQL 8 irá trazer a todos os usuários desenvolvedores. Muita dor de cabeça será resolvida, benefícios de ajuda e praticidade serão adicionados para diminuir a quantidade de problema que todos nós enfrentamos no passado.

Procure acompanhar as funções para saber usar adequadamente. E não deixe de acompanhar o blog da ISBrasil diariamente para se manter por dentro das novidades do mundo tecnológico e receber diversas dicas de marketing e desenvolvimento web.

Gostou de nosso post? Compartilhe: