Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Criar banco de dados MySQL no cPanel

22/12/2020 às 16:12 Hospedagem de Sites

Criar banco de dados MySQL no cPanel

Todo site precisa de um banco de dados onde todos os seus dados devem ser armazenados. Por isso é mais do que natural que você esteja buscando aprender como criar um banco de dados MySQL no cPanel.

Não se preocupe, este é um processo simples e que não irá tomar mais que alguns minutos de você e ao fim, você vai ter um banco de dados MySQL preparado e estável na sua hospedagem de sites!

Então, leia este texto até o final e não deixe de compartilhar nas suas redes sociais! E aproveite para aprender mais comandos sql!

Como criar banco de dados MySQL no cPanel

A primeira coisa a ser feita é acessar o cPanel da sua hospedagem de sites com seu nome de usuário e login. Uma vez que este acesso tenha sido feito, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Comece buscando pela aba “Bancos de dados” e dentro dela busque por “Bancos de dados MySQL”.
  2. Uma vez que você acesse a opção “Banco de dados MySQL” você precisará criar um nome para este banco de dados e inserir este nome no campo “Nome do banco de dados MySQL”, conforme mostrado no exemplo.
  3. O passo seguinte é a criação de um usuário para este banco de dados. Para isso desça a página até encontrar a seção “Adicionar novo usuário”. Digite o nome do usuário do banco de dados MySQL no campo “Nome de usuário”. Lembrando que o nome deve ser inserido sem espaços.
  4. O passo seguinte é a criação de uma senha forte para esse usuário. Em seguida finalize no botão “Criar usuário”.
  5. Agora é hora de adicionar este usuário ao banco de dados correspondente. Se você descer a página vai encontrar a opção “Adicionar usuário ao banco de dados”. Clique no campo de “Usuário” e explore a lista em busca do usuário que deseja.
  6. Em seguida repita o mesmo procedimento no campo “Banco de dados” adicionando o banco de dados correspondente a este usuário.
  7. Na janela “Gerenciar privilégios de usuário” você deve selecionar as permissões que o usuário possui neste banco de dados. Se ele for o administrador marque a opção “Todos os privilégios”. Por outro lado, você pode configurar as restrições que achar necessárias também. Finalize clicando em “Fazer alterações”

Conclusão

O banco de dados MySQl é o mais popular do mundo, devido a sua alta performance e confiabilidade, sendo utilizado atualmente em mais de seis milhões de servidores.

Ou seja, mesmo este sendo um banco de dados de código aberto, ele não oferece risco nenhum a sua hospedagem de sites. Além disso, sua grande flexibilidade permite rodar em plataformas com diversos sistemas operacionais além dos tradicionais Windows e Linux.

Agora que você aprendeu a criar um banco de dados MySQL, você criar um sempre que achar necessário e alterar as configurações de acesso de acordo o usuário cadastrado.

E se este texto foi útil para você, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e com seus amigos!

Gostou de nosso post? Compartilhe: