Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Multicloud: Conheça as suas principais vantagens

08/06/2018 às 12:21 Hospedagem de Sites

Multicloud: Conheça as suas principais vantagens

A computação em nuvem trouxe uma série de ferramentas e recursos interessantes para empresas e usuários comuns. Esse serviço oferece diversas vantagens para os empreendedores, além de um excelente custo benefício.

Um dos serviços que estão mais em alta ultimamente é o multicloud. Ficou curioso para saber do que se trata? Leia esse artigo até o final e conheça todas as vantagens desse serviço que pode fazer sua loja virtual vender muito mais. 

O que é abordagem multicloud? 

Estratégias multicloud são aquelas que utilizam pelo menos dois ambientes de nuvem ao mesmo tempo. Esta é a mais nova estratégia adotada por empresas com a prática que integra serviços em nuvem de diferentes provedores.

O modelo ainda é uma novidade no mercado, mas está sendo apontado como forte tendência, considerando que a procura pelas soluções de Tecnologia da Informação (TI) no modelo de serviço cresce cerca de 20% ao ano. 

O conceito MultiCloud surgiu após a disseminação dos três tipos de nuvem: Pública, Privada e Híbrida.

A primeira é operada por grandes provedores que usam a mesma infraestrutura para entregar recursos de TI com mais eficiência de forma compartilhada e com custos menores.

A segunda é uma nuvem particular e gerenciada que funciona em ambiente do próprio cliente. Já a nuvem Híbrida, combina Nuvem Privada e Pública em um ambiente único que permite a interação entre os recursos de TI. 

O multicloud começou oferecendo mais confiabilidade às nuvens utilizadas por uma empresa, mas esse não é mais o único motivo para a aplicação dessa estratégia.

Na verdade, o multicloud foi criado para contornar os problemas de perda de dados e downtime que eram comuns à nuvem. Leia nosso post sobre Vantagens do Cloud Server

Obviamente, o multicloud ainda atende a essas questões, mas a adoção da estratégia geralmente só é feita por empresas querem obter um melhor custo-benefício em iniciativas com relação à nuvem e precisam se aproveitar das vantagens que alguns serviços podem oferecer sobre outros.

A possibilidade de escolher onde alocar seus dados é uma das grandes vantagens do serviço.

Multicloud também não diz respeito a uma tecnologia em si, ou seja, é muito mais uma forma de se implementar e administrar a computação em nuvem nas empresas. Pode-se dizer que a nuvem híbrida é uma espécie portfólio tecnológico que a sua empresa escolhe pelas vantagens que oferece.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS EM SER MULTICLOUD?

Se o conceito de multicloud pode lhe parecer atraente pela possibilidade de permitir que seu negócio aproveite múltiplas ofertas de nuvem, conheça ainda mais as vantagens desse serviço. 

SEGURANÇA

Ambientes multiclouds são muito mais seguros para sua empresa. Não apenas porque permitem que as empresas se beneficiem das diversas alternativas de segurança diferenciadas de múltiplos provedores combinados, mas porque mantêm o funcionamento da nuvem híbrida intacto.

Em suma, o serviço multicloud não impede que sua empresa continue armazenando informações mais críticas em uma nuvem privada enquanto aproveita as vantagens de custo e performance de outros operadores. Aprimore seus conhecimentos em Vantagens do Cloud Privado

MAIS AUTONOMIA

A autonomia do multicloud é uma de suas maiores vantagens. Isso se refere especificamente à capacidade que os negócios tem de se relacionar com os provedores de serviço que contratam. 

Multicloud permite que o setor de TI escolha exatamente como e quando deseja aplicar os recursos específicos entregues por cada provedor e impede situações de lock-in, quando o negócio está preso a um provedor único e apenas ele pode definir a performance e os serviços aos quais seu cliente tem acesso.

Isso é um enorme transtorno para lojas e-commerces e que multicloud ajuda a resolver. 

Com essa estratégia não será preciso confiar em apenas uma plataforma de nuvem e você poderá distribuir melhor os serviços e o armazenamento que utiliza para que eles representem um melhor custo-benefício para a empresa.

Você ainda analisar cada caso de uso individualmente e determinar a ação ideal.

REDUÇÃO DE RISCOS

Existem muito menos riscos no multicloud, como ameaças como os ataques DDoS, por exemplo. Quando existe uma distribuição dos produtos, serviços e da infraestrutura de um negócio entre mais de um fornecedor, é pouco provável que uma ameaça dessas afete as suas operações. 

O ambiente multicloud torna todos os serviços mais resilientes e permite um tempo de recuperação muito menor frente a uma possível invasão ou ataque.  Conheça nosso serviço de Cloud Gerenciado

FLEXIBILIDADE

O multicloud oferece muito mais flexibilidade. Conforme os negócios da empresa crescem, é mais fácil obter ofertas vantajosas quando você não está preso a um único provedor.

A estratégia é melhor do que um contrato fixo porque endereça as necessidades particulares que uma empresa tem na hora de operar. 

Você ainda pode alterar a contratação e a distribuição das partes do negócio que estão na nuvem conforme julgar necessário e encontrar sempre a alternativa que entrega os melhores resultados.

Quando se fala em multicloud, você não deve pensar em um único provedor, mas nas possíveis formas de se combinar os serviços dos principais provedores como o Google, a favor do negócio. 

Multicloud é uma abordagem de gerenciamento das nuvens que uma empresa utiliza e não é uma tecnologia em particular. O termo refere-se à forma como um negócio pode utilizar várias nuvens públicas e obter resultados melhores do que concentrando todos os seus dados, serviços e operações em um único lugar.

Conclusão 

Como o multicloud é similar às nuvens híbridas, seus casos de aplicação são muito parecidos.

Da mesma forma como um negócio adota esse tipo de nuvem quando precisa administrar fluxos de trabalho internos e migra para a nuvem pública quando a demanda aumenta, o multicloud pode suprir também essa necessidade.

Consideradas as vantagens, é fácil perceber que, ao migrar para a nuvem pública, o multicloud oferece às empresas mais liberdade e dinamismo.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: