Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Mudanças para alavancar sua Loja para 2018

29/12/2017 às 19:30 Loja Virtual

Mudanças para alavancar sua Loja para 2018

As lojas virtuais vem impulsionando o comércio eletrônico no Brasil. O número de e-commerces tem aumentado significativamente em todos os segmentos e a concorrência entre os novos empreendedores está ficando maior e mais acirrada, o que tem melhorado a qualidade dos produtos, já que os internautas são mais exigentes que os consumidores comuns. Existem diversas ferramentas, plataformas e tendências tecnológicas que podem transformar a sua loja numa fonte ainda maior de renda, melhorando a produtividade dos processos de compra e entrega, aumentando suas vendas e atraindo mais clientes.

Confira algumas dicas para alavancar sua loja virtual no próximo ano:

Aprenda tudo que precisa sobre mariadb.

Mobile

Apostar no segmento mobile é a principal tendência para 2018. Pesquisas apontam que boa parte dos acessos à internet no Brasil, ocorrem por dispositivos móveis (smartphones e tablets), assim como também a maioria das compras em lojas virtuais.

Por isso, é necessário adotar um layout responsivo e novas funcionalidades para seu consumidor, propondo novas formas de pagamento, meios para receber o feedback dos clientes, entre outros, deixando sua loja cada vez mais interativa, o que pode e deve trazer ótimos resultados em vendas.

Integre as plataformas

Integrar as principais plataformas para o processo de pedidos, pagamentos, controle de estoque, entre outros, pode facilidade muito a vida de quem vende pela internet. Essa integração é recomendada até para lojistas que atuem através de marketplaces.

Digitalizar os processos podem facilitar muito para economizar tempo e aumentar a produtividade de você e seus funcionários e também otimizar a experiência de seus clientes em sua loja virtual. Apesar de precisarem de um alto investimento, os lojistas terão resultados bem satisfatórios num curto prazo, caso otimizem esses processos.

Pagamentos em criptomoedas

O bitcoin e outras criptomoedas, geradas através do blockchain, estão em alta no mercado financeiro. A tendência é que estas ganhem ainda mais espaço no próximo ano, o que se torna essencial para atrair novos clientes.

Vários sistemas e plataformas de e-commerce já possuem opções para pagamento com criptomoedas. Aceitar o pagamento com as moedas virtuais, pode ser um diferencial em sua loja virtual perante a concorrência. Facilitar o pagamento para seus clientes é essencial para deixá-los mais satisfeitos e fazê-los interagirem mais com seu negócio.

Confira também o que é preciso para abrir um e-commerce.

Use Chatbots (robôs virtuais)

Cada vez mais empresas adotam chatbots para atendimento de clientes e otimização de outros processos em uma loja virtual. O uso dos assistentes virtuais é uma forte tendência no mercado de e-commerce para 2018.

Para os que desconhecem a tecnologia, os chatbots são robôs virtuais que podem ser usados para atender seus clientes via chat, automatizando o processo e se tornando essencial para responder as dúvidas mais frequentes de seus frequentes.

Os assinantes virtuais também conseguem tabular e informar sobre status de pedidos, detalhes de produtos, possibilidades de descontos, virando praticamente um sistema de gerenciamento de sua loja virtual.

Além de atender bem os clientes, os chatbots ajudam os lojistas a economizarem tempo e serem mais produtivos. É possível utilizar os assistentes virtuais tanto para atendimento e sistemas de vendas e pós-venda, tratando os consumidores de maneira personalizada, tendo mais diferencial para a concorrência.

O mais importante de ser relatado é que os robôs estão cada vez mais intimistas. Com os avanços tecnológicos, os chatbots através do conceito de machine learning conseguem se aproximar cada vez mais de uma atendente real e podem ser muito úteis em 2018, sendo um investimento possível que deva ser avaliados por donos de e-commerces.

Personalização dos produtos

Com o mercado digital cada vez mais cheio de lojas virtuais dos mais diferentes segmentos, é preciso criar maneiras para se desvincular da mesmice e inovar para deixar a concorrência para trás. Uma boa dica é deixar que seus clientes possam sugerir ou realmente realizar, se possível, customizações em seus produtos, acrescentando detalhes, escolhendo os materiais dos produtos, personalizando ao seu gosto.

Essa estratégia irá otimizar (e muito!), a experiência de compra dos consumidores em sua loja virtual, e com certeza a tornará mais atrativa. A ideia aqui é o cliente possa melhorar ainda mais seus produtos, antes de fechar a comprar, fazendo com que o consumidor se sinta como parte do processo de produção dos seus produtos.

Além disso, essa possibilidade de otimização serve para lojas virtuais dos mais variados segmentos.

Uso de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV)

Já existem sistemas para lojas virtuais que possibilitam oferecer o uso das tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual no e-commerce. A intenção é otimizar a experiência de seus clientes, fazendo com que eles sintam cada mais próximos de seus produtos.

Uma loja de roupas, por exemplo, pode adotar o serviço de realidade virtual fazendo com que através de seus smartphones, os consumidores possam experimentar roupas para saber qual combina mais. O mesmo serve para acessórios como maquiagem, entre outros.

Uma loja virtual de móveis de decoração, por exemplo, utilizar de uma tecnologia de realidade aumentada para ter noções exatas se os móveis cabem num determinado espaço ou se os quadros combinam com as cores da parede.

Essas tecnologias, assim como os chatbots são tendências tecnológicas fortíssimas para 2018 e devem ser responsáveis por aumentar muito as vendas dos lojistas que fizerem seu uso de forma correta. A expectativa para o próximo é que muitas coisas evoluam e deixem de ser uma tendência para serem realidades no mercado de e-commerce.

Facilitar as compras e ter maior rapidez na entrega são pontos essenciais para fidelizar mais clientes, afinal nunca se esqueça: fidelizar um cliente e mais fácil e barato do que conquistar um novo. Garantir uma experiência mais atrativa pode garantir mais vendas recorrentes e tornar sua loja virtual uma referência em seu ramo de atuação.

Experimentar as novidades, mesmo gastando um pouco mais, pode gerar um investimento com retorno de lucro garantindo e num período menor do que se imagina. Ter uma loja virtual cada vez mais funcional pode ajudar o seu negócio é ser ainda mais competitivo no mercado e para isso será preciso acompanhar e apostar nas mudanças deste mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e conheça nossos planos para o serviço de Loja Virtual

Gostou de nosso post? Compartilhe: