Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing x HTML: uma relação de sucesso!

15/07/2018 às 17:57 Ajuda

Marketing x HTML: uma relação de sucesso!

Quem trabalha com marketing digital, não pode apenas lidar com questões do setor se realmente quiser ter resultados efetivos.

Uma das habilidades que devem ser adquiridas é o conhecimento em HTML.

O HTML é a mais popular linguagem de programação e está presente em praticamente todas as páginas da internet.

É por isso, que é preciso conhecer pelo menos o básico sobre o assunto para ter condições de ampliar as possibilidades de sucesso no mercado digital.

Qualquer profissional de marketing vai ter de lidar todos os dias com alterações em textos ou imagens, modificações em campanhas de e-mail marketing ou mesmo formatação de blog posts e acabará se deparando com a necessidade de aplicar e entender alguns códigos HTML.

O que é HTML e qual a sua importância?

O HTML é uma linguagem de marcação, ou seja, é o básico do básico de programação, sendo utilizada para definir a hierarquia de um layout, determinando o local de cada item numa página de internet. Isso ajuda a deixar um site ou blog bem mais interativo e dinâmico.

Essa linguagem é responsável por organizar interfaces básicas e garantir a interação entre diferentes aplicações.

Sem o HTML, com toda certeza, as páginas da web seriam bem mais “comuns” e alguns tipos de layout mais complexos não seriam possíveis de serem construídos.

Conhecendo o básico dessa linguagem, você já conseguirá modificar artigos em seu blog, redesenhar layouts com mais eficiência e otimizar suas landings pages e campanhas de e-mail marketing.

Para deixar um site bonito, é preciso combinar HTML com CSS, que é a linguagem que acrescenta estilo ao conteúdo de um site.

Mas essa linguagem também é simples e pode ajudar a definir cores, tamanho, planos de fundo, enfim toda a aparência de um site.

Confira quais são as vantagens de ter um blog em WordPress.

O que um profissional de marketing precisa saber de HTML?

Muitas pessoas ainda acham estranham a necessidade de ter que lidar com linguagens de programação para desempenharem seus serviços.

A princípio, os códigos HTML parecem extremamente difíceis e isso acaba assustando muitos profissionais.

Porém, quando sua equipe de marketing passa a estudar, a ser realmente treinada para sacar o necessário de HTML, se torna perceptível que a linguagem é mais simples do que se imagina.

E o principal: Ela pode salvar o dia, facilitando tarefas comuns do cotidiano de marketing.

O mais importante é saber que como profissional de marketing, você não precisa ter o conhecimento de um programador, mas deve saber o suficiente sobre HTML para conseguir se virar.

A relação entre marketing e HTML pode garantir o sucesso de suas ações de marketing.

Para dominar o necessário sobre essa linguagem é preciso saber a finalidade de todas as tags HTML.

O primeiro ponto é saber que toda e qualquer tag possui um símbolo para abertura e fechamento, que são só colchetes: < (para abrir) e > (para fechar).

Confira algumas tags HTML importantes:

Tags h1, h2, h3 e h4: Elas servem para dividir o texto em tópicos e subtópicos. É essencial para otimizar um conteúdo, sendo essencial para qualquer estratégia de SEO. Com certeza, se você trabalha com marketing, você já ouviu falar dessas tags.

Tag p: Determina os parágrafos de um texto. Cada um deles deve determinar e iniciar com a tag <p>.

Tags b e em: Essas tags deixam o texto em negrito (<b>) e itálico (<em>), ou seja, são essenciais para deixar termos em destaque num texto.

Existem ainda muito mais tags HTML que são importantes e devem ser aplicadas para a construção de excelentes conteúdos, aqueles conteúdos que realmente convertem e são excepcionais.

Não é preciso saber tudo sobre HTML, como já falamos acima, mas é claro que você pode.

Se você como profissional de marketing, conseguir criar um site do zero ou criar o template de uma landing page, por exemplo, você irá facilitar e muito a sua vida.

Mas seu objetivo, seu principal foco deve ser no básico para aprender a fazer pequenas alterações, evitando a necessidade de contar recorrentemente com um designer ou um programador em sua equipe, que acabam deixando de lado tarefas mais importantes para lidar com coisas “muito fáceis” para eles.

Você deve ser capaz de realizar algumas tarefas como: alterar textos, alterar peças de conteúdo em seu blog, incorporar alguns elementos em sua página como áudios, vídeos e imagens, colocar call-to-actions em blog posts, ajustar fontes e aparência de layout, entre outros.

Por que a relação entre Marketing e HTML leva ao sucesso?

Qual é o objetivo de qualquer peça de marketing? Chamar a atenção dos internautas! Então, para isso o HTML se faz necessário.

É através do seu uso que se torna possível criar um conteúdo mais atrativo e estimular o engajamento e o uso de links qualificados, entre outros pontos.

A união entre tecnologias e marketing é essencial para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer empresa.

Hoje em dia, qualquer ação de marketing pode ser automatizada, ou pelo menos, ser impulsionada pelo uso das tecnologias.

Traçar uma estratégia eficiente é essencial para o seu negócio e por isso todo o planejamento de marketing deve ter pontos em que linguagens como o HTML possam ser utilizadas para facilitar a vida de sua equipe.

Investir no treinamento dos profissionais de sua empresa e capacitá-los para obter conhecimentos práticos em HTML podem ajudar a otimizar a produtividade, estimulando o uso da linguagem para facilitar tarefas recorrentes do dia a dia do marketing.

Gostou das dicas? No nosso blog tem muito mais! Não perca tempo e confira! Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: