Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Marketing: 4 motivos para investir em streaming de vídeos

24/10/2019 às 13:34 Streaming Ajuda

Marketing: 4 motivos para investir em streaming de vídeos

Streaming de vídeos é uma das grandes sensações do momento. É praticamente impossível não conhecer pessoas que assistem coisas do tipo nos mais variados tipos de plataforma como o Facebook, o Instagram e o próprio Youtube.

Mas como uma empresa pode tirar proveito disso? Listamos aqui os 4 motivos para investir em streaming de vídeos e mostrar como eles podem ser lucrativos para você. Mas antes, é preciso explicar um pouco melhor o que esse termo quer dizer.

Aprenda tudo que precisa sobre mariadb.

O que é streaming de vídeo?

Streaming de vídeo é um tipo de transmissão de mídia em que os dados de um arquivo de vídeo são entregues continuamente pela internet a um usuário remoto.

Ele permite que um vídeo seja visualizado online sem ser baixado em um computador ou qualquer outro tipo de dispositivo.

Esse tipo de transmissão funciona de acordo com os princípios do streaming de dados, onde todos os dados do arquivo de vídeo são compactados e enviados para um dispositivo solicitante em pequenos pedaços.

O streaming de vídeo normalmente requer um player de vídeo compatível que se conecte a um servidor remoto, que hospeda um arquivo de mídia pré-gravado ou pré-armazenado ou feed ao vivo, o que tem se tornado tendência nos últimos tempos.

Falando em aspectos técnicos, é bem fácil de entender como um streaming de vídeos funciona. O servidor usa algoritmos específicos para compactar o arquivo ou dados de mídia para transferência pela rede ou conexão com a internet.

O tamanho de cada fluxo de dados depende de vários fatores, incluindo tamanho real do arquivo, velocidade da largura de banda e latência da rede.

Por sua vez, o usuário ou o reprodutor do cliente descompacta e exibe os dados transmitidos, permitindo que o usuário comece a visualizar o arquivo antes que todos os dados ou arquivos de vídeo sejam recebidos.

Você já conhece o nosso serviço de Revenda de Hospedagem? O Serviço de Revenda tem plano inicial de R$29,90 mensal. Confira agora todas as vantagens! 

4 motivos para investir em streaming de vídeos

Agora que você já entendeu melhor o conceito, vamos listar quais são os principais 4 motivos para investir em streaming de vídeos.

Separamos uma lista com eles para que possamos explicar individualmente como cada um pode ser uma ótima opção para a sua empresa. Eles são:

  • Liberdade de escolha do usuário
  • Este é o futuro!
  • Interação e comunicação com seus seguidores
  • Você tem controle limitado (e isso é bom)

Liberdade de escolha do usuário

Ao assistir um vídeo em streaming, os usuários desfrutam de controle total com aplicativos de transmissão de vídeos ao vivo, especialmente quando se trata de escolher o que assistir e quando.

É absolutamente decisão do usuário escolher o canal que ele gosta de assistir nos aplicativos de streaming de vídeo. Qualquer outro sistema, como o de TV a cabo, por exemplo, não oferece tanta liberdade de escolha, de assistir seu programa favorito no horário desejado.

A internet é uma ferramenta que definitivamente apareceu para revolucionar a maneira como as marcas se comunicam com seus clientes. Se uma empresa sabe usar esse tipo de comunicação com inteligência, consegue crescer muito. É por isso que esse é um dos motivos para investir em streaming de vídeos.

Este é o futuro!

Se imaginarmos o panorama geral do mercado de mídia digital em evolução, poderemos entender facilmente que os aplicativos de streaming de vídeo foram criados para sobreviver no futuro.

Fãs de esportes, por exemplo, já estão aproveitando o YouTube para reviver os momentos memoráveis assistindo aos melhores jogos nos próximos anos.

Não é incomum vermos dados mostrando o quanto o streaming de vídeos tem crescido nos últimos tempos.

Isso é suficiente para chegar à conclusão que esse é um dos principais motivos para investir em streaming de vídeo, pois mostra uma atitude favorável ao futuro.

Interação e comunicação com seus espectadores

Gerar engajamento é o ponto principal de ter streaming em vídeos, ainda mais quando estamos falando de transmissões ao vivo.

Não fique muito envolvido em tentar torná-lo perfeito ou você esquecerá de interagir com seus espectadores. Preste atenção ao feedback que eles fornecem e incentive-os a assistir com algumas técnicas, como códigos de desconto ou ofertas exclusivas para quem assiste ao vídeo, por exemplo.

Responda às perguntas dos espectadores, se puder, e faça perguntas também. Quanto mais interativo for seu streaming em vídeo, mais seus espectadores participarão no futuro. E no fim de tudo, é isso que toda empresa quer, não é mesmo?

Leia também: Benefícios do streaming de vídeos

Você tem controle limitado (e isso é bom)

É claro que é menos provável que uma transmissão ao vivo se transforme em um desastre de relações públicas se você estiver no controle do seu ambiente. A transmissão de uma sala de convenções lotada, por exemplo, nunca é uma boa ideia.

Por outro lado, o streaming de um estúdio bloqueado remove as distrações, mantém os participantes indesejados e garante que seu público possa vê-lo e ouvi-lo claramente.

Mas mesmo assim você ainda tem o controle limitado. Isso porque quem acaba guiando o que vai acontecer com seu vídeo – pelo menos em parte – é o público. Isso é bom porque você não precisa pensar em roteiros muito longos ou em grandes explicações para manter o vídeo interessante.

Enquanto o público estiver participando, você poderá ter apenas a parte do poder de controle de que interessa. E isso é ótimo para o seu negócio.

Essas são os 4 motivos para investir em streaming de vídeos. É claro que não são os únicos, mas sem dúvidas são os principais e aqueles nos quais você mais deve estar atento.

E aí, o que achou desses motivos? O que você acrescentaria? Mudaria alguma coisa? Deixe aqui nos comentários!

Gostou de nosso post? Compartilhe: