Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Vantagens do streaming de vídeo

26/12/2016 às 09:29 Streaming

Vantagens do streaming de vídeo

Vantagens do streaming de vídeo

Hoje em dia, com a ascensão de diversas plataformas e redes sociais, muitos serviços tornaram-se disponíveis e totalmente democráticos. O streaming de vídeo, por exemplo, é um exemplo claro disso, que pode ser usado por qualquer pessoa em qualquer lugar, basta ter uma boa conexão e criatividade para mostrar inovação e maneiras de entreter o público. Mas essas não são as únicas vantagens desse serviço que está em alta recentemente. Por isso, fizemos este post para te mostrar quais são os reais benefícios em apostar nessa opção tão interativa!

Veja também nosso post: A importância do streaming   

O que é streaming de vídeo?

Conhecido também como streaming de mídia, o streaming de vídeo é basicamente um conteúdo enviado de forma compactada pela Internet e exibido pelo visualizador em tempo real. Assim, o internauta não precisa esperar para baixar um arquivo para assisti-lo: a mídia é enviada em um fluxo contínuo de dados e reproduzida à medida que chega. Para isso, o receptor só precisa de um player, um programa especial que descompacta e envia os dados de vídeo para o display e os dados de áudio para alto-falantes. Esse player pode ser parte integrante de um navegador ou baixado por meio de um aplicativo. 

O Live do Facebook é um exemplo perfeito e atual de serviço de streaming. Agora, qualquer usuário da rede social pode gravar vídeos que são exibidos em tempo real na mídia, para que seus amigos e seguidores assistam, compartilhem, comentem e tenham uma experiência inédita, interagindo diretamente com a pessoa em questão. Essa ferramenta é tão disponível que várias empresas, veículos e artistas estão usando para aumentar sua popularidade com os fãs e criar um canal de informação mais rápido e prático com eles. Vale lembrar que o Youtube, maior plataforma de vídeos do mundo, há tempos se vale do streaming para divulgação de conteúdo.

Como funciona o streaming de vídeo?

Esse serviço segue um padrão simples de funcionamento. Geralmente, é enviado a partir de arquivos de vídeo pré-gravados, mas pode ser distribuído como parte de uma transmissão ao vivo, como é no Facebook, por exemplo. Em uma transmissão ao vivo, o sinal de vídeo é convertido em um sinal digital comprimido e transmitido a partir de um servidor web especial, que é capaz de fazer multicast, enviando o mesmo arquivo para vários usuários ao mesmo tempo.

As principais tecnologias de streaming de vídeo incluem o RealSystem G2 da RealNetwork, o Microsoft Windows Media Technologies (incluindo o NetShow Services e o Theatre Server) e o VDO. A versão da Microsoft usa o algoritmo padrão de compressão MPEG para vídeo. As outras usam algoritmos proprietários. 

A tecnologia da Microsoft oferece streaming de áudio em até 96 Kbps e streaming de vídeo em até 8 Mbps (para o NetShow Theatre Server). Porém, para a maioria dos usuários da web convencional, o vídeo em fluxo será limitado às taxas de dados da conexão, ou seja, isso depende muito da qualidade da transmissão. 

Vantagens do streaming de vídeo

Definitivamente, o streaming de vídeo alterou a forma de reprodução de conteúdos online. Com ele, não é necessário esperar por um arquivo de vídeo inteiro para fazer o download antes de iniciar a reprodução. Um método prático e que deve se tornar cada vez mais popular e usual, tanto para os internautas quanto para as corporações. Para levar esse serviço a sua empresa, é importante conhecer mais vantagens dessa opção e porque ela está dominando as redes sociais e diversas plataformas na internet. Separamos alguns benefícios que, com certeza, vão te conquistar!

Reprodução instantânea

Adicionar vídeos em um site era visto como algo problemático pelos desenvolvedores. Além do uso de links e upload – o que ainda existe, mas não é a única alternativa -, os visitantes de um site precisavam baixar o arquivo completamente para assisti-lo. Mas, felizmente, tudo isso mudou com o streaming de vídeo. Agora, o conteúdo é disponibilizado de forma que permite que os arquivos sejam reproduzidos quase imediatamente após o arquivo começar a ser baixado. Servidores de mídia de streaming especiais permitem também que os espectadores pulem para frente e para trás através de um arquivo de vídeo.

Proteção contra pirataria

Permitir que os visitantes do seu site baixem arquivos de vídeo - especialmente material protegido por direitos autorais - torna muito mais fácil para o seu conteúdo ser pirateado. Isso é muito comum na internet e não dá para controlar. Os arquivos de vídeo baixados podem ser compartilhados com outras pessoas por meio de redes de compartilhamento de arquivos e outros métodos. Mas, com a tecnologia de transmissão de vídeo em fluxo contínuo é mais difícil de copiar. Esse serviço impede que os usuários salvem uma cópia no computador e, embora não seja perfeito, dá mais segurança na distribuição de seu conteúdo online.

Maior interação com o público

O streaming de vídeo proporciona maior interação com seu público, mostrando uma nova ferramenta para estar mais presente e mostrar novos conteúdos, novidades e compartilhar uma série de informações que podem ser pertinentes para ele, sejam ligadas ao site/empresa ou simplesmente como canal de transmissão. Por isso, vale a pena investir em pautas e geração de dados que sejam interessantes e garantam boas experiências para os usuários. 

Economia e interatividade

Não precisa fazer grandes investimentos para ter esse serviço disponível em sua página. Muitas redes oferecem o serviço gratuitamente – como o Facebook -, basta ter um material e aparato que garantam uma gravação de qualidade. Além disso, para usá-lo diretamente em seu site, muitas empresas de hospedagem e tecnologia oferecem esse serviço com diversas vantagens, como transmissão 24 horas e total estrutura, com aplicativos versáteis e pequenas mensalidades de manutenção. Assim, você pode ter seu próprio canal personalizado e divulgar tudo com seus seguidores e internautas!

Na ISBrasil, clientes não pagam mensalidade e podem usar o streaming de vídeo e a rádio online para compartilharem muitas informações e novidades. Para saber como funciona passo a passo, entre em contato com a empresa! Estamos disponíveis para atendê-lo e mostrar, na prática, o quanto esses serviços são interessantes e ajudam a levar seu site às alturas. Vale a pena conhecer e fazer um teste!

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: