Loja virtual fora do ar: 4 causas possíveis

06/11/2018 às 08:29 Loja Virtual

Loja virtual fora do ar: 4 causas possíveis

Não há nada mais desesperador para o dono de um negócio online do que ver que seu site está fora do ar, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de uma loja virtual, onde todas as suas vendas dependem daquela plataforma.

É realmente difícil lidar com esse tipo de situação, mas o que se tem a fazer é manter a calma e pensar na melhor maneira de resolver o problema.

O primeiro passo a ser dado é também o mais importante: Saber o que fez com que o site ficasse fora do ar. E como essa é a dúvida de muitas pessoas, hoje separamos uma lista de 4 causas possíveis para a sua loja virtual está fora do ar. Confira!

Lei também: Por que ter uma loja virtual?

Erro de codificação

Uma causa bastante comum de lojas virtuais fora do ar é quando há um erro de codificação no seu site. Embora os softwares individuais sejam geralmente livres de erros, às vezes, quando você os executa juntos, eles podem entrar em conflito.

Por exemplo, se você tiver uma loja baseada em Wordpress, poderá descobrir que certos plug-ins são incompatíveis. Cada um pode funcionar perfeitamente quando o outro não está instalado, mas quando ambos estão instalados, não.

E isso pode fazer com que seu site fique fora do ar. Se isso acontecer, talvez seja necessário encontrar um plug-in alternativo.

Outro erro de codificação que não é tão incomum acontece quando as pessoas mexem na codificação em seu site sem realmente saber o que estão fazendo.

Se você pretende mexer na codificação, certifique-se sempre de ter um backup para que, se o pior acontecer, o site volte a ficar on-line rapidamente e sem te gerar nenhum tipo de problema.

Sobrecarga do servidor

Existem diversos problemas que envolvem os servidores e que podem acabar afetando a sua loja virtual.

Às vezes, os sites podem ficar inativos porque o servidor no qual estão hospedados não consegue lidar com o número de processos em andamento.

Isso é mais comum de acontecer em um servidor compartilhado, em que um dos sites hospedados recebe tanto tráfego que os outros sites sofrem problemas de desempenho como resultado.

Acontece, por exemplo se algo em seu site se tornar viral e, de repente, você recebe um número extremamente alto de visitantes tentando acessar seu site ou sua loja ao mesmo tempo, sem que você tenha estrutura para isso.

O resultado? O servidor acaba caindo e sua loja virtual fica fora do ar.

Uma dica que podemos dar é: Se você usa hospedagem compartilhada, verifique se o seu serviço de hospedagem implementou medidas para impedir que os sites de outros usuários usurpem todos os recursos do servidor.

Se você achar que a quantidade de tráfego que recebe está sempre fazendo com que sua loja virtual fique fora do ar, isso pode ser um sinal de que o a sua loja está crescendo e de que você precisa de um pacote de hospedagem maior para lidar com todo o tráfego que recebe.

No fim das contas, pode ser um sinal positivo.

O  nosso Serviço de Loja Virtual tem preços a partir de R$39,00 mensais com 40 produtos (cada plano tem sua quantidade de produto limite). Confira já!

Manutenção do servidor agendado

Como qualquer outro computador, o servidor no qual seu site está hospedado precisa de certos cuidados. De tempos em tempos, seu serviço de hospedagem precisará atualizar o software, os softwares de segurança e também o hardware.

Embora muito disso possa ser feito enquanto o servidor ainda está em operação, às vezes, é necessário que o servidor fique off-line por um tempo ou que tenha que ser reiniciado.

Quando isso acontece, sua loja virtual provavelmente indisponível (embora haja algumas formas de hospedagem onde isso não é necessário).

Você também pode se interessar: Passo a passo para montar sua loja virtual

Isso pode gerar desespero em muitos, mas, quando acontece, os clientes geralmente recebem avisos antecipados de quando essas atualizações estão sendo feitas e quais os horários em que o servidor ficara indisponível.

Por isso é importante prestar atenção em todas as mensagens que recebe de seu serviço de hospedagem para não receber nenhuma surpresa inesperada.

Se isso estiver acontecendo com muita frequência, você pode entrar em contato com o suporte para saber se há algum problema maior e se você precisa trocar seu plano ou até mesmo repensar seu serviço de hospedagem.

Ataques de Hackers

Outra causa possível para a sua loja virtual estar fora do ar são os ataques de hackers, bastante comuns e que podem gerar diversos tipos de danos.

Se um hacker obtiver acesso, por exemplo, ao seu cPanel ou à sua área de servidor, ele poderá desativar seu site e excluir ou adulterar arquivos.

Outra coisa que eles podem fazer é redirecionar seus visitantes para outros sites. Nesse caso, além da sua loja virtual ficar fora do ar, vai parecer que ela está ativa e, todos que tentam visitá-la, acabam em um site diferente que, na grande maioria das vezes, é malicioso.

Para evitar que esse tipo de ataque aconteça, sempre use senhas de login fortes e mantenha seu site seguro com os antivírus atualizados, assim como qualquer software de segurança que você use.

Ainda não conhece o nosso Serviço de Loja Virtual? Teste por 30 dias grátis e veja qual é a melhor solução para você!

Como você pôde perceber, existem diversas causas possíveis para a sua loja virtual estar fora do ar. Saber identifica-las é essencial para que você possa resolver esse problema o mais rápido possível.

Só quem possui um negócio online sabe o tamanho do prejuízo que é quando você fica fora do ar. Isso pode causar danos que demoram muito tempo para serrem revertidos ou até mesmo gerar crises, dependendo do tamanho do seu negócio.

Por isso, fique atento ao que pode ser feito para evitar que problemas como esse aconteçam, além de também prestar atenção em momentos onde o seu servidor possa estar em manutenção. Ao fim de tudo, atenção é a palavra-chave para você se livrar de possíveis problemas como esses.

Gostou de nosso post? Compartilhe: