Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Logística reversa no e-commerce: saiba como funciona!

29/05/2018 às 17:11 AdWords

Logística reversa no e-commerce: saiba como funciona!

Nem tudo que envolve ter uma loja online funciona de maneira sistemática e linear. Na verdade, se você para pensar, muitas e muitas coisas que envolvem esse universo estão longe de serem óbvias como muitas pessoas imaginam.

E um dos elementos mais misteriosos é a logística reversa no e-commerce. Esse tipo de prática tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos tempos e se mostrado muito eficaz para vendas de lojas virtuais.

Mas para muitos, essa estratégia ainda é um segredo difícil de ser desvendado e é por isso que hoje falaremos mais profundamente sobre a logística reversa no e-commerce e todas as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio.

O Que é Logística Reversa?

Antes de entrarmos no assunto do e-commerce propriamente dito, precisamos entender o que é logística reversa e como ela é usada por diversos empreendedores.

De acordo com a associação de logística reversa americana (RLA), o termo "logística reversa" é toda atividade associada a um produto ou serviço após o momento de venda.

O objetivo final de otimizar ou tornar mais eficiente a atividade pós-venda, economizando dinheiro e recursos ambientais.

Pensando dessa forma, o termo fica bastante abrangente. Mas a verdade é que a logística reversa já foi assimilada pelo mundo do e-commerce e existem diversas maneiras de fazer com que essa prática funcione para o seu negócio online.

Em seguida, falaremos sobre como funciona a logística reversa no e-commerce e como você pode utiliza-la a seu favor. 

Veja também nosso post: mariadb.

Como aplicar isso a minha Loja Virtual?

Um fato que precisa estar claro em sua mente é que a logística reversa no e-commerce é um fato inevitável das vendas online.

A importância de estabelecer um processo de logística reversa como parte de sua estratégia de logística de e-commerce aumenta na mesma medida que o número de pessoas que fazem compras online aumentam. São muitas pessoas e você sabe que isso significa muita coisa.

Com uma experiência ruim de pós-venda, sem dúvidas, as chances de um cliente voltar a comprar de novo com você estarão bastante reduzidas.

Mas então quais são as estratégias para que esse tipo de coisa não aconteça? Fizemos uma pequena lista com problemas existentes nesse tipo de negócio e também com tópicos que indicam a melhor forma de lidar com esses problemas.

Produtos não entregues

Se você possui uma loja online apenas com infoprodutos ou produtos virtuais, você pode ignorar o pesadelo dos produtos não entregues ou mal entregues.

Os produtos físicos que não chegam ao destino correto são um problema comum com o qual os donos de lojas online precisam passar.

Garantir uma boa política de devolução do dinheiro ou até mesmo enviar um novo produto sem qualquer custo adicional pode te fazer ganhar credibilidade.

Às vezes perder um pouco do lucro em uma venda, mas em troca disso ganhar mais notoriedade com clientes pode ser muito mais vantajoso para você.

Produtos estragados

Encomendar um smartphone e receber um que esteja riscado ou com a tela quebrada é simplesmente inaceitável. Mas você tem que ter consciência que também é algo que pode acontecer quando trabalha com uma loja virtual.

Quando falamos em logística reversa no e-commerce e como ela funciona, falamos sobre ter uma boa equipe para lidar com esse tipo de problema.

Mais uma vez, você precisa assegurar para seu cliente antes mesmo da compra que ele nunca sairá perdendo, mesmo que esse tipo de incidente aconteça.

Você também pode se interessar: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Fidelização de clientes

Da mesma forma que a logística reversa pode atuar como uma vantagem estratégica, ela também pode ajudar na retenção e fidelização de clientes para sua loja online.

Quando essas estratégias são bem aplicadas, você terá um cliente que pode trocar um produto com facilidade, que pode contatar o seu serviço de atendimento sem ter grandes problemas e que possui garantias de que vai receber o produto com toda a qualidade.

O que isso significa na pratica? Que você terá um cliente satisfeito. E clientes satisfeitos sempre voltam.

Por isso, saber como organizar uma estratégia de logística reversa no e-commerce e saber como ela funciona não serve apenas para amenizar problemas, mas para alavancar o seu negócio e fazê-lo crescer.

Por que a Logística Reversa no e-commerce é importante, afinal?

Depois de já ter explorado todos os aspectos que permeiam a logística reversa, você pode chegar a várias conclusões sobre o verdadeiro uso dessa estratégia.

Alguns defendem que ela serve como uma espécie de defesa para a sua loja virtual, já que possui diversas táticas que impedem que os seus erros sejam amplificados.

Outros dizem que ela serve para que os clientes retornem sempre para sua loja, sempre com satisfação.

Mas a verdade é que a logística reversa é a junção desses dois elementos e, como dissemos no início do texto, é uma estratégia que não é muito pensada ou vista como um mistério por muitos, mas que pode te ajudar em diversos níveis.

Leia também: Como aumentar o tráfego para sua loja virtual.

Entender o que é a logística reversa no e-commerce e como ela funciona é uma parte importante e muitas vezes deixada de lado por aqueles que possuem um negócio online.

Tudo o que falamos aqui é um ponto de partida para que você pesquise mais profundamente sobre todos os aspectos que envolvem o seu negócio online e como ele pode crescer cada vez mais.

Toda vez que você descobre uma nova estratégia, traça novos planos e se aprofunda mais em temas que lhe dizem respeito, você está agregando valor, está crescendo e fazendo o seu negócio crescer junto com você.

Trace as estratégias que fazem sentido para o seu negócio e não se esqueça de sempre continuar pesquisando sobre todos os segredos que o e-commerce possui.

Gostou de nosso post? Compartilhe: