Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Localhost o que é, como e porque utilizar

29/12/2020 às 16:47 Hospedagem de Sites

Localhost o que é, como e porque utilizar

Localhost é uma saída excelente para quem deseja ter mais recursos em gestão, conduzir testes e até mesmo aproveitar as vantagens de criar um blog.

Mas você sabe o que é localhost? No texto de hoje, não só falaremos sobre o que é localhost, como daremos uma visão das suas utilidades!

Então leia este texto até o fim e já aproveita para compartilhar nas suas redes sociais!

O que é localhost

Em uma visão geral, podemos definir localhost como sendo a máquina aonde determinada aplicação está funcionando. Neste momento por exemplo, a localhost do seu navegador é seu computador, smartphone ou notebook.

Mas vamos explorar mais o significado desse termo em um contexto de hospedagem de sites. Neste caso, Localhost seria utilizar seu próprio computador como um servidor ou utilizar um servidor em sua casa.

Mas, quais as vantagens de ser dono de seu próprio servidor dedicado, além é claro de não precisar alugar um?

127.0.0.1 Localhost

Assim como qualquer outro servidor, o localhost também possui um endereço de IP. Neste caso ele pode variar de 127.0.0.0 até 127.255.255.255.

Porém, na maioria das vezes ele é simplesmente dado como 127.0.0.1.

Quer confirmar isso? Tente acessar esse IP de seu navegador e você entrará no que chamamos de loopback, que é quando você tenta acessar seu próprio computador pelo navegador.

A título de curiosidade, todos os endereços IPs iniciados em 127, se referem à IPs de localhost. Isso tem como utilidade indicar claramente para os navegadores que o endereço em questão é o seu próprio computador.

Localhost e WordPress

Qual a relação do localhost com o WordPress?

Com as devidas configurações no painel de comandos do WordPress é possível configura-lo como um ponto de acesso ao seu localhost para configurar os seus sites, mesmo que o painel esteja em outro servidor web.

Confuso? Nem tanto. O painel do WordPress pode ser acessado remotamente, mas os arquivos do seu site estarão em seu computador.

A vantagem de utilizar uma localhost quando deseja aprender como criar um blog no WordPress é justamente e a possibilidade de editar todo o site de acordo suas preferencias, sem precisar contratar uma hospedagem com WordPress.

Utilidade Localhost

Se você deseja saber para que serve uma localhost, vamos esclarecer esse ponto para você!

Com uma localhost o desenvolvedor do site consegue ter contato direto com os códigos e edições dos sites geridos no WordPress. Logo, isso garante a ele um maior controle e permite realizar mudanças e testes no desempenho do site.

Esse recurso é capaz de proporcionar um ambiente controlado ideal, que não poderia ser obtido de outra forma.

Um exemplo bem claro da importância do localhost para os desenvolvedores é a permissão que este dá ao banco de dados MySQL onde se encontra arquivos importantes para carregar as páginas do seu site.

Em resumo, o localhost permite uma visão completa e abrangente de tudo que seria utilizado em uma hospedagem de sites.

Facilidade de acesso

Se por um lado os servidores remotos só podem ser acessados por meio de uma conexão com a internet, o localhost permite um acesso direto na máquina.

E qual a vantagem disso? Primeiramente, se por algum motivo você não possuir conexão com a internet, isso não te impede de trabalhar de forma offline no seu servidor.

Outra vantagem é a limitação de interações diretas com o servidor ou com os arquivos do seu site.

Vantagens de um Localhost

Até aqui falamos de vários aspectos técnicos que envolvem um localhost, mas agora iremos falar de forma mais direta e sucinta sobre as principais vantagens de operar o servidor dedicado de forma local.

Então veja abaixo quatro principais vantagens de um localhost:

  1. Otimização de tempo
  2. Testes de velocidade
  3. Capacidade expansível
  4. Acesso restrito

Agora, vamos falar com mais detalhes sobre como cada uma dessas vantagens influencia no trabalho do desenvolvedor e claro, no resultado final do seu site!

Otimização de tempo

Poder desenvolver todo o site de forma offline é a primeira e mais atrativa vantagem que essa modalidade de trabalho trás.

Mas por quê? Simples, pela otimização de tempo que isso gera. A otimização de tempo de uma localhost é algo a ser considerado.

Realizar qualquer alteração de forma online pode demorar muito tempo, por melhor que seja sua hospedagem de sites e sua internet.

Já em uma localhost o registro das informações é algo rápido e acontece simultaneamente as alterações. Consequência: um trabalho mais ágil e menos dores de cabeça no fim do dia.

Testes de velocidade

A velocidade de um site é algo que influencia diretamente nas suas visitas e também no seu posicionamento no Google. Dois pontos de grande importância para qualquer pessoa que deseje aprender como ter um site profissional.

Se por um lado os usuários não se preocupam em esperar sites lentos carregarem, por outro o desenvolvedor deve se certificar de que o site esteja tão rápido quanto possível.

Para isso diversos testes de velocidade devem ser conduzidos durante a criação do site e mesmo após o mesmo estar devidamente online.

Em um localhost é muito mais simples aplicar estes testes, uma vez que podem ser dados comando simples a partir do prompt de comando para mensurar o ping.

Capacidade expansível

Uma das desvantagens de trabalhar com servidores remotos é o limite que estes impõem ao armazenamento dos bancos de dados.

Mas quem trabalha como um localhost está livre desses problemas, já que pode utilizar livremente a máquina de acordo suas necessidades.

Acesso restrito

Por fim, a restrição de acesso que uma localhost permite é um fator de segurança que deve ser levado em conta.

Uma localhost pode permitir que as alterações no seu site sejam feitas apenas a partir daquele IP. Ou seja, apenas com acesso ao servidor presencialmente será possível alterar as configurações dos seus bancos de dados!

Conclusão

Entre as diversas ferramentas que um desenvolvedor pode usar na hora de criar e gerenciar sites, a localhost é uma das que mais se destacam! Mas vale lembrar que para utilizar o seu computador como um servidor dedicado, ele precisa possuir configurações robustas.

Se este não é o seu caso, você pode utilizar a localhost na criação de um site em WordPress e no fim contratar uma hospedagem WordPress para armazená-lo!

Gostou de nosso post? Compartilhe: