Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Link Building SEO: O que são e como conquistar Backlinks?

18/05/2018 às 20:25 SEO

Link Building SEO: O que são e como conquistar Backlinks?

Quem trabalha com produção de conteúdo para site e blogs de empresas, deve investir em temas relacionados aos interesses do público-alvo que deseja atingir. Diante de tanto esforço na produção, no entanto, como fazer com que acessem os artigos que você espera ver entre os melhores?

É para isso que servem os backlinks. Se você ficou interessado em saber mais, leia esse artigo até o final e saiba o que são e algumas dicas sobre como conquistar mais backlinks para sua loja aumentar o faturamento. 

O que são backlinks?

Imagine que você tenha um negócio online de venda de materiais para academia. Provavelmente, no seu blog serão encontrados conteúdos sobre os melhores equipamentos, as novidades do mercado e sobre como fazer as máquinas terem melhor durabilidade. 

Levando em consideração que seus textos tenham uma boa qualidade e sejam relevantes, outros sites e empresas do mesmo nicho podem querer inseri-los como referência em seus conteúdos, ou seja, como um link para alguma de suas web páginas. Isso é um backlink. Leia nosso post sobre Hospedagem de site gratuito

Porque eles são importantes?

O número de backlinks que são direcionados para seu site é um ótimo termômetro para os buscadores, como o Google. Mais direcionamentos para seu site ou blog, podem melhorar sua posição nos buscadores e fazer seu ranking subir rapidamente.

Mas só não vale exagerar na dose, certo? O que importa na verdade é a qualidade do site que está direcionando os leitores aos seus artigos ou produtos e o nicho de atuação deles é o mesmo ou similar aos seus. 

Como conquistar backlinks favoráveis?

A resposta é simples e direta: Escreva conteúdos de qualidade. Bons artigos tem muito mais chance de serem referenciados e mencionados por outros sites do mesmo nicho, fazendo com que você receba um tráfego orgânico de qualidade a partir de diversas páginas. Aprimore seus conhecimentos em hospedagem ilimitada existe

Seus conteúdos devem ter valor, agregar informações novas e, principalmente, serem relevantes para o público. O ideal é realmente ser visto como uma autoridade no assunto.

Comentários e sugestões relevantes, unidas a algum link para seu blog, podem ser ótimas formas de garantir um direcionamento de volta para suas páginas. Veja as dicas abaixo para conquistar mais backlinks. 

Faça parcerias

Um backlink não pode ser gerado na sorte, ele precisa acontecer da forma mais natural possível. Imagine que você tenha um blog que fala sobre manutenção preventiva de carro. No momento que esse blog linkar um outro site que vende peças de manutenção a um preço bem mais acessível, um backlink será gerado.

Diversos sites e blogs evitam fazer esse apontamento gratuito, pois sabem que podem estar dando relevância para um concorrente que, possivelmente, ganhará a posição dele nas buscas.

Só que isso já muda completamente de figura quando as parcerias são geradas. Existem muitos grupos nas redes sociais e até mesmo em fóruns que incentivam essas parcerias, fazendo com que você troque links.

Você não precisa forçar a utilização e muito menos utilizar de forma não natural, afinal você pode criar um conteúdo totalmente explicativo, informativo e de muita qualidade referenciando o outro local. Você sempre deve notar se essa troca será vantajosa para os dois lados. 

Comprar vários tipos de backlinks, por achar que o canal é um espaço com uma forte audiência não é recomendado pelo Google e deve ser evitado, principalmente se for em um blog ou canal que não é do mesmo nicho de atuação. 

Faça conteúdos épicos

A boa qualidade do conteúdo produzido por você é que vai determinar a quantidade de backlinks suficientes para te impulsionar para o topo dos buscadores.

Saiba que se você criar conteúdo épicos que realmente entreguem valor, qualidade e que solucionem o problema de seu público alvo, as chances de ele ser compartilhado, curtido, comentado e até mesmo receber referências de diversos outros sites serão enormes. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Antes de produzir seus artigos, estudo o seu público, pesquise o que eles querem saber sobre aquele assunto, identifique as principais dúvidas e as principais necessidades. Com tudo isso em mãos, prepare-se para escrever o melhor material que a internet já viu sobre aquele assunto.

Existem muitos sites e blogs que abordam os assuntos de uma forma superficial, mas se você que quiser ganhar destaque e mais backlinks, ser o melhor é fundamental.

Entregue valor desde o início, resposta o que seu público quer saber, dê dicas, ensine como fazer, conte segredos e tudo o que estiver ao seu alcance para que o destaque possa acontecer. É através de um conteúdo de muita qualidade e valor que as pessoas conseguem entender a importância da informação.
 

Faça indicações

Outra dica muito bacana para receber backlinks é começar a fazer indicações. Use o famoso gatilho mental da reciprocidade que você utiliza para lidar com os clientes e parceiros Eles também funcionam muito bem para a ação de conseguir backlinks.

Ao criar um material, procure sempre linkar os melhores sites ou nomes daquele assunto, mostrando o quanto eles contribuem para o enriquecimento das informações. 

É possível monitorar através de algumas ferramentas a quantidade de backlinks que o seu site recebe e quem são os domínios que estão nos linkando. Quem conseguir identificar um link de sua indicação ficará curioso e, inevitavelmente, irá conferir.

Se for algo positivo, certamente, em uma oportunidade próxima, devolverá esse link como forma de agradecimento. Esse gatilho mental da reciprocidade funciona muito bem, pois mais simples que possa parecer. 

Mas tome muito cuidado para não sair linkando todo mundo, certo? Uma boa dica é checar quem está melhor posicionado e apontar para ele, já que é uma autoridade no assunto.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esses e outros assuntos. Não medimos para atender bem nossos clientes e eles são prioridade para nossa empresa. Entre e navegue à vontade! 

Gostou de nosso post? Compartilhe: