Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Leve estas 5 práticas das startups para sua pequena empresa

25/11/2018 às 09:44 Ajuda

Leve estas 5 práticas das startups para sua pequena empresa

Ter uma pequena empresa dá muito mais trabalho do que imaginam. Isso porque não basta apenas conseguir gerar um pequeno negócio para se ter sucesso, mas também é necessário saber adotar práticas e se adaptar ao tipo de mercado para que a empresa consiga se manter de forma sólida.

E esse tipo de tarefa é o que leva ao sucesso, o que faz a empresa crescer e se tornar uma referência em seu segmento. Um bom exemplo de empresas que têm realizado muito bem são as startups.

Hoje referência no que diz respeito a fazer muito com pouco, essas empresas se tornaram um símbolo de criatividade, inovação e postura de mercado.

Pensando nas dificuldades e nas soluções para os problemas que você pode ter, listamos aqui 5 práticas das startups para sua pequena empresa.

Quer saber como fazer com que seu negócio cresça e tenha estabilidade? Confira o texto!

Entenda o seu mercado

Aqueles que possuem pequenas empresas e desejam crescer, devem estudar e pesquisar bem o mercado. Essa pratica aparentemente simples te ajuda a assumir riscos e tomar decisões.

E, sejamos sinceros, ter um caminho claro para o seu destino é muito importante. O tempo gasto na preparação e compreensão é o tempo gasto para atingir um objetivo.

Quanto mais você suar em paz, menos você sangra na guerra. Em outras palavras: Conheça bem o seu negócio, saiba do que ele é capaz, quais são os caminhos mais fáceis, os mais lucrativos, os mais arriscados.

Tenha tudo traçado. Dessa forma, você entra “na guerra” com muito mais chances de vitória.

Defina os papeis de cada integrante

Startups normalmente definem muito claramente o papel e as responsabilidades de cada um. Qualquer startup de sucesso tem o seu fundador no comando da empresa.

Em outras palavras, isso significa que não adianta apenas fundar e delegar funções que deveriam ser suas, para outras pessoas. Quando há mais de um fundador na empresa a regra é a mesma, ainda que a situação possa ser um pouco mais complicada.

É claro que podem haver brigas entre fundadores e co-fundadores sobre questões financeiras, divisão de cargos e tarefas, além de muitas outras coisas, porém, deve existir uma solução, pragmática para abordar essa questão, que é uma clara demarcação de responsabilidades e papéis.

Para que sua pequena empresa seja lucrativa e bem-sucedida, os fundadores precisam atuar em diferentes funções, mas sempre como membros da equipe, proporcionando um crescimento em conjunto.

Leia nosso post sobre mariadb.

Maximize seus recursos

Hoje em dia, obter informações não é o maior desafio que uma pequena empresa possui. Você com certeza terá pessoas, softwares e hardwares para analisar os diversos tipos de informações, sobre mercado, clientes e as tendências para o seu segmento.

O que se deve fazer, então, é sabe quais são os melhores programas a serem usados, saber exatamente de quantas pessoas você precisa para realizar cada tarefa e quanto isso vai efetivamente custar para a empresa.

Essa é a forma mais inteligente de maximizar os recursos que você já possui e, consequentemente, aumentar o lucro e as possibilidades de crescimento do seu negócio. Sem dúvidas, essa é uma das melhores práticas das startups para sua pequena empresa.

Aprenda a construir relações

Startups muitas vezes não conseguem atender às necessidades do cliente e, na tentativa de resolverem o problema, não conseguem construir relações.

As que conseguem construir essas pontes entre o que a empresa oferece a satisfação dos clientes são as que acabam se destacando no mercado. Ou seja, das práticas das startups para sua pequena empresa, essa é uma que você deve levar como uma lição.

Uma boa comunicação entre cliente e empresa é extremamente importante, pois isso gera um marketing boca-a-boca.

Os clientes levam aquela experiência adiante, falam para as outras pessoas e divulgam a sua empresa, seus produtos e serviços, seja negativamente ou positivamente.

Uma conexão com seu cliente sempre deve existir. Aprenda a construir essas relações e, mais do que isso, a conseguir mantê-las.

Desenvolva uma cultura de aprendizado

Para que uma empresa continue crescendo, ela nunca deve deixar de se atualizar, de aprender novas coisas e de se adaptar às constantes mudanças que são tão comuns hoje em dia.

Isso significa que uma cultura de aprendizado é não apenas importante, mas necessária para que sua pequena empresa tenha fôlego para sobreviver e crescer.

É claro que adquirir essa cultura não acontece da noite para o dia. É necessário também que exista uma mudança de comportamento primeiramente de sua parte, mas que isso passe para seus funcionários e todos os membros da empresa.

É assim, aos poucos, que se constrói uma cultura de aprendizado que proporciona um crescimento verdadeiro para sua empresa.

Leia também: O que é Email Marketing?

O que achou dessas 5 práticas das startups para sua pequena empresa?

Sem dúvidas existem muitas outras práticas que você vai acabar descobrindo no meio da sua jornada como empreendedor, mas é importante ter uma base e conhecer bem os pontos em que deve investir mais seu tempo e seu dinheiro.

O conhecimento de mercado é fundamental, mas ele precisa vir acompanhando do desenvolvimento de novas culturas, de um trabalho realizado em equipe, de recursos sendo utilizados com sabedoria e, principalmente, de uma boa relação com seus clientes.

Essas são as principais práticas para que você consiga se impor dentro do mercado com sua pequena empresa.

Não perca o foco e continue procurando por novas práticas e novos meios de conseguir fazer com que seu negócio não fique para trás.

Em tempos tão voláteis como os de hoje, adotar posturas antigas significa sair perdendo na corrida do mercado, o que é muito perigoso.

Gostou de nosso post? Compartilhe: