Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Landing Pages: Como criar uma página de conversão para seu tema principal

24/08/2018 às 10:02 Ajuda

Landing Pages: Como criar uma página de conversão para seu tema principal

Criar páginas de persuasão para os seus produtos ou conteúdo digital é sem dúvidas uma das maneiras mais fáceis e assertivas de coletar leads e fazer futuros clientes, ter um tema que já oferece esse recurso sem a necessidade de plugins extras é uma grande vantagem.

Landing Pages servem para tudo, essa é a verdade, desde uma simples apresentação pessoal a venda de produtos ou serviços exclusivos, e não para por ai.

Então porque o seu tema ainda não tem páginas de persuasão nativas? Ainda usa plugins que podem aumentar ainda mais o tempo de carregamento das páginas?

Se você cria temas exclusivos para seus clientes, ofereça páginas simples e nativas do seu tema, você com certeza irá ganhar pontos extras por esse recurso fantástico, então acompanhe algumas dicas de como criar páginas básicas porém muito poderosas.

As páginas de conversão

Essas páginas tem um objetivo simples e preciso, captar leads e converter vendas, por isso conta com menos elementos visuais e uma abordagem direta para o tema que está abordando, por isso é muito fácil você, desenvolvedor, implementar essas páginas nativamente em seu tema personalizado para seu cliente, e se você que está lendo esse artigo é apenas um usuário da plataforma WordPress, vai entender como um tema bem planejado pode te ajudar com essa parte tão delicada do seu negócio.

Além de ter uma segurança dedicada e velocidade que uma Hospedagem WordPress pode oferecer, confira.

Criar landing page WordPress

Por mais que algumas vezes pareça um quebra-cabeças montar uma boa página de conversão, isso não é verdade, as páginas são simples e contém apenas os elementos necessários para uma boa abordagem do produto ou serviço, além de itens que vão possibilitar o contato do cliente com você, nada mais que isso, sem distrações, sem grandes recursos e nada que vá tirar o foco principal dela.

Existem ótimos plugins que ajudam você, usuário básico da plataforma, a criar páginas de conversão no seu site WordPress, mas a parte ruim disso é que se trata de mais um plugin, mais arquivos para serem carregados, mais tempo de carregamento se não é um plugin otimizado, e tudo isso pode acabar sendo prejudicial ao invés de ajudar na conversão.

Nada mais justo do que você ter esse recurso nativo no seu tema, e é por isso que mostraremos nesse artigo como os desenvolvedores podem criar essas páginas sem muito esforço e deixar seus temas personalizados ainda mais funcionais.

Título e subtítulo

Esses são os elementos chave para o sucesso da sua página, muitos visitantes leem apenas esses dois itens, e se gostarem, vão permanecer na página e continuar a leitura, então com toda certeza não podem faltar e devem ser muito bem pensados.

Imagem

Imagens são tudo na hora de convencer alguém de que o seu produto é realmente de qualidade, uma única imagem que destaque o seu produto ou serviço é o suficiente para isso.

Descrição do que é o seu produto ou serviço

Se o visitante permaneceu na sua página, é um excelente sinal, ele quer conhecer mais e entender detalhes do que está sendo oferecido, e aí entra a sua descrição, com um texto persuasivo e listando os itens principais que você tem a oferecer.

Por último mas não menos importante, o formulário

O item que irá criar o seu link com o visitante e a criação do seu lead é esse, um formulário simples com informações relevantes para serem armazenadas e darem chance de um segundo contato informativo e a sua chance de converter uma venda.

Mãos a obra!

Agora que você já conheceu ou apenas relembrou o conceito básico dessas páginas, vamos a parte divertida, a criação desse recurso no seu tema, oferecendo ao seu cliente a possibilidade de criar essas páginas diretamente do seu painel administrativo sem qualquer outro plugin.

Checklist

  • Instalação de desenvolvimento.
  • Criação de um child theme.

Após criar o seu tema filho (child-theme), copie o arquivo page.php do seu tema principal para a pasta do tema filho, você pode renomear o arquivo para ficar mais fácil identificar, como por exemplo, landing-page.php.

Edite o arquivo e inclua o comentário que irá identificar a sua página personalizada:

 /**

 * Template Name: 1# Landing Page (Simples)

 * Página de conversão personalizada.

 **/

Você pode criar quantas páginas quiser, um modelo de conversão para cada produto ou serviço, basta repetir o processo e renomear de acordo com a sua necessidade.

Agora que você sabe criar as variações de página de acordo com o que você e seu cliente definirem, cada página terá campos específicos e uma abordagem diferente.

Nesse processo, você deve remover elementos que possam causar distração, por isso criamos o arquivo header-landing-page.php, nele podemos remover menus, subtítulos, etc, é uma cópia do arquivo principal header.php.

Você só precisa chamar o seu arquivo header personalizado na sua página, através do código get_header:

get_header('landing-page'); ?>

Na sua landing-page.php você pode também remover a barra lateral por exemplo, apagando o código get_sidebar:

<?php get_sidebar( 'content-bottom' ); ?>

Você também pode fazer o mesmo com o arquivo footer.php, seguindo exatamente o mesmo modelo do exemplo acima.

Personalize cores e outros aspectos da sua página através do arquivo style.css, essa é uma das grandes vantagens de usar child-theme, você customiza o que precisa sem se preocupar com alterações no tema principal e atualizações futuras que possam apagar personalizações do cliente.

Concluindo sua página

Com toda a base pronta, agora você estará livre para usar um plugin de formulários, ou os formulários da sua ferramenta de e-mail marketing e adicionar a sua página, lembrando de todas as dicas que foram dadas no início do artigo, fazem toda a diferença na hora que você realmente precisa.

Agora só depende da criatividade do cliente e a sua abordagem, com uma página otimizada para a captura e conversão de leads sem qualquer plugin adicional e arquivos extras que vão atrapalhar na performance do seu site.

Conclusão

Ainda que pareça uma coisa muito simples, ter opções como criar páginas de conversão nativamente no seu tema é um adicional de valor para cativar seu cliente e mostrar que está atento as novas tendências de marketing, sem abrir mão da performance ou segurança do seu site, sem plugins adicionais ou desatualizados.

Páginas de conversão não precisam ser complexas ou gigantescas, basta apenas ter os elementos certos e a abordagem correta para ganhar o interesse do visitante e gerar novos leads, e quem sabe novos clientes.

Gostou de nosso post? Compartilhe: