Nenhuma empresa que trabalhe com uma estratégia de Marketing Digital consegue ter sucesso se não souber como mensurar resultados em SEO.
Isso porque o SEO é vital para que uma estratégia de Marketing Digital tenha resultados orgânicos consideráveis. No entanto, sem uma cultura data-driven e sem foco na análise de resultados, é muito difícil conseguir otimizar seu posicionamento no Google.
Se você está cansado de tentar e não conseguir gerar resultados com SEO, siga a leitura do artigo abaixo para aprender como os KPIs são essenciais nisso!
Qual a diferença entre KPIs de SEO e métricas?
O primeiro ponto a se ter em mente ao estudar como mensurar resultados em SEO é entender que há uma diferença significativa entre KPIs e métricas.
Métricas são números que medem um determinado elemento, ação ou evento dentro de uma estratégia.
Por exemplo, o número de visitantes do seu site, taxa de conversão e leads gerados são métricas.
Já KPIs são, como o termo original em inglês indica, indicadores-chave de performance. Ou seja: são medidores que ajudam a entender se uma ação ou uma estratégia está apresentando o resultado esperado e estabelecido.
Tentando explicar de outra forma, as métricas são completamente neutras. Você pode ter 500 leads gerados pelo seu site, mas isso não é nem bom e nem ruim.
Por exemplo, se você precisava gerar 50 clientes e sua taxa de conversão de leads é de 4%, então ter 500 leads é ruim. Afinal, você provavelmente vai gerar apenas 20 clientes.
Já se você precisava gerar 20 clientes e sua taxa de conversão é de 10%, então ter 500 leads é ótimo. Afinal, você provavelmente vai gerar 50 clientes, mais do que o dobro.
Já os KPIs são indicadores que demonstram se a estratégia está na direção correta ou não. Por isso, eles são extremamente dependentes de um objetivo. Apenas com ele é que podemos oferecer o contexto necessário para essa análise.
Como mensurar resultados em SEO com KPIs?
Agora que já entendemos o que são os KPIs, é hora de entender como mensurar resultados em SEO com eles.
Para isso, precisamos dividir a medição do SEO em dois pontos chaves:
- na melhor otimização em relação ao Google;
- na conversão disso em resultados de vendas.
A razão para isso é bem simples, quando paramos para pensar. Imagine que você é um funcionário de uma agência de marketing e precisa apresentar para um cliente os resultados do último mês de trabalho.
Você começa o relatório e diz que o site aumentou em 5 pontos a sua autoridade no Google de acordo com o Moz. Que ótimo, não é? No entanto, o cliente pergunta: “Tá, mas e daí?”.
É importante ter em mente que, de fato, subir alguns níveis de autoridade nos rankings é excelente, mas o cliente não entende bem como isso funciona ou o que significa.
Ele quer saber como isso se traduz em vendas. Afinal, é para isso que serve uma estratégia de Marketing Digital.
Por isso, é necessário ter KPIs de SEO que meçam o sucesso das ações em ranquear o site no Google e, depois, ter uma série de KPIs que acompanhem a tradução desse trabalho em resultados monetários.
Quais KPIs usar para avaliar seus resultados?
Agora que já entendemos o básico de como mensurar resultados em SEO com KPIs, é hora de ver quais são os principais indicadores-chave com base no objetivo deles.
Por isso, dividimos os KPIs nos dois tipos de avaliações citados acima. Veja quais são eles!
KPIs para medir a otimização no Google
- Oscilação do tráfego orgânico;
- Oscilação do tráfego orgânico em Landing Pages;
- Oscilação do tráfego orgânico de páginas não-essenciais à estratégia;
- Oscilação do tráfego de outras fontes;
- Oscilação no CTR do conteúdo no Google (ótimo para testar otimização de SEO Title e descrição);
- Oscilação do posicionamento das páginas;
- Oscilação em relação ao posicionamento nas keywords vitais;
- Porcentagem de visitantes convertidos em leads;
- Total de leads gerados por funil;
- Porcentagem de assinaturas em newsletters;
- Total de links obtidos;
- Oscilação de links obtidos;
- Número de links obtidos organicamente.
Essas informações são aquelas que vão medir o desempenho da sua estratégia em relação ao Google.
Eles dirão o quão bem sucedido você está sendo em obter tráfego orgânico, em obter tráfego relevante, em direcionar as visitas para landing pages e muito mais.
Além disso, mostrarão também o quão eficaz têm sido suas estratégias para otimizar esse tráfego, incluindo as ações de aprimoramento de SEO Title e de link building.
KPIs para vendas
- ROI do SEO;
- Economia em Adwords;
- Oscilação do CAC;
- Receita gerada via tráfego orgânico;
- Receita por visitante;
- Receita por lead.
Esses KPIs são aqueles que mais interessam aos clientes ou às empresas do ponto de vista financeiro. Basicamente, todas traduzirão em termos financeiros o sucesso da estratégia.
Além disso, comparar esses KPIs com os anteriores ajuda a entender se, afinal de contas, o seu conteúdo converte e gera resultados ou não.
E aí, gostou de aprender como mensurar resultados em SEO? Então comente abaixo dizendo quais são os seus KPIs favoritos para essa análise!
Gostou de nosso post? Compartilhe: