Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Instagram libera verificação de conta para todos os usuários

18/09/2018 às 10:09 Redes Sociais

Instagram libera verificação de conta para todos os usuários

No fim do mês passado, o Instagram anunciou mais uma novidade na rede social. Agora, qualquer usuário da plataforma pode ter sua conta verificada.

Para quem não sabe o que é a verificação de conta na plataforma, basta observar que antes apenas alguns usuários tinham direito ao selo azul em seus nicks.

Este selo azul indica que a sua conta é autêntica e que possui originalidade e relevância dentro da plataforma.

É por isso que antes apenas a conta de famosos e pessoas públicas conseguiam essa verificação, muito por conta do longo alcance de suas contas na rede.

A princípio era o próprio Instagram que por meio de ferramentas de análise, a partir de agora qualquer usuário poderá pedir para que a rede analise e verifique seu perfil em busca do selo azul.

Mas calma, apesar de ter aberto a possibilidade para todos os perfis solicitarem a verificação, o processo para consegui-la não é assim tão simples, como era de se esperar.

Neste texto, vamos lhe ensinar a dar entrar nesse processo e lhe mostrar quais são os critérios utilizados pela plataforma para aprovarem o selo azul em seu perfil.

A boa notícia é que fora a possibilidade de verificação independente do seu alcance na rede, também será possível avaliar algumas informações de perfis de grande alcance, estas cedidas pelo próprio Instagram, caso o seu pedido de verificação seja aprovado.

Leia nosso post sobre mariadb.

Como entrar com pedido de verificação de conta no Instagram?

Antes de tudo, é preciso salientar que os critérios usados para aprovar ou não a verificação de conta em perfis do Instagram, continuam os mesmos.

O que mudou foi o simples fato de que antes era a própria plataforma que tutelava a aprovação e agora qualquer um pode pedir.

Seguindo essa lógica, mesmo que você não tenha milhões de seguidores, é possível pedir e obter a verificação de conta, basta que sua conta seja autêntica, seu conteúdo seja relevante e original e que você consiga provar isso em números, levantando seu nível de engajamento, etc.

Mas neste caso, a própria rede trata de avaliar estes critérios, ainda assim é importante que você se certifique ao máximo possível que está cumprindo estes requisitos.

Para entrar com o pedido, o usuário deve estar logado em sua conta e acessar a aba “Configurações”.

Depois na opção “Conta”, basta selecionar “Solicitar Verificação”. Por fim, o usuário deve preencher alguns dados simples como seu nome de usuário, seu nome completo e anexar uma foto de seu documento de identidade.

A partir daí, basta que você finalize a solicitação fazendo o envio do pedido clicando na opção “Enviar”.

Por mais que seja um processo possível para todos, a própria rede durante o pedido reitera que é ela quem decide se o seu pedido será aprovado ou não, ou seja, não há garantia que você terá sua conta verificada apenas por ter pedido.

Confira também: O que é E-mail Marketing e como criar o seu?

Conta verificada para todos é bom ou ruim?

É claro que uma mudança repentina neste ponto gerou muita polêmica, principalmente entre os profissionais de comunicação.

Boa parte dos especialistas afirma que isso pode levar a rede a afrouxar os seus critérios de seleção e acabar por banalizar a verificação de conta.

Caso aconteça, a banalização seria ruim por que a verificação de conta é um “prêmio”, uma garantia, praticamente um atestado de relevância e autenticidade de um usuário ou uma empresa na rede, e claro, isso conta muitos pontos em questão de credibilidade no mercado.

Porém, pela funcionalidade ter sido lançada recentemente ainda não há como analisar os resultados e garantir se houve ou não uma banalização da verificação de conta.

É provável que antes do fim deste ano, já possamos fazer uma melhor avaliação sobre a liberação da verificação para todos os usuários.

Até lá, a rede social já terá tido a oportunidade de avaliar inúmeros pedidos de contas de usuários e a partir daí será possível notar se a rede continua cumprindo rigidamente seus critérios ou se ela enfraqueceu e quis ganhar popularidade com os demais usuários dando a opção de verificação de conta como brinde.

Quais informações as novas contas verificadas terão acesso?

A principal novidade que tem gerado bastante burburinho nos últimos tempos é que além da verificação de conta, o Instagram também prometeu aos usuários a liberação, a partir de setembro, de informações sobre grandes perfis, com o objetivo de dar mais transparência aos seus critérios de avaliação.

Mesmo assim, o Instagram ainda não confirmou quais são as informações que estarão disponíveis para todos os usuários, mas a princípio tem se falado muito na imprensa que seriam informações relacionadas a público e dados pessoais.

Mas é claro, o Instagram não irá distribuir informações ao vento, todos os usuários poderão revisar as informações que serão disponibilizadas ao público antes que ela seja lançada publicamente.

Essa novidade é uma das maneiras que o Instagram tem encontrado para proteger seus usuários e dar mais transparência as informações da plataforma.

Isso não é exclusividade da plataforma, o Facebook, também do mesmo dono, tem tomado certas atitudes do gênero para tentar barrar algumas polêmicas em relação a violação de informações e falta de transparência.

No todo, a novidade pode ser bastante interessante para quem já tem uma conta relevante na rede.

Não é preciso ter milhares de seguidores, basta que você tenha um número considerável e o mais importante, sua conta seja relevante, através de muitos comentários nos posts, interações nos Stories e no Direct, entre outros meios.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: