Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Inicie o seu e-commerce de sucesso e faça dinheiro!

05/05/2017 às 17:12 Marketing

Inicie o seu e-commerce de sucesso e faça dinheiro!

Inicie o seu e-commerce de sucesso e faça dinheiro!

O encurtamento das relações por meio da tecnologia não apenas permite que as pessoas se interajam virtualmente, mas que também realizem compras dessa maneira. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – a ABComm, em 2017 o faturamento do chamado e-commerce deve chegar aos 57 bilhões de reais.

É fato: o mundo está cada vez mais virtual! E no Brasil essa tendência não é diferente, exemplo disso é o crescimento do e-commerce por aqui. Trata-se de um comércio digital que, assim como um comércio físico, requer pesquisa de mercado e uma logística inteligente para dar certo.

Mas, como empreender um e-commerce de sucesso e fidelizar cada vez mais consumidores na internet?

Não se trata apenas de abrir uma loja virtual, mas de levá-la adiante, ter seu negócio funcionando bem. Para tanto, a fidelização de clientes é a grande questão. Por meio de decisões básicas que não somente devem fazer parte de seu projeto inicial, mas serem práticas constantemente repensadas e otimizadas, é que se chega à fidelização!

A fidelização dos clientes a sua marca é o que faz com que seu e-commerce seja lembrado e divulgado e sua loja virtual seja constantemente visitada. É algo que se alcança em longo prazo e não somente está relacionado ao cliente satisfeito, mas ao cliente que, sabendo de todas as vantagens de seu produto, recorrentemente o escolhe, em vez da loja concorrente.

A fidelização é a grande responsável pelo sucesso de seu e-commerce!

Mas, como empreender um e-commerce de sucesso e fidelizar cada vez mais consumidores na internet? São três etapas: planejamento, vigência e manutenção da loja online. Para as três, há exigências específicas, mas também contêm práticas que se continuam e devem ser aperfeiçoadas, atualizadas. Confira:

1 - Tenha clara a ideia de que tipo de e-commerce será montado. É sobre ele que o marketing digital será estruturado; os produtos serão escolhidos; a tecnologia que envolve a montagem e a manutenção do seu site será pensada e a logística operacional será fundamentada.

2 – Responda às seguintes perguntas:

  1. Quem é o meu cliente? Entenda o seu público-alvo e o torne fiel a sua marca. Pesquisas de mercado, conversas informais, atenção ao que é tendência são maneiras de se descobrir quem é e o que quer o seu cliente. Isso futuramente acarreta um site com espaço para comentários, bate-papo entre clientes e atendentes, pesquisa de satisfação, campo para dúvidas, reclamações e sugestões; pois essa é uma maneira de dinamizar e continuar a relação e-commerce e cliente virtual.

 

  1. Quem são meus concorrentes? Não se arrisque displicentemente. Pense e mapeie o mercado no qual pretende lançar seu e-commerce. Cuide para que sua loja ofereça algo diferente de todas as outros, foque em algo não antes oferecido e mais direcionado, por exemplo: em vez de uma loja virtual de alimentos, venda comida e produtos vegetarianos. Destaque-se!

3 - Escolha a plataforma mais adequada ao seu negócio, certifique-se de que o layout da loja é marcante, as formas de pagamento são interessantes, o atendimento é satisfatório, as descrições e a exibição dos produtos são agradáveis e se a navegação é eficiente. Verifique se a plataforma é preparada e se sua administração tem expertise, veja ainda se ela pode ser acessada pelo smartphone do cliente, bem como se há compatibilidade com a maior parte dos serviços de pagamento e de gerenciamento à disposição no mercado.

4 - Opte por um provedor de internet seguro. Entre as vantagens de um comércio virtual, sua disponibilidade em tempo integral é uma das mais interessantes. Um site fora do ar ou um domínio vulnerável podem representar prejuízo ao negócio. Não se arrisque!

5 – Escolha formas de pagamento acessíveis, práticas e seguras. A opção por pagamento com cartão de crédito é a mais recorrente, o que não inviabiliza a inclusão do cartão de débito, boleto ou transferência bancária, por exemplo.

6 - Seja direto e simples. Seu cliente não pode e não quer se demorar na página inicial de sua loja online, seja porque não entendeu que tipo de produto ele pode comprar, seja porque não encontra as cores, tamanhos e tipos oferecidos, ou porque não visualiza as formas de pagamento. Para tanto, além de um texto objetivo estrategicamente pensado por uma empresa de marketing digital, o layout da página deve ser didático, fácil, autoexplicativo e pensado pela empresa web de criação de seu site.

7 – Monte uma equipe disponível, preparada e competente. Sua loja virtual não apenas deve preencher a distância física entre clientes e a loja, o que lhe é característico, com uma política de excelência e de acessibilidade aos seus serviços proporcionada por seu pessoal; mas deixar a impressão de que o seu controle está em cada etapa de sua compra, desde a primeira visita ao site ao recebimento do produto em casa.

8 – Invista em marketing. Acorde com sua empresa de marketing digital a divulgação do e-commerce nas redes sociais, a criação de um blog ou de uma página para sua marca, bem como a elaboração de promoções, de descontos e demais estratégias que estimulem a captação de mais clientes.

9 - Preze por uma logística impecável de entrega dos produtos aos clientes. Prazo certo e perfeitas condições são maneiras de fidelizá-lo. Para tanto, faça boas parcerias: desde os fornecedores de seus produtos até os responsáveis pela criação de sua página, todos devem ser competentes e confiáveis. Lembre-se: qualquer falha em alguma etapa não somente será sua responsabilidade, mas comprometerá a confiança que o seu cliente tem no e-commerce.

10 – Oferte produto de qualidade, exclusividade no mercado, atendimento atencioso, feedback rápido ao cliente, linguagem simples e direta, preço bom e promoções tentadoras, formas de pagamento diversas e seguras, um site navegável e uma logística que não te deixa na mão e terá um e-commerce de sucesso!

A fidelização de consumidores na internet é a meta a ser alcançada em favor do sucesso de seu e-commerce: clientes fidelizados divulgam sua marca, avaliam-na positivamente nos fóruns de discussão, publicam-na nas redes sociais. Clientes fidelizados sempre voltam e preferem sua loja à concorrência. Trata-se de uma grande rede, uma grande troca! Pense nisso!

Gostou de nosso post? Compartilhe: