Hospedagem CDN: o que é? Vantagens e tudo sobre

Hospedagem CDN: o que é? Vantagens e tudo sobre

Categoria: Hospedagem de Sites

22/03/2017 às 16:00

Hospedagem CDN: o que é? Vantagens e tudo sobre

Já ouviu falar na hospedagem CDN? Essa tecnologia tem sido tendência em muitas empresas com servidores de alta performance no exterior e, agora, está cada vez mais comum aqui no Brasil. Se você é desenvolvedor e ainda não sabe do que se trata essa tendência, neste artigo preparamos um tutorial completo a respeito da CDN para que você entenda passo a passo.

Veja também nosso post: hospedagem de site barata

O que é hospedagem CDN?

Content Delivery Network, na tradução, Rede de Distribuição de Conteúdo, é um conceito que considera o servidor mais próximo estrategicamente do usuário para que este receba as informações com a máxima latência e velocidade. Ou seja, ao acessar um site como o YouTube, por exemplo, pode receber os dados e ver um vídeo carregar mais rápido graças a determinados datacenters dos servidores do Google localizados perto de você.

Para contextualizar esse termo, é importante especificar que a CDN foi desenvolvida justamente para acabar com os atrasos de acesso e carregamento de páginas que tanto irritam os internautas. Isso acontece, geralmente, pela distância física do servidor de hospedagem com o usuário. Logo, segundo especialistas, a missão do CDN é virtualmente encurtar essa distância física, com o objetivo de melhorar a velocidade e o desempenho da renderização do site.

Citamos o YouTube por se tratar de uma página composta essencialmente por filmes,  consideradas as mídias que mais demoram para carregar, sobretudo se a conexão não é tão otimizada. Logo, a CDN tem o foco para sites com esse contexto, com conteúdo estático mais pesado, a fim de otimizar o acesso e a entrega do mesmo. Mas é válido afirmar que a tecnologia vai muito além disso, e você saberá todos os detalhes no post.

Como funciona a CDN?

Para minimizar a distância entre os visitantes e o servidor do seu site, um CDN armazena uma versão em cache de seu conteúdo em vários locais geográficos, conhecidos como pontos de presença ou data centers. Cada um deles contém um número de servidores de cache responsáveis ​​pela entrega de conteúdo aos visitantes dentro de sua proximidade.

Em essência e de maneira básica, a CDN coloca o seu conteúdo em muitos lugares ao mesmo tempo, fornecendo uma cobertura superior aos seus usuários. Por exemplo, quando alguém em Londres acessa seu site hospedado nos EUA, ele é feito através de um ponto de presença local no Reino Unido. Isso é muito mais rápido e eficiente, diminuindo o tempo de resposta drasticamente.

CDN x Hospedagem tradicional

Há três diferenças que são consideradas quando comparamos a CDN com uma hospedagem tradicional:

  1. Um servidor de hospedagem comum é usado para hospedar seu site e permitir que os usuários possam acessá-lo através da Internet. Já uma rede de distribuição de conteúdo é responsável por acelerar o acesso e a entrega dos ativos do seu site para esses usuários.

  2. A hospedagem comum entrega 100% do seu conteúdo para o usuário. Se eles estão localizados em todo o mundo, o usuário ainda deve esperar para os dados serem recuperados de onde seu servidor web está localizado. Uma CDN toma a maior parte de seu índice estático e dinâmico e distribui para todos, independente de sua localização, diminuindo os tempos do download. Na maioria das vezes, quanto mais próximo do servidor CDN for o visitante da Web, mais rápido os recursos serão carregados para eles.

  3. Um servidor comum normalmente se refere a um aparato único, que geralmente precisa resolver tudo sozinho para muitas pessoas. Do contrário, uma CDN refere-se a uma rede global de servidores que distribui o seu conteúdo a partir de um ambiente múltiplo, com vários pontos de presença em locais estratégicos.

Vantagens da CDN

Alcance Global

O uso global da Internet aumentou consideravelmente na última década, criando uma oportunidade para as empresas investirem nos benefícios de uma CDN para melhorar o fornecimento de conteúdo global. As CDNs podem fornecer às empresas que dependem de transações online uma solução para problemas de latência através da aceleração da nuvem com pontos de presença locais em todo o mundo. Esse alcance global abrirá negócios para todos os cantos do mundo, eliminando quaisquer problemas de latência que possam estar interrompendo as transações online de longa distância e afetando as vendas.

Aumento da confiabilidade e tempos de resposta

Para um negócio na Internet, problemas de velocidade e latência podem realmente prejudicar as vendas aos clientes existentes e são uma barreira para atrair novas pessoas. Se as páginas não carregarem em poucos segundos ou os downloads se tornarem trabalhosos, isso afeta consideravelmente na taxa de conversão e acessos. Logo, uma CDN confiável acelera os tempos de download e garante que as transações online serão feitas sem problemas, resultando em aumento de vendas e satisfação do cliente.

Serviços e pontos locais

Uma rede de entrega de conteúdo global bem sucedida dá às empresas a capacidade de lançar POPs locais, conhecimento local e presença global em um único provedor. Logo, uma empresa norte-americana pode se expandir no Brasil e em diversos lugares, melhorando seus serviços e funcionalidades e gerando ainda mais clientes satisfeitos.

Melhor Publicidade

Uma CDN não só pode fornecer conteúdo em um ritmo acelerado, mas também oferecer valiosas informações analíticas para descobrir tendências que poderiam levar a vendas de publicidade. Com uma rede altamente veloz e eficiente, fica mais fácil identificar as necessidades dos clientes e mostrar aquilo que lhes interessa realmente, com anúncios mais direcionados e rápidos.

Poupança de custos

Trabalhar com uma CDN resultará em economias visíveis para a sua empresa. Ao invés de investir em infraestrutura e provedores de serviços separados em todo o mundo, um CDN global irá reduzir os custos, eliminando a necessidade de pagar por alto preço de hospedagem estrangeira. Empresas que trabalham com um orçamento apertado deve considerar um CDN global, uma vez que oferece uma única plataforma que funcionará em todas as regiões a um preço razoável.

Bom, o que não faltam são motivos incríveis para apostar na hospedagem de site CDN e garantir que seu servidor esteja presente em vários lugares, numa total otimização dos recursos e satisfação dos clientes. Para saber mais, entre em contato com a ISBrasil, estamos dispostos a ajudar em seus projetos e sanar todas as dúvidas. Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Talvez você goste

Top