Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Google divulga as palavras-chave mais procuradas em 2018

22/01/2019 às 11:03 Novidades

Google divulga as palavras-chave mais procuradas em 2018

Em dezembro do ano passado, o Google divulgou um vídeo e uma lista completa com as palavras-chave mais procuradas em variados países do mundo. E claro que o Brasil está incluindo nisso.

Esse ranking é importantíssimo para os profissionais de marketing, por que pode dar um norte na montagem de um planejamento estratégico.

O ranking, intitulado como Zeitgeist, mostra os principais temas pesquisadas pelo Mundo. Pela lista, é possível compreender como reconhecer os assuntos do momento, seguir as tendências do mercado e conseguir assim ter a possibilidade de potencializar o tráfego orgânico.

Como bem sabemos e nunca é demais repetir, a palavra-chave é um dos principais fatores de SEO do Google.

Esses termos são importantíssimos para qualquer empresa, somente assim seu conteúdo pode chegar ao público que é mais propenso a ter interesse nos produtos e serviços da sua marca.

E saber pesquisar e entender o ranking do Google é essencial para direcionar uma campanha de marketing de conteúdo e também uma campanha de mídia paga.

Por isso, ter uma noção dada pelo próprio Google das principais palavras-chave durante um ano, podendo descobrir em quais períodos elas foram mais buscadas é essencial para quem faz marketing.

O Google divide os rankings em algumas categorias de pesquisa, veja abaixo:

Pesquisas “Como Fazer”

  1. Como fazer slime?
  2. Como fazer figurinhas de WhatApp?
  3. Como fazer gasolina?
  4. Como fazer crepioca?
  5. Como fazer perguntas no Instagram?
  6. Como fazer bacalhau?
  7. Como fazer declaração de imposto de renda 2018?
  8. Como fazer kefir?
  9. Como fazer guacamole?
  10. Como fazer pipoca doce?

As pesquisas da categoria “Como Fazer” são uma das mais populares no Google. Muitas pessoas buscam no Google descobrir como aproveitar novos recursos, etc.

Esse tipo de pesquisa tem crescido ano após ano por que como hoje em dia o mundo muda muito rápido e todo dia surge uma novidade, criar conteúdo sobre como fazer relacionado a algum produto ou prático do seu segmento de mercado, pode ser uma boa para ranquear bem no Google.

E a dica para quem tem uma empresa ainda pequena sem autoridade reconhecida na web, é possível utilizar pesquisas “Como fazer” de cauda longa, buscando temas mais específicos e com menor concorrência para ranquear melhor nos mecanismos de busca.

Pesquisas “O que é”

  1. O que é fascismo?
  2. O que é intervenção militar?
  3. O que é lúpulo?
  4. O que é Ursal?
  5. O que é Corpus Christi?
  6. O que é chaira?
  7. O que é afonia?
  8. O que é momo?
  9. O que é encceja?
  10. O que é tuberculose ganglionar?

As pesquisas “O que é” também são bastante populares no Google. Com a tecnologia avançando a cada dia, novos produtos e serviços são lançados no mercado é o público busca saber o que é.

Outro ponto alto desse tipo de pesquisa para quem faz marketing é a questão de aproveitar questões atuais levantadas em grandes motores de mídia, sejam eles tradicionais (TV, rádio, etc) como digitais (site, podcast, vídeo do Youtube, etc).

Essa é uma excelente categoria para ser explorada pelos marqueteiros, principalmente em conteúdos de topo e meio de funil de vendas, quando o usuário quer tirar dúvidas sobre uma nova solução que a marca do cliente lançou no mercado, por exemplo.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Pesquisas “Por que”

  1. Por que a guerra na Síria?
  2. Por que votar no Bolsonaro?
  3. Por que ou porque?
  4. Por que não pode comer carne na sexta-feira santa?
  5. Por que Ibrahimovic não foi convocado?
  6. Por que não votar em Bolsonaro?
  7. Por que Nadja foi expulsa de A Fazenda?
  8. Por que a série Lúcifer foi cancelada?
  9. Por que o Amoedo não participa dos debates?
  10. Por que quarta-feira de cinzas?

As pesquisas “Por que” são bastante buscadas pelos usuários que desejam tirar dúvida. E como vemos acima, as buscas são pelos assuntos do momento.

E é possível criar conteúdo para topo e meio de funil para tirar dúvidas dos potenciais clientes do seu segmento de mercado.

Dessa forma, é possível educar o seu mercado e começar a qualificar o lead para uma compra futura.

Buscar por termos desta categoria é importante e é preciso dar muita atenção as palavras-chave de cauda longa.

Principais assuntos do ano

  1. Copa do Mundo
  2. Big Brother
  3. Eleições 2018
  4. Jair Bolsonaro
  5. Horário de Brasília
  6. Greve dos Caminhoneiros
  7. Luiz Inácio Lula da Silva
  8. Fernando Haddad
  9. Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018
  10. Stan Lee

Geralmente, os principais assuntos do ano são aqueles que estão sendo bastante debatidas em determinadas épocas.

Como podemos ver acima, a Copa do Mundo foi mundo pesquisada por ter acontecido neste ano, assim como os dois principais candidatos à presidência do país também devido as eleições de 2018.

A dica para os profissionais de marketing e empreendedores é tentar ligar o seu conteúdo a estes temas que atraem o interesse de um grande número de usuários e que variam de acordo com a época do ano.

Se a sua empresa fala sobre marketing, por exemplo, você pode educar o seu mercado falando sobre a Copa do Mundo, no período em que ela acontece.

Conclusão

Como vimos, as palavras-chave mais pesquisadas do Google remetem muito ao momento, ao período em que estamos.

E é possível, acompanhar essas tendências e assuntos do momento para produzir conteúdo que atraia um público interessado em grande escala.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: