Google Analytics: descubra por que usá-lo em sua Loja Virtual!

Google Analytics: descubra por que usá-lo em sua Loja Virtual!

Categoria: Loja Virtual

15/06/2016 às 13:00

Google Analytics: descubra por que usá-lo em sua Loja Virtual!

 

Você já sabe quais as vantagens de usar o Google Analytics junto à sua loja virtual? Se você tem um e-commerce e ainda não integrou a ferramenta à sua plataforma, saiba que pode estar perdendo tempo e dinheiro!

Se Você ainda não possui uma Loja Virtual e está com dúvidas de como funciona leia nosso Post: "Como funciona uma loja virtual? "

 

Dentre todas as vantagens que o marketing digital traz para os empreendedores, duas delas podem ser destacadas:

Verba para publicidade: A questão da verba disponível é sempre decisiva na hora de abrir um negócio (seja ele online ou não). Como muitos empreendedores começam suas jornadas com um capital muito limitado, as mídias de comunicação em massa, como rádio e TV, sempre representaram alternativas caras e, consequentemente, pouco acessíveis para pequenas e médias empresas.

Com a chegada de plataformas como Facebook e Google, nasceram serviços especializados em publicidade online que mudaram totalmente o cenário de negócios no mundo inteiro. Hoje, se um empreendedor pretende fazer anúncios para milhares de pessoas através do Facebook Ads ou Google AdWords, ele não gastará mais que algumas centenas de reais... E essa é a primeira revolução trazida pelas novas mídias!

Métricas: A segunda grande arma que o marketing digital forneceu aos empreendedores foram as métricas. Se antes a publicidade atingia a população como um todo e quase não se sabia ao certo quais os seus reais resultados, hoje se pode medir cada passo do seu consumidor através de ferramentas como o Google Analytics.

 

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics nada mais é que um serviço gratuito disponibilizado pelo Google para que você possa avaliar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) do seu negócio.

Quer saber de quais maneiras o Google Analytics pode impactar diretamente as chances de sucesso da sua loja virtual? Então confira abaixo o conteúdo preparado pela equipe da ISBrasil para você!

 

Otimização do site

Através do Google Analytics, você consegue estudar cada página do seu site e descobrir quais os resultados gerados por cada uma delas.

Imagine a seguinte situação:

Sua equipe desenhou um site legal, com páginas profissionais e seguindo toda a cartilha de criação de sites. Porém, sem nenhum motivo aparente, as conversões estão abaixo do esperado. É hora de corrigir falhas!

Usando o Analytics, você conseguirá “escanear” a usabilidade de cada página para descobrir onde estão os erros. A partir daí você terá a possibilidade de reformular suas páginas até que os resultados comecem a melhorar!

Encontre o carro-chefe do seu e-commerce

Usando a ferramenta Google Analytics, você conseguirá detectar quais produtos são os mais buscados nas páginas internas do seu site.

Dessa forma, o recomendado é colocá-los na página inicial, encurtando assim a distância entre esses produtos e seus consumidores!

 

Encontrando palavras-chave

Se você entende um pouco de mídia online, já deve ter ouvido falar sobre as famosas palavras-chave do Google, certo? Através do Analytics você poderá entender melhor quais termos convertem mais e quais podem levar um maior tráfego para o seu site.

Com essas informações em mãos, é possível otimizar campanhas que sejam mais baratas e efetivas ao mesmo tempo!

 

Corrija falhas

Se você está à procura de descobrir informações específicas sobre o seu comércio eletrônico, o Google Analytics oferece opções que podem surpreender.

Por exemplo, digamos que você queira ter acesso a mais informações sobre como os antigos clientes andam consumindo na sua loja virtual. Em uma rápida busca no Google Analytics, você descobre que 80% das vendas são feitas para clientes novos, que nunca tiveram a chance de estar em seu site antes.

Isso nos leva a algumas reflexões:

A notícia boa é que o seu site está realizando uma captação eficaz de novos clientes. Além disso, seus links patrocinados e SEO também estão fazendo um bom trabalho.

Mas se você está buscando aumentar seus lucros, a grande pergunta a ser feita é: por que os clientes mais antigos são responsáveis por uma parcela tão pequena do seu faturamento?

A questão pode inspirar diversas reflexões que te farão chegar em uma resposta.

Digamos que a falha esteja no atendimento e no pós-venda, por exemplo. Isso explica o fato de muitos clientes chegarem e poucos serem fidelizados.

A partir dessa informação, você poderá mobilizar sua equipe de forma a corrigir erros e parar de perder tantos clientes!

 

As abas no Google Analytics

Para saber mais como criar a Tag do Analytics para colocar a Loja Acesse: “Loja Virtual - Google Analytics para E-commerce

Aqui vamos focar nas vantagens que essa ferramenta gratuita pode trazer.

Ao incorporar o Google Analytics ao seu e-commerce, a interface do painel de controle pode ser um pouco complicada para quem está vendo pela primeira vez. Mas é apenas impressão, já que, com o tempo, o Google Analytics se torna bastante intuitivo e simples de ser usado.

Conheça mais sobre as possibilidades trazidas pelas abas da ferramenta:

 

Aba visitantes

Essa é uma aba que pode trazer dados geográficos muito úteis.

Através dela, você conseguirá detectar o quanto de penetração está tendo em determinada cidade, estado ou região. Caso as vendas estejam indo bem em um local qualquer, pode ser um sinal de que ali existe uma oportunidade.

Com a informação em mãos, que tal aumentar os anúncios segmentados para aquela região?

 

 

Aba Origens de Tráfego

É possível descobrir diversas informações relevantes através dessa aba do Google Analytics. Tais como:

- Quais palavras-chave vendem mais?

- Quais sites parceiros estão mandando mais tráfego para o seu e-commerce?

- Quais são os retornos da sua campanha de e-mail marketing?

 

Aba comércio eletrônico

A aba “comércio eletrônico”, como o nome indica, não poderia ser ignorada na hora de estudar melhores estratégias para o seu e-commerce!

Através dela, você terá as informações gerais do Google Analytics para a sua loja virtual.

Total de vendas, ticket médio, melhores dias da semana para as vendas.... Tudo isso te ajudará a melhorar as estratégias e vender mais.

Além disso, é através dessa aba que você terá acesso a dados bastante específicos. Quer saber quantas vendas do produto X foram geradas a partir de uma promoção feita pelo seu e-commerce? É completamente possível!

 

Depois de tantas provas, esperamos tê-lo ajudado a perceber a grande oportunidade que o Google Analytics traz para o seu e-commerce!

Está abrindo uma loja virtual e ainda não encontrou a plataforma ideal? Veja alguns de nossos planos de Loja Virtual! Existem pacotes a partir de R$39,90 mensais e você ainda poderá contar com uma empresa de tecnologia de ponta que já está no mercado desde 2003 te dando todo suporte necessário.

Talvez você goste

Top