Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Google AdWords: Saiba quanto investir!

31/07/2017 às 17:42 AdWords

Google AdWords: Saiba quanto investir!

Uma dúvida muito comum entre os jovens empreendedores é quanto eles devem investir em uma campanha no Google Adwords. Nesse texto, apresentamos algumas maneiras bem assertivas para estipular os valores iniciais necessários para ter um bom retorno financeiro.

Investimento com base nas taxas de conversão

Nesse quesito, é necessário definir primeiro quantos você pretende gerar com a campanha. Com esse valor definido, é hora de ficar ciente em suas taxas de conversão.

Campanhas de venda, visam uma conversão direta e possuem uma única taxa para a relação de número de visitantes que chegaram ao site e o número de vendas fechadas. Para campanhas, que representam uma conversão indireta, resumindo, onde o objetivo é converter visitantes em lead, e não torná-lo um cliente de imediato, o caminho é mais longo. Porém, no geral, os leads são contatos comerciais de potenciais clientes.

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

O primeiro passo é saber qual a taxa de conversão da landing page para qual o usuário será direcionado após o clique. Com o percentual de pessoas que convertem através da página, é hora de descobrir a taxa de conversão desses leads em oportunidades. Uma oportunidade é basicamente um contato que tem características ideais para comprar seus produtos ou serviços, ou que, pelo menos, demonstre estar bastante interessado em comprar.

O passo seguinte é conhecer as conversões de oportunidades em clientes. Geralmente, quando o lead se torna uma oportunidade, a equipe de vendas entra em contato com ele. Portanto, essa taxa reflete na eficiência de seus vendedores.

Depois, com o número de clientes que precisamos gerar e o percentual de pessoas que conseguimos converter em cada uma das etapas, é hora de fazer um cálculo reverso para saber quantas pessoas você precisa levar a sua página de conversão (landing page) para fechar as vendas.

Para ter as estatísticas corretas de uma landing page é preciso fazer o cálculo abaixo:

Visitantes (Taxa de conversão em leads x Taxa de Conversão em Leads em Oportunidades x Taxa de conversão de oportunidades em clientes) = Número de Clientes desejados.

Depois de saber ao certo quantas visitas você precisa ter, é possível prever também estipular o número de cliques que serão necessários em meus anúncios, considerando que cada clique gere uma visita.

O próximo passo é selecionar as palavras-chave que iremos comprar utilizando o Planejador de Palavras Chave do Google. Por os que querem ter apenas uma ideia superficial do investimento, a média simples dos valores das palavras-chave fornecidos pela ferramenta multiplicada pelo número de cliques necessários já é suficiente para ter uma noção. Caso já tenha feito campanhas do Google AdWords antes, é possível utilizar o custo por clique (CPC) médio das campanhas para fazer essa conta.

Ainda é possível exportar a lista de palavras para o Excel. Como as palavras possuem um volume de busca e preços diferentes, que são fornecidos no serviço, é natural que algumas irão ativar mais seu anúncio do que outras e irão consumir mais verba do que outras. A dica é fazer uma previsão, o mais assertiva possível, fazendo uma média ponderada, para definir as palavras escolhidas.

Com essa média, podemos multiplicar pelo número de cliques necessários para saber o valor que é preciso investir.

Confira também os principais mitos sobre o Google AdWords.

Diferente do que muitos pensam, é possível definir quanto será o lucro por venda por meio de uma campanha do Google AdWords. Para isso, é precisa entender a formação do preço do produto ou serviço, conhecendo sua marge de lucro e a porcentagem necessária para o investimento em marketing digital.

Pensando na lucratividade do investimento, é possível calcular os valores, definindo uma meta de vendas, conhecer as taxas de conversão e de cliques que precisamos comprar. O diferencial aqui é para ser mais preciso no investimento e atingir o lucro desejado, é necessário estabelecer o valor máximo do custo por clique (CPC).

Estabelecendo o valor máximo do custo por clique, o passo seguinte é selecionar as palavras-chave que se adéquem ao CPC.

Confira outras dicas para definir os valores de sua campanha no Google AdWords:

Faça um estudo prévio!

O Google AdWords funciona no sistema de leilão, ou seja, utiliza diferentes palavras têm diferentes demandas, por isso a plataforma tem preços variados. Por isso, é mais difícil estipular um valor ideal generalizado para todo o mercado, os valores devem ser analisados para uma campanha específica.

A dica é utilizar a ferramenta de palavras-chave do Google de uma forma inteligente. Faça uma estimativa e tenha ideias de uma quantidade boa de palavras. Busque por palavras-chave que tenham um equilíbrio entre um bom volume e um custo por clique que não seja muito alto.

Pague para aprender!

De início, aprender é o mais importante. Até os mais especialistas não costumam acertar em todas as campanhas e ter um rendimento muito lucrativo. A ideia é que o orçamento inicial sirva para diagnosticar e descobrir o que funciona para as campanhas da sua empresa. Use as estimativas dos primeiros passos para ter uma média de quanto custaria para obter pelo menos 50 cliques num único termo. Daí, mensure os resultados e avalie as palavras-chave e veja o que é lucrativo e o que não é.

Pequenas e médias empresas de diversos segmentos, é possível ter uma ideia dos primeiros resultados e entender melhor a ferramenta, gastando em média R$ 500 mensais.

Escale com um orçamento infinito

O melhor de realizar a dica acima é descobrir quais são as opções que te garantem um retorno lucrativo. Conhecendo melhor o custo por aquisição (CPA), que é o custo por clique dividido pela taxa de conversão, e tendo uma ideia do retorno esperado sobre cada cliente, é possível definir os grupos de anúncios lucrativos e nestes casos podemos fazer um “orçamento infinito”.

Sabendo esses custos, é possível aumentar o orçamento de forma consciente, até chegar ao ponto de saturação. Essa estratégia é chamada de orçamento infinito.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para hospedagem,Google AdWords, loja virtual, streaming, revenda de hospedagem, entre outros.

Gostou de nosso post? Compartilhe: