Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça os principais mitos sobre o Google Adwords

23/07/2017 às 11:51 Marketing

Conheça os principais mitos sobre o Google Adwords

Quando as empresas buscam expandir sua marca para o mundo virtual, várias estratégias são disponibilizadas para esse tipo de publicidade, como é o caso do Google AdWords. O Google Adwords é uma plataforma da Google que oferece serviços de links patrocinados no maior buscador da internet, disponibilizando esse espaço para anunciantes virtuais que querem promover os produtos e serviços de sua marca na hora em que os usuários estiverem pesquisando por algo na internet. Desse modo, não se trata apenas de um atalho entre um potencial público-alvo de determinada empresa, mas de tornar a experiência dos internautas mais direcionada e eficiente, ao encontrarem o que realmente procuram.

O Google AdWords é uma ferramenta que constantemente passa por atualizações e aperfeiçoamentos, além de oferecer recursos interessantes que propiciam buscas cada vez mais segmentadas tanto para os anunciantes cadastrados quanto para os internautas, por meio de palavras-chave, localização geográfica e perfis de consumidores, por exemplo, que direcionam a proposta da empresa e poupam o tempo dos clientes online nessa pesquisa.

Apesar do sucesso do Google AdWords e sua relevância nas estratégias de marketing digital, há alguns mitos sobre essa ferramenta que muitas vezes impedem que os seus usuários usufruam integralmente das vantagens que ela oferece, despotencializando o êxito de sua empresa no mundo virtual. Conheça alguns desses mitos.

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

1 – No Google AdWords é só pagar para o anúncio aparecer e minha empresa lucrar com essa publicidade: não é bem assim na prática. Assim como toda estratégia do marketing digital, não basta apenas recorrer ao que ele tem de melhor, mas é preciso dedicação e constante aperfeiçoamento. Diferente da busca orgânica, que é gratuita, pois não se paga por cliques ou por visitas a sua página, mas que exige mais trabalho de divulgação e resultam de médio a longo prazo, o Google AdWords é pago pelas interações ou visualizações desejadas e, em menos de um dia, o anúncio já é exibido exponencialmente, todavia, isso não é o bastante. Se fosse assim, apenas grandes e milionárias marcas seriam exibidas no buscador da Google, não é mesmo? Quando se anuncia no Google AdWords, a marca participa de uma espécie de leilão em que o preço que se deseja pagar por cada palavra-chave associada ao seu anúncio é estipulado, assim como uma ferramenta chamada “índice de qualidade” que multiplica o seu lance ajuda a definir sua posição no ranking de pesquisa. Esse índice avalia qual é a relevância de seu conteúdo com relação à palavra-chave escolhida e é por essa informação que se orienta, assim pagar mais não é certeza de sucesso.

2 – O Google AdWords é eficaz somente para marcas com potencial de investimento muito alto: assim como explicamos que não é apenas suficiente dedicar-se financeiramente nessa publicidade, esse investimento não é necessariamente proporcional ao sucesso do anúncio no mundo virtual. Ser flexível é uma das grandes vantagens da ferramenta, inclusive financeiramente, ela está aberta para toda categoria de anunciantes é varia de mil a dez mil reais destinados a ela, por exemplo. Embora os investimentos maiores corroborem retornos mais positivos e mais rápidos, a plataforma também foi pensada para empresários com menos capital, estimulando-os a se cadastrarem e começarem aos poucos no Google AdWords até que tenham um retorno satisfatório e possam aumentar o seu investimento. Logo, pagar mais no Google AdWords não faz com que sua marca fique à frente de quem paga menos, já que o valor investido não é o único fator de posicionamento do anúncio online da empresa. Há outras métricas em que valem a pena o investimento.

3 – O Google AdWords é uma garantia de que o site da minha empresa apareça no topo da primeira página do Google: as estratégias de marketing digital reúnem mais de duzentos fatores que influenciam nesse tipo de ranking de definição de quais marcas estarão na frente de outras na hora da pesquisa orgânica em seu buscador. Logo, apenas vincular-se ao Google AdWords não é garantia desse tipo de destaque. Vale ressaltar que a ferramenta é muito vantajosa, mas o estudo do funcionamento e os critérios de SEO é mais eficaz.

4 – Quanto mais palavras-chave forem usadas no Google AdWords, mais chances minha empresa terá de se destacar: essa não é necessariamente a fórmula da melhor publicidade, o que importa aqui não é a quantidade, mas a qualidade desses temos. Por exemplo: palavras-chave sem sentido, desconexas ou desconhecidas não retornam com muitas pesquisas, independentemente de sua quantidade.

5 – Apenas a quantidade de visualizações conseguidas é importante no Google AdWords: não se questiona que o alcance de sua publicidade pode ser medido pela quantidade de pessoas que o visualizam na busca, entretanto, se o seu público-alvo não é atingido, a campanha não teve tanto sucesso assim. A ideia de segmentação proposta pelo Google Adwords, e pelos mecanismos do marketing de um modo geral, é voltada para esse tipo de engajamento e de fidelização. Direcionar seus produtos e serviços para clientes realmente interessados neles e para potenciais consumidores gera resultados mais relevantes para sua marca. Acompanhe nossas dicas e saiba mais sobre o mundo do marketing digital no ISBrasil!

Gostou de nosso post? Compartilhe: