Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Glossário tecnológico para entender sobre hospedagem de sites

Glossário tecnológico para entender sobre hospedagem de sites

22/10/2017 às 17:20Hospedagem de SitesAjuda

Saber onde hospedar o seu site é um grande dilema para muitos que estão pensando em começar um negócio online. Até porque existem muitas questões envolvidas no assunto e diversos termos que muitos nunca ouviram falar. Então como saber o que é bom ou ruim para o seu negócio online? É por isso que preparamos um glossário tecnológico para você entender tudo o que precisa sobre hospedagem de sites. Dessa forma, fica mais fácil também tomar algumas decisões para iniciar o seu negócio online.

O que é hospedagem de sites?

Vamos começar pelo básico.  A hospedagem é o serviço que permite que seu site seja visto por outros na Internet. Um provedor oferece espaço no seu servidor, de modo que outros computadores em todo o mundo possam acessar seu site por meio de uma rede. Existem milhares de serviços de hospedagem disponíveis hoje na internet, que vão desde serviços gratuitos com opções limitadas a serviços de hospedagem de negócios especializados. A melhor opção para você depende principalmente de como você planeja usar seu site e quanto você pretende e pode gastar.

Conheça o nosso serviço de de Hospedagem de Sites. O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando o seu negócio na internet.  Temos planos a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

O que é servidor?

Um dos termos mais importantes que você deve aprender é o servidor. Um termo que precisa estar em qualquer glossário tecnológico sobre hospedagem de sites. Um servidor é basicamente um computador projetado para processar e entregar dados para outros computadores na internet. Embora qualquer computador que possa executar determinados softwares possa funcionar como um servidor, o uso mais típico da palavra refere-se às máquinas muito grandes e de alta potência que funcionam como bombas empurrando e puxando dados através da internet.

O que é Blog?

Blog é um tipo específico de página, que conta com postagens individuais e, muitas vezes, temporais. Um site pode ter um blog dentro, onde posta conteúdo sobre determinados assuntos. Se você se interessou sobre o assunto, veja um passo a passo para criar o seu blog.

O que é um provedor?

Um provedor nada mais é do que uma empresa que fornece o serviço de hospedagem de sites. Essa empresa é responsável por manter o servidor em site está hospedado, funcionando. Além disso, um provedor pode oferecer diversos outros serviços para seus clientes como formas de complementar o pacote de hospedagem. Os serviços podem variar de suporte técnico especializado, mais espaço para seu servidor, diferentes tipos de hospedagem e até registro de domínio.

O que é um domínio?

Um domínio é basicamente o nome que você dá para o seu site para que ele possa ser acessado por outras pessoas. Até aí tudo certo, mas como isso funciona? Domain Name System, ou DNS, é o sistema de nomeação para dar endereços a servidores e páginas da internet. Funciona mais ou menos como números de telefone internacionais, já que o sistema de nomes de domínio dá a cada servidor um endereço memorável e fácil de serem encontrados pelo grande público. Ao mesmo tempo, os nomes de domínio escondem o endereço de IP realmente técnico que a maioria das pessoas que acessam o seu site não está interessada.

O que é endereço de IP?

Saber o que é um endereço de IP é importante por diversas razões, por isso colocamos ele em nosso glossário tecnológico para entender sobre hospedagem de sites. IP é a sigla para Internet Protocol (protocolo de internet, do inglês), mas o que isso significa, afinal? Um protocolo de internet é um tipo de conjunto de regras que regulam a atividade da internet e facilitam a conclusão de uma variedade de ações na rede. Ainda difícil de entender? Bom, vamos explicar de outra forma. Se o domínio é o nome do seu site, o endereço de IP funciona mais ou menos como um documento dele, ou seja, todo esse conjunto de regras sendo seguidas ou não vão ser reconhecidas tecnicamente através do endereço IP do seu site. Apesar de ser um termo mais técnico, é importante entender o que é e como funciona um endereço de IP para que você não tenha dúvidas se algum problema relacionado ao assunto surgir.

O que é cPanel?

O cPanel é simplesmente o painel de controle de hospedagem mais conhecido da internet e fornecido por muitos provedores de hospedagem para proprietários de sites, que lhes permitem gerenciar seus sites a partir de uma interface simples e muito funcional. Este programa oferece aos usuários uma interface gráfica da qual eles podem controlar sua parte do servidor e realizar suas alterações de forma simples e sem precisar ter muitos conhecimentos de programação. Até por isso, as ferramentas fornecidas pelo cPanel são projetadas para simplificar a execução e o controle de um site. Ele usa uma estrutura em camadas que permite diferentes níveis de acesso.  Os donos de sites podem controlar tudo isso através do próprio navegador, o que facilita muito a vida de todos. (Leia mais sobre o que faz uma hospedagem de site ser de qualidade)

O que é cloud computing?

O cloud computing é nada mais nada menos do que a tão falada computação em nuvem, sistema que vem ganhando cada vez mais força e, consequentemente, mais adeptos. É também um termo essencial a ser aprendido em qualquer glossário tecnológico que fale sobre hospedagem de sites hoje em dia. Cloud computing, por definição é o armazenamento e o acesso de dados e programas pela internet em vez de alguma plataforma física. A nuvem é apenas uma metáfora para a própria internet. Ele remonta aos dias de fluxogramas e apresentações que representariam a gigantesca infraestrutura de um servido da internet assim como uma nuvem, aceitando conexões e distribuindo informações enquanto flutua.

Esperamos que com esse glossário tecnológico, você tenha conseguido entender um pouco melhor sobre hospedagem de sites. É claro que isso é apenas um resumo de um assunto que você pode se aprofundar muito mais, principalmente no que interessa você e no que pode fazer o seu negócio online evoluir.

Gostou de nosso post? Compartilhe: