Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

GitHub o que é e qual sua importância:

30/04/2021 às 08:38 Hospedagem de Sites

GitHub o que é e qual sua importância:

Entender o significado de GitHub o que é e a importância dele, é algo muito necessário atualmente. Entender como utilizar em seu negócio é muito importante, pois essa ferramenta apresenta várias funcionalidades e benefícios para desenvolvedores. Essa plataforma de hospedagem de código-fonte nos permite desenvolver vários projetos colaborativos em ambiente muito parecido com uma rede social.

Aqui, os programadores e desenvolvedores compartilham seus projetos, para que o código também seja desenvolvido por mais pessoas de vários lugares do mundo. Isso também pode ser uma oportunidade de resolver problemas.

A pergunta é, você vai perder a oportunidade e correr o risco de não ter conhecimento sobre o GitHub o que é e suas funcionalidades? Não né? Então continue lendo as seguintes informações:

GitHub o que é?

O GitHub é como uma referência para uma rede social utilizada por desenvolvedores e programadores, antes disso, vamos entender melhor a origem dessa palavra. A primeira significa “Git” e faz referência a um sistema informatizado, que é usado com o objetivo de criar projetos nas quais os diversos desenvolvedores podem trabalhar ao mesmo tempo.

A segunda palavra “Hub” possui relação com a conexão entre esses profissionais programadores que estão em várias regiões diferentes. Desse modo, podemos dar um conceito ao termo GitHub como rede social usada por desenvolvedores e programadores.

O GitHub também é uma plataforma online de trabalho colaborativo, os usuários compartilham projetos que estão desenvolvendo e outras pessoas podem trabalhar nele. Em vários casos, os trabalhos são em desenvolvimento e softwares. Porém, o GitHub está mudando, e recebendo novas tendências de equipes com segmentos diferentes.

Surgimento do GitHub:

Foi lançado em 2008, e teve a atuação de quatro desenvolvedores para sua criação e finalização para o lançamento. Eles foram Chris Wanstrath, J. Hyett, Tom Preston-Werner e Scott Chacon. Para o desenvolvimento, escolheram a Ruby on Rails que era a tecnologia da época. E segundo alguns relatos, ainda é usado nos dias de hoje.

Ele foi aceito rapidamente pela comunidade de desenvolvedores e programadores, após o seu lançamento em 2009 já tinham mais de 90 mil usuários. Já em 2010, ele atingiu 1 milhão e em 2013 passou de 10 milhões de usuários novos. Em 2018 foi o momento de grande marco, foi comprado pela Microsoft por R$7.5 bilhões de dólares.

Ele se tornou a comunidade de código aberto mais usada no mundo inteiro, contando com mais de 4 milhões de repositórios e 40 milhões de membros.

O que significa o Git?

Podemos dizer que ele é o software para criar e gerar projetos, onde temos a atuação de vários desenvolvedores e programadores trabalhando ao mesmo tempo. Foi desenvolvido por Linus Torvalds em 2005, e precisamente para a criação Kernel do Linux. Hoje utilizamos para elaboração de qualquer site, código ou software de forma mais rápida e totalmente inteligente.

O recurso que faz essa ferramenta ser útil é o sistema de controle de alterações, tornando tudo mais prático. Portanto, cada vez que alguém mudar o código será gerado uma nova versão para aquele projeto. Dessa forma, não corremos nenhum risco e evitamos a perda de informações.

No Git, não há nenhum problema com código sobrescrito e nem perda de informação, as versões são salvas no próprio repositório, que é o diretório onde são armazenados os arquivos do projeto publicado para desenvolvimento. Podemos guardar esse repositório no computador ou utilizar uma plataforma como a GitHub que é online.

O Git é usado para trabalhos em equipe dentro de um mesmo código, porém muitos programadores estão utilizando o sistema para projetos individuais, sendo atraídos pela quantidade de recursos que a ferramenta pode oferecer para eles.

O que significa o Hub?

Aparelho utilizado em informática, que possibilita a conexão de computadores a uma rede onde ocorre o compartilhamento de informações. O Hub também é conhecido como “concentrador”, e foi um dos primeiros equipamentos utilizados para a troca de informações realizada entre computadores de uma rede local.

Esse é mais simples de entender, não demanda tanta explicação. Agora podemos continuar a falar sobre os outros pontos do GitHub o que é e como utilizar para desenvolver projetos.

Qual a melhor forma de usar o GitHub?

Ele é uma ferramenta útil para organizações e pode ser utilizado em diversas finalidades diferentes. Entre todas elas, podemos ressaltar o branch, pull request, gerenciamento de projetos, Fork, repositório e comparação entre dois ou mais commits. Acompanhe:

O Branch:

Ele faz referência a uma cópia de repositório, podemos utilizar para desenvolver projetos individuais, sem ter a necessidade alterar o diretório original. Desse modo, a finalização será feita com a combinação novamente com o repositório original.

Essa ferramenta é muito útil, garante mais opções para finalizar um determinado projeto. As opções podem ser testadas de maneiras separadas, é possível fazer a inclusão de códigos definitivos e quando for decidir qual é a melhor alternativa.

Pull Request:

É quando informamos aos outros membros do grupo que vamos incorporar o branch no repositório original. Destacamos que os usuários desse grupo podem aceitar ou não o pull request. Quando abrimos essa opção, tornamos possível a discussão e argumentação de trabalho com os co-criadores do projeto.

Gerenciamento de projeto:

O gerenciamento de projetos é um dos melhores benefícios do GitHub, a gestão de procedimentos é muito complexa e abrangente. O projeto é como uma referência a um esforço temporário para criar um produto ou serviço mais específico. Gestão de projetos é o conceito que está relacionado com tudo isso.

O gerenciamento de projetos envolve as práticas que envolvem o planejamento, organizações de recursos e colocamos em prática todo o plano para acompanhar o desempenho através das métricas estabelecidas.

Essa ferramenta é muito útil, ajudando as equipes de desenvolvedores a compartilharem seus projetos e acompanharem a continuação das atividades, e isso facilita o trabalho de gestão.

Fork:

Forking é realizar um projeto baseado em outro, é muito usado para incentivar o desenvolvimento de softwares entre redes. Ele acontece quando encontramos um projeto que passamos a ter interesse e queremos contribuir, dividindo o repositório e realizando alterações que desejamos.

É como se estivéssemos criando uma bifurcação em algum caminho, nesse caso o projeto e o usuário desenvolver devem seguir um novo rumo partindo dele próprio.

Repositório:

Por meio dele também podemos criar um repositório público, e nesse local os colaboradores de um determinado projeto conseguem ver a descrição com detalhe sobre o projeto, isso facilita a comunicação entre as pessoas que estão participando do desenvolvimento desse projeto.

Comparação de commits:

Uma prioridade importante, e faz referência a comparação de um determinado ramo com outro. É possível fazer a comparação de um commit recente com uma versão um pouco antiga, com o objetivo de verificar as mudanças que foram realizadas em determinado período de tempo.

Importância do GitHub para empresas:

É uma importante ferramenta para trabalhos em equipe, quando o trabalho envolve um software ou site, que deve ser criado em grupo, a plataforma facilita toda a gestão desse projeto. Também temos essa ferramenta para empresas que é conhecida como GitHub Enterprise. E nele conseguimos encontrar uma grande oportunidade de gerenciamento de trabalho em equipe.

A segurança é um assunto sério aqui, algo fundamental quando se trata de projetos desenvolvidos digitalmente. O que realmente atrai a atenção é o fato de toda a equipe conseguir trabalhar ao mesmo tempo! Em lugares diferentes, ou seja, cidades e regiões de diversos lugares do mundo.

A automatização de fluxos de trabalho é fundamental para os negócios atuais, e o GitHub faz isso ser cada vez mais possível. Os recursos que encontramos dentro da plataforma nos ajudam a desenvolver os projetos, facilitando o crescimento dele como um todo.

Como é possível utilizar o GitHub?

Aposto que além de ter entendido sobre o GitHub o que é, você também quer saber como usar, certo? Pois bem, para conseguir utilizar o GitHub precisaremos criar uma conta, ela pode ser pessoa ou de uma equipe. Você poderá escolher entre a gratuita e outras destinadas para equipes que vão utilizar código aberto.

Se você quer ter vantagens, como por exemplo, ter um repositório privado, poderá adquirir uma das opções pagas que estiver disponível. Depois de entrar no site e criar a conta com todos os dados que forem solicitados, dentro de alguns minutos eles enviam um e-mail de confirmação para confirmar o começo do uso da plataforma. Confirme o e-mail para estar disponível o acesso ao ambiente da ferramenta, e pronto! Tudo está certo para você acessar e começar a publicar projetos com sua equipe de marketing digital.

GitHub pode ser usado em wordpress?

Para quem já usa o WordPress, sabe que é bom usar plugins da plataforma. E fora dele também podemos encontrar vários tipos de plugins para usar na plataforma. Uma dessas é o próprio GitHub, que disponibiliza para os usuários uma variedade de códigos que são incríveis para trabalho.

Para acessar poderemos utilizar duas formas, uma delas é instalar o plugin pela própria plataforma do GitHub, ou utilizar um plugin encontrado no próprio wordpress para facilitar tudo. Vamos conhecer um passo a passo deles:

Instalação através da própria plataforma GitHub:

Primeiro precisamos baixá-lo, para começar digite o nome do plugin que você quer (GitHub).  Irá aparecer uma imagem do wordpress, você deverá baixar, basta clicar no botão verde escrito “clone of download”. Depois é só adicionar normalmente no diretório do wordpress, caso você não conheça siga o seguinte /WP_content/plugin”, e pode ser por FTP ou cPanel. E pronto, o plugin já está disponível para uso.

Instalação do plugin pelo próprio wordpress:

Antes dele, precisamos instalar outro plugin que nos permita incorporar os repositórios diretamente dentro do WordPress. O plugin que recomendamos é o GitHub Embed, ele recebe atualizações constantes, e funciona de forma excelente. Com ele iremos poder incorporar diretórios do GitHub copiando o Url, e a partir daqui podemos instalar o plugin por meio das instruções do WordPress.

O wordpress é ótimo e nos permite usar plugins para personalizar o blog, sem ter necessidade de ser um profissional especializado em programação delphi. E até mesmo para quem tem mais experiência, é um sistema de gestão de conteúdo com vários recursos que podem trazer mais potências no domínio na internet.

E os recursos do próprio wordpress aumentam se acessarmos grandes coleções de repositórios que há no GitHub. Também é possível encontrar vários outros plugins que são capazes de satisfazer diferentes necessidades.

No GitHub podemos encontrar diversos materiais incrivelmente amplos, e a maioria dos diretórios são de códigos e softwares que facilitam a plataforma. Isso tem atraído diversos usuários, desenvolvedores e programadores. O wordpress e o GitHub estão cada vez mais comuns como ferramentas de trabalho, podemos encontrar diversos recursos e variedades que é possível utilizar em blogs.

O que podemos colocar no GitHub?

Quando criamos uma página no GitHub, podemos colocar vários projetos que estamos desenvolvendo para que outros profissionais possam ter acesso. Se eles tiverem interesse, podem participar e trabalhar nele.

Tudo pode ser adicionado lá, não apenas assuntos de programação. Por exemplo, seu trabalho da faculdade ou outro pessoal, pode ser adicionado e ajudar outra pessoa de alguma empresa que esteja procurando aquele assunto.

Podemos adicionar vários projetos pessoais ou de trabalho, ajudando outros desenvolvedores e outros profissionais da área de hospedagem de sites. Além disso, no GitHub também podemos encontrar oportunidades de trabalho, existem recrutadores por lá que estão selecionando alguns perfis.

Essa pode ser sua oportunidade de emprego, e sua experiência em vários projetos de programação e desenvolvimento de software ou outros assuntos para web.

Conclusão:

Agora que estendemos sobre o GitHub o que é e como você pode usar para desenvolver seus projetos, ou colaborar com projetos publicados nele, e conhecer as oportunidades de trabalho. Comece a utilizar a ferramenta, aplique tudo o que leu aqui e comece a utilizar o sistema de projetos.

Lembrando que o GitHub não precisa unicamente ser usado por programadores, centenas de outros profissionais estão lá compartilhando projetos todos os dias e momentos. Vale a pena conhecer esse espaço que é muito parecido com um Rede social, e trabalhar em vários projetos e códigos diferentes para aprender mais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: