Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Gestor de marketing: como pesquisar tendências de consumo

12/07/2018 às 20:06 Ajuda

Gestor de marketing: como pesquisar tendências de consumo

O empreendedor, ao decidir abrir um negócio, tem que escolher se vai apostar em mercados conhecidos, onde a concorrência já está estabelecida e entrar na guerra de preços ou se vai arriscar em novos horizontes, explorando tendências de mercado e descobrindo seu novo nicho de atuação.

Ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens para os empreendedores. Se você optou pela segunda alternativa, não deixe de ler esse artigo até o final.

Conheça algumas dicas de como o gestor de marketing pode pesquisar as tendências de consumo e fazer sua empresa consolidar sua marca ainda mais. 

Por que entender o comportamento do consumidor é tão importante?

Ao conhecer o comportamento do consumidor, é possível traçar ações mais eficazes de prospecção e vendas, aprimorar sua estratégia de comunicação e desenvolver melhorias no produto de acordo com o que o seu cliente realmente precisa.

Antes de tomar uma decisão de compra, os consumidores pesquisam, buscam informações e pedem opinião para poder conhecer melhor as marcas e tomar uma decisão com segurança.

Da mesma forma, as marcas precisam reunir o máximo de informações sobre seus consumidores, para que possam oferecer a eles os produtos ideais da melhor forma possível e nos canais de venda certos.

Descobrir novos nichos de mercado com a coleta de dados

A arte de descobrir mercados, criar hábitos de consumo e inovar nem sempre é tarefa fácil, mas os resultados vem a longo prazo, são certos e possivelmente maiores. 

Mas tudo isso se deve a um exercício de análise, de pesquisa, de colocar a mão na massa e de entender os novos rumos e criar negócios a partir disso. 

Você deve ir além e precisa descobrir oportunidades de negócio dentro de um contexto que ainda não foi explorado e que tem chances potenciais de dar certo. 

Cada empreendedor vai descobrir um jeito particular de ponderar suas expectativas, o mercado que mais gosta e as previsões futuras da sociedade.

A famosa coleta de dados na internet é uma excelente opção para saber quais são as principais tendências de consumo no momento. Leia nosso post sobre Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Utilize as ferramentas de pesquisa disponíveis na internet    

A importância de uma pesquisa de tendência de consumo bem feita através da coleta de dados de mercado através das ferramentas disponíveis na internet, é crucial para ditar quais serão os rumos do seu negócio. 

O próprio Google oferece algumas ferramentas de análise de dados que vão ajudar o gestor de marketing a fazer uma pesquisa eficiente e detalhada.

Ao entender o comportamento do consumidor, é possível oferecer tudo o que ele precisa para se sentir empoderado. 

Os canais de comunicação que ele está habituado, as redes sociais que ele está familiarizado, as promoções que ele considera mais atrativas, a experiência que ele gosta e o produto que ele deseja.

Todas essas informações devem estar de posse do gestor de marketing para tomar decisões mais assertivas sobre as tendências de consumo atuais. 

Tendências de comportamento do consumidor

Entender o comportamento do consumidor da sua marca é fundamental.

Mas existem algumas tendências de consumo que estão acontecendo com a maioria das pessoas que o gestor de marketing deve estar atento. 

https://www.isbrasil.info/blog/sar/blog_posts/cadastro/1303

Consumidor mobile    

A tendência das pessoas em todo o mundo é ser cada vez mais dependente dos dispositivos móveis.

Segundo uma pesquisa recente, 70% dos internautas acessam as redes sociais somente pelos smartphones, enquanto 27% acessam através dos computadores tradicionais. Aprimore seus conhecimentos em fidelizar clientes com email marketing

Outro dado revelador, é que 73% dos internautas com smartphone já fizeram pelo menos uma compra pelo dispositivo e 95% deles estão satisfeitos com suas experiências de compra.

Ainda de acordo com a pesquisa, 6 em cada 10 consumidores mobile sempre usam os dispositivos móveis em um ponto de venda para pesquisar o preço dos produtos ou serviços que está avaliando pela internet.

O que as marcas precisam fazer para se adaptar ao mobile?

Primeiramente, você precisa avaliar sua presença nos dispositivos móveis. Seu site, blog e e-mails enviados são responsivos? Se você possui um e-commerce, como é a experiência de compra pelo mobile?

É possível inserir os dados de pagamento e concluir a compra pelo site da loja no dispositivo móvel ou pelo aplicativo? 

Todas essas são perguntas muito importantes e não podem ser deixadas de lado em tempos de mobilidade.

Você não precisa ser uma grande marca para explorar as oportunidades do e-commerce. 

Mas é preciso conhecer o comportamento do seu consumidor.

Será que os seus clientes já tem o hábito de fazer compras pelo smartphone? Em quais momentos ele opta pelo e-commerce e em quais situações prefere se dirigir às lojas físicas? Quais meios de pagamento ele mais utiliza?

Não importa qual é o seu negócio ou o tamanho da sua empresa. Ter sites e e-mails que sejam adaptados para dispositivos mobile é indispensável nos dias de hoje.

O que vale é a experiência do cliente

Se você trabalha com marketing, provavelmente já ouviu dizer que estamos vivendo a era da experiência. Mas o que isso quer dizer na prática? 

Significa que os consumidores estão cada vez mais exigentes e ávidos por um algo novo e marcante.

Eles querem uma experiência que seja única, em todos os sentidos. Querem atendimento rápido, eficiente e personalizado. Querem experiências agradáveis e sugestões personalizadas. Conheça nosso serviço de Email Marketing

Ao escolher entre dois produtos concorrentes, os clientes bem sempre optam por escolher aquele que oferece mais qualidade.

Cada vez mais, escolha é feita baseada naquele que oferece ou promete a melhor experiência. Você precisa estar preparado para oferecer uma boa experiência para o seu consumidor em qualquer um dos diferentes pontos de contato com a marca.

Empoderamento do consumidor

Juntamente com a experiência, vem o empoderamento do consumidor. Mais do que ter uma experiência bacana, o consumidor quer se sentir empoderado.

Isso quer dizer que o consumidor quer sentir que tem direito de escolha e poder para tomar decisão. 

Para isso, as marcas precisam oferecer opções, ferramentas e usabilidade que ofereçam a melhor experiência e facilitem a tomada de decisão do consumidor. 

Existem diferentes formas de fazer isso. A principal delas é entendendo o comportamento do consumidor com seu produto ou serviço.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas.

Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 
 

https://www.isbrasil.info/blog/sar/blog_posts/cadastro/1303

Gostou de nosso post? Compartilhe: