Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Gestão de redes sociais: Os segredos para aumentar o tráfego do site

12/08/2020 às 11:20 SEO

Gestão de redes sociais: Os segredos para aumentar o tráfego do site

Tudo que você precisa saber sobre gestão de redes sociais

Fazer uma boa gestão de redes sociais é importante para conquistar uma boa audiência e atrair o público ideal para o seu negócio. Se você conseguir utilizá-las para direcionar tráfego para o site, amplia as chances de conseguir vender mais e aumentar o faturamento.

Mas como isso pode ser feito? É o que vamos responder neste artigo. Continue conosco e saiba mais sobre a importância desse trabalho e qual é o papel das mídias sociais para o sucesso do seu site!

A importância de gerar tráfego para o site

Aumentar o tráfego do site é sinônimo de ter um número maior de visitantes na loja virtual ou no blog. Com isso, as chances de conseguir aumentar as vendas (e o faturamento) se tornam maiores.

Quando isso é feito de forma orgânica, é melhor ainda, uma vez que você não precisa investir grandes quantias em dinheiro para atrair pessoas para o seu site. Assim, os lucros que se consegue obter no digital se tornam maiores.

Como a gestão de redes sociais pode contribuir para esse objetivo

Uma boa estratégia na gestão de redes sociais contribui para atrair um público maior para a sua marca. Contudo, ela também pode ajudar a aumentar o tráfego para o site, o que pode ser uma grande aliada para converter mais vendas e ampliar o faturamento. A seguir, listamos algumas dicas que vão ajudar nesse processo.

Conheça bem o seu público

Antes de tudo, você precisa ter a sua persona bem definida. Ela nada mais é do que uma representação de quem é o seu cliente ideal. Então, você traça um perfil com informações que incluem:

  • gênero;

  • idade;

  • localização;

  • preferências;

  • cargo;

  • hábitos de consumo;

  • hobbies.

Com base nisso, fica mais fácil saber quem são as pessoas que têm potencial para se tornarem clientes. A partir daí, você consegue definir qual é a comunicação mais adequada e os tipos de conteúdos que vão atrair essas pessoas.

Esteja presente nas redes sociais onde seu público está

Agora que você já conhece bem quem é o seu público, é o momento de definir em quais redes sociais ele está e, portanto, onde você deve criar perfis para a sua empresa. 

Se você tem uma loja de roupas e acessórios para mulheres jovens, por exemplo, faz mais sentido estar no Instagram do que no LinkedIn, não acha? É esse tipo de análise que deve ser feita.

Não precisa se preocupar em ter perfis em todas as plataformas existentes. Foque naquelas que podem trazer mais resultados e tenha uma boa estratégia para elas. Isso é bem mais eficaz do que estar em todas as mídias, mas não conseguir fazer uma boa gestão de redes sociais na prática.

Crie conteúdos de qualidade

Outro ponto muito importante é a criação dos conteúdos para as redes sociais. É preciso planejá-los com cuidado e elaborar publicações que sejam atraentes para a sua audiência. 

A qualidade é fundamental não só para reter essas pessoas no seu perfil como também para estimular a conversão — e conquistar a venda.

Por isso, vale a pena criar posts que sejam educativos, bem-humorados (de acordo com a sua persona) e recheado de dicas. Dependendo do seu nicho, vale a pena usar memes e até aproveitar conteúdos que viralizaram nas redes.

O importante é não deixar que os seus perfis sejam utilizados somente com a proposta de vender. A divulgação excessiva pode se tornar cansativa e afastar algumas pessoas. Lembre-se sempre de que o objetivo dessas plataformas é priorizar o relacionamento.

Estimule o compartilhamento dos conteúdos

Uma boa ideia para aumentar o tráfego do site por meio da gestão de redes sociais é estimular o compartilhamento dos conteúdos. Você pode fazer essa solicitação para seus seguidores nas redes sociais, o que ajuda a aumentar o alcance dos seus posts e atrair mais pessoas — que podem se tornar clientes.

Também é possível fazer outro caminho. Nesse caso, você aposta no compartilhamento das páginas do seu site. Assim, se a pessoa encontrar um conteúdo interessante ou um produto em oferta, poderá levar as informações para as redes pessoais e promover a sua marca para outros clientes em potencial.

Tente parcerias com microinfluenciadores

Se for o caso, considere fazer parcerias com microinfluenciadores, especialmente se o seu negócio for mais regional. Os blogueiros podem fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca e, consequentemente, as vendas aumentem. 

Porém, é preciso ter cuidado com essa estratégia. Não deixe de solicitar o kit mídia desses influenciadores a fim de avaliar se os seguidores deles realmente têm o perfil de cliente que você deseja alcançar e se os números ligados ao engajamento são bons. 

Lembre-se que quantidade de seguidores é uma métrica de vaidade e, apenas por si, não é suficiente para indicar se determinado perfil tem mesmo um bom alcance nas redes sociais. Isso ajuda a evitar cair em ciladas.

Se possível, invista em anúncios

Dependendo de como estiver o seu orçamento, invista em posts patrocinados nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, você pode configurar o anúncio para gerar mais cliques no site informado no seu perfil.

Então, você pode anunciar alguma promoção interessante e direcioná-la para um público que tem o perfil que se deseja alcançar. Existe uma boa chance de algumas pessoas visitarem o site e até mesmo concluir a compra.

Ainda que algumas não estejam preparadas para dar esse próximo passo, elas já terão contato com a sua marca e o seu site. Além disso, dependendo dos conteúdos que você publica nas redes, há uma grande possibilidade de conquistar mais seguidores.

É inegável a relevância que uma boa gestão de redes sociais tem para um negócio. É por meio disso que você consegue estabelecer e manter um relacionamento com o seu público, além de acompanhá-los pela jornada de compra e fazer com que eles se tornem clientes, comprando no seu site.

Gostou do artigo? Aproveite para conhecer o Bume e entender como ele pode ajudar a otimizar a gestão das suas redes!

Sobre o Bume

O Bume é uma plataforma de gestão, marketing digital e vendas nas redes sociais. A empresa ajuda desde pequenos a grandes negócios, autônomos e influenciadores a monetizarem seus conteúdos e a impulsionar resultados.

Gostou de nosso post? Compartilhe: