Gerenciamento preventivo de servidores: saiba como saber se isso é importante?

28/11/2017 às 22:51 Hospedagem de Sites

Gerenciamento preventivo de servidores: saiba como saber se isso é importante?

Fazer o gerenciamento preventivo de servidores é essencial para manter o site da sua empresa seguro e rodando com estabilidade. O gerenciamento é um processo que visa avaliar profundamente como os servidores estão sendo usados. O serviço ajuda no controle e na administração do sistema, garantindo o desempenho, identificando problemas e garantindo que as aplicações sejam atualizadas.

Toda empresa sem exceção necessita de um gerenciamento preventivo de servidores, com um sistema automatizado e que visa conter os riscos e melhorar a qualidade da aplicação. Os servidores concentram grande parte das soluções de uma empresa, obtendo recursos que devem ser monitorados de perto.

Fazer esse serviço faz com que seus colaboradores, você e principalmente seus clientes não tenham preocupações ou surpresas desagradáveis ao entrar em seu site. A disponibilidade de um gerenciamento preventivo de servidores é essencial, principalmente quando seu site utiliza uma hospedagem compartilhada, o que aumenta o risco de problemas.

Confira alguns motivos para saber quando e porque você deve fazer o gerenciamento preventivo de servidores:

Aplicações sem garantias de disponibilidade ou suporte

Um dos pontos mais críticos numa aplicação é a disponibilidade e suporte. Escolher um serviço de hospedagem com um bom suporte, onde se tenha a garantia de profissionais trabalham durante 24h para que seu site funcione em perfeito estado, através de soluções criadas por eles. Se o suporte de seu servidor não consegue garantir disponibilidade para gerir as aplicações é hora de trocar de empresa e fazer o gerenciamento preventivo de servidores.

Péssimo desempenho das aplicações

Este é outro sinal que é preciso fazer o gerenciamento preventivo de servidores. Quando o desempenho de suas aplicações está deixando a desejar, entre outros processos e detalhes técnicos, o seu site tem tido respostas abaixo do esperado, como por exemplo, ver seus clientes ou funcionários reclamando da instabilidade do site, entre outras questões.

Suporte demora muito para corrigir as falhas

Por não fazer um bom gerenciamento preventivo de servidores, o time de suporte do serviço contratado não consegue apresentar soluções rápidas para corrigir falhas ou mesmo detectá-las no servidor do seu site, o que faz com que ele caia.

Verifique se há problemas em suas aplicações e se isso está prejudicando seu site, fazendo com que clientes deixam de comprar com sua empresa ou que seus colaboradores não tenham a produtividade esperada.

Dados vulneráveis

Muitas aplicações são desguardadas quando a questão é de segurança de dados. Na maioria das vezes, os usuários só se dão conta quando seus sites são invadidos e informações importantes são expostas e utilizadas de má fé. Isso acontece pela falta de um bom gerenciamento preventivo de servidores.

Ter um servidor de hospedagem monitorado 24h por dia é essencial principalmente para sites de grande demanda, que geralmente não podem ou serão muito prejudicados por saírem do ar. Isso reflete na perda de posicionamento em sites de busca, perda de visitantes e claro, de clientes, o que significa perda de dinheiro.

O gerenciamento preventivo de servidores é um serviço básico para não ter surpresas quando se precisa manter um negócio digital 24h no ar. Essa é a melhor alternativa para quem não possui uma profundidade técnica ou não quer se preocupar com esse tipo de coisa, mas claro não quer se descuidar.

Cerca de 95% dos problemas cotidianos de servidores são resolvidos através dessa manutenção preventiva, o que se torna muito útil para manter o seu site seguro. Dentro dessa situação é possível evitar ataques e invasões de hackers e a navegação em conexões maliciosas.

Confira também o que é gerenciamento de servidores.

A produtividade dos seus funcionários depende de uma disponibilidade que é quase que diretamente utilizada por seu sistema. Otimizar a produtividade dos colaboradores é essencial para o melhor desempenho da sua empresa. Monitorar os servidores é importante para conseguir identificar os motivos dos problemas para agir nessas situações, conseguindo resolver com mais os problemas de forma mais rápida.

Nenhum empreendedor gosta de se comprometer financeiramente com ações que não vão lhe dar grandes resultados no curto prazo. Optar pelo gerenciamento preventivo de servidores é realizar uma ação de longo prazo para garantir que o futuro de sua empresa seja proveitoso na internet.

Uma das vantagens de monitorar o seu servidor de hospedagem é a oportunidade que sua empresa tem por identificar problemas antes que eles prejudiquem sua empresa. É possível programar investimentos e melhorar a estrutura das suas aplicações, para reforçar ainda mais e dar qualidade ao seu sistema, aumentando a capacidade do seu servidor.

Ao gerenciar servidores você terá uma noção mais precisa dos níveis de funcionamento e do limite da capacidade que sua aplicação pode atingir. Assim se torna possível fazer testes mais assertivos em relação ao desempenho, prevenindo problemas e implementando novas soluções ou modificando parte dos processos para otimizar o serviço.

Ficar esperando os problemas aparecem para somente depois pensar como resolvê-los é pedir para que sua empresa perca competitividade no mercado. Monitorar o servidor através do gerenciamento preventivo é uma boa forma para analisar as soluções disponíveis para a manutenção.

Antecipar os problemas faz com que os procedimentos sejam realizados preventivamente e não irão prejudicar a ação de seus clientes e colaboradores no site de sua empresa. Por mais que problemas menores como lentidão e quedas momentâneas do sistema não afetem bruscamente os seus resultados, é muito importante preveni-los para garantir o sucesso do seu negócio.

Por todos os motivos citados acima é possível entender que o gerenciamento preventivo de servidores serve e é importante para qualquer empresa. O serviço interfere diretamente na produtividade dos seus funcionários e otimizar a ação de seus clientes.

Implantar soluções adequadas para realizar o monitoramento dos seus servidores e manter suas aplicações seguras e disponíveis por muito mais tempo, evitando grandes problemas. É muito importante garantir o bom desempenho do seu site, gerenciando e administrando problemas e custos, diminuindo os riscos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o serviço de gerenciamento de servidor. Confira os planos da ISBrasil para o gerenciamento de servidores.

Gostou de nosso post? Compartilhe: