Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Funil de vendas em Y: entenda o conceito

24/03/2020 às 09:16 Marketing

Funil de vendas em Y: entenda o conceito

Todos aqueles que possuem qualquer tipo de negócio na internet possuem também um objetivo em comum: vender.

Seja seu produto, seu serviço, um espaço para publicidade ou mesmo uma ideia, todos nós pretendemos chegar até o cliente e fazer com que a compra seja concluída.

E é por isso que, ao longo dos anos, diversos conceitos de vendas começaram a surgir e as mais variadas técnicas começaram a ser estudadas por todos.

E um dos conceitos que mais tem chamado atenção nos últimos tempos é o de funil de vendas em Y, que tem gerado ótimos resultados para muitas empresas. Quer saber o que ele é e como ele funciona? Confira agora! Mas antes, você sabe exatamente o que é um funil de vendas?

O que é funil de vendas?

Podemos definir funil de vendas como o termo de marketing digital para a jornada que os clientes em potencial realizam até fazer a compra.

Existem várias etapas para um funil de vendas, geralmente conhecido como parte superior, média e inferior do funil, embora essas etapas possam variar dependendo do modelo de vendas que a empresa adota.

No topo de funil, ou parte superior, você começa com muitos clientes em potencial que podem ter ouvido falar do seu produto ou serviço ou até mesmo encontrada através de mecanismos de pesquisa.

Uma parte menor desse grupo pode querer aprender mais, e uma parte ainda menor desse grupo pode entrar em contato com você.

Desses que entram em contato com você, algumas vendas são realizadas. A etapa de vendas é a que consideramos final de um funil de vendas, mas chegar lá não é exatamente a coisa mais fácil.

Você já conhece o nosso serviço de Revenda de Hospedagem? O Serviço de Revenda tem plano inicial de R$29,90 mensal.

A importância da Prospecção e marketing

Dois termos são essenciais para que você possa levar um cliente em potencial a se tornar um comprador: Prospecção e marketing.

Isso p tudo o que você faz para levar as pessoas ao primeiro estágio do seu funil de vendas. É importante lembrar que todos os estágios são divididos em duas ou mais etapas, sempre que possível, pois isso facilita muito a vida de quem planeja um funil de vendas.

Nem todo funil de venda funciona da mesma maneira. Cada empresa pode adotar um tipo de estratégia diferente para levar os clientes em potencial para os próximos estágios.

Porém, quaisquer que sejam suas próprias etapas de vendas, o suporte necessário para gerenciá-las será basicamente o mesmo. E é por isso que esse conceito é tão comentado e adotado por todos que possuem negócios online.

Você também pode se interessar: O que você precisa para ter uma revenda?

Entenda o conceito de funil de vendas em Y

Agora que você já entendeu com mais clareza o que é um funil de vendas e quais são as etapas existentes, podemos finalmente falar sobre o conceito de funil de vendas em Y, que segue uma linha parecida, mas que conta com algumas modificações interessantes para quem possui um negócio online.

Basicamente, o funil de vendas em Y possui duas partes superiores, ou seja, duas maneiras diferentes de atrair a atenção de potenciais clientes.

Elas normalmente são divididas entre o marketing inbound e outbound, ou seja, o que é construído a partir de fora do site, como publicidade paga, divulgação em redes sociais, entre outras coisas; e o marketing feito dentro do seu próprio site, como técnicas de SEO, por exemplo.

A partir disso, a empresa precisa desenvolver estratégias para levar os leads (clientes em potencial) tanto de um lado quanto do outro do “Y” para a próxima etapa do funil, que deve ser a mesma para os dois casos.

Apesar de isso parecer uma tarefa difícil, muitas empresas têm desenvolvido estratégias funcionais e muito eficientes nesse sentido.

As etapas que se seguem no funil de vendas em Y são iguais às de um funil de vendas comum e muitas das estratégias que sua empresa já usava podem ser repetidas aqui. Até por isso, utilizar esse modelo alternativo de funil de vendas não é algo muito difícil.

Por que utilizar o funil de vendas em Y?

Dentre as diversas razões pelas quais você deveria apostar nesse tipo de estratégia para a sua empresa, podemos citar a mais importante aqui: Você amplia suas formas de captar leads.

Isso pode parecer muito complicado de início, mas quando uma empresa consegue ter clientes chegando de diferentes lados e plataformas, lidar com eles dentro de um funil de vendas passa a ser algo bastante normal.

E isso é uma ótima notícia, principalmente para aqueles que tem medo de fazer uma grande transformação e dar um passo em falso no que diz respeito às suas vendas e ao crescimento do seu negócio.

O conceito de funil de vendas em Y não é extremamente inovador. E nem pretende ser.

O mais importante é que você entenda que é uma maneira diferente de aplicar o funil de vendas e que pode dar mais certo para determinados negócios do que o funil de vendas convencional.

É tudo uma questão de tentativa e erro, saber o quanto você pode arriscar e testar para saber se essa é ou não a melhor solução para o seu site, blog ou loja virtual.

Leia também: Revenda de Hospedagem de Site Barata

Conclusão

E aí, gostou de conhecer melhor o que é um funil de vendas em Y? Se você ainda não conhecia esse conceito, pode ser que você consiga aplica-lo dentro do seu negócio e, por que não, fazer com que ele cresça ainda mais por causa disso.

Como dissemos anteriormente, não se trata de uma revolução ou de uma grande inovação na forma de vender online, mas sim de uma maneira diferente de você lidar com as suas vendas e que pode funcionar muito bem para diversos tipos de negócios.

Por que não tentar com o seu também?

Gostou de nosso post? Compartilhe: