Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Front freela 360°: Habilidades que todo desenvolvedor deve ter hoje em dia

20/05/2018 às 11:25 Ajuda

Front freela 360°: Habilidades que todo desenvolvedor deve ter hoje em dia

Hoje em dia, a procura por desenvolvedores aumentou. Muitas empresas estão apostando pesado nos meios digitais e por isso dependem destes profissionais para conseguir crescerem. Mas não é fácil conseguir desenvolvedores completos, muitos profissionais ainda pecam em várias questões de trabalho.

Por isso, hoje vamos listar as principais habilidades que todo desenvolvedor tem que ter para se tornar um Front Freela 360° e dar conta de todo o trabalho, para conquistar mais clientes no mercado digital.

Cada uma das habilidades é de suma importância para que o desenvolvedor consiga exercer plenamente a sua profissão e poder apostar em viver trabalhando com programação em home office. Bom, mesmo que você não saiba ou trabalho sobre o assunto, mas tem interesse em se tornar um Front Freela futuramente, preste bastante atenção nessas dicas, confira:

Programar em HTML e CSS

O HTML e o CSS são as duas principais linguagens de programação utilizadas na web. Para o desenvolvedor é muito importante aprender estas linguagens, o que não é tão difícil. Busque estudar sobre os temas e verá que é possível compreender bastante e pôr em prática em pouco tempo.

Aprender ambas é essencial para que você consiga trabalhos no meio. Isso por que vira e mexe você terá que trabalhar com HTML ou CSS para desenvolvimento de sites, blogs, etc. Dependendo do serviço, os conhecimentos básicos sobre as linguagens também será uma barreira, por isso busque ter conhecimentos avançados sobre o assunto.

E por mais que você já domine essas linguagens, o ideal é que você se mantenha atualizado, afinal sempre surgem novas funcionalidades e ferramentas que podem ser trabalhadas e executadas através de HTML e CSS.

Aprenda como resolver o erro 502 bad gateway.

Saque tudo de desenvolvimento web

As linguagens HTML e CSS também estão inseridas nessa parte, mas a área de desenvolvimento web é bem mais abrangente do que isso. Quem quer trabalhar como front freela deve saber que a maioria dos jobs disponíveis no setor são de desenvolvimento web.

Essa área de TI possui diversos padrões e linguagens e por isso quase nunca as empresas têm profissionais especializados no assunto. A boa demanda de trabalho para desenvolvimento web se deve por que as empresas estão querendo suprir a necessidade de atuar atividade no mundo digital.

Dividindo a área de desenvolvimento web podemos citar duas partes, são elas: front-end e back-end. A primeira está ligada a relação da empresa com o público. Com isso, o foco do desenvolvedor deve ser em melhorar a experiências dos usuários ao acessarem sites, softwares, etc.

Por isso, é preciso ter bastante percepção visual e noção de navegabilidade para conseguir desenvolver um bom serviço nessa área. Além da parte de programação é necessário saber bastante sobre design responsivo e usabilidade para atender as necessidades dos clientes.

Já a parte de back-end cuida mais do ambiente operacional de uma empresa. É nessa parte que se desenvolvem funções mais complexas como suporte para cadastro de clientes e compras, sistemas de vendas, manutenção de site, etc.

Nessa área é importante ter uma noção prática das regras aplicadas para desenvolver um bom serviço para seus clientes.

Saiba qual é a melhor hospedagem de site.

Linguagem e desenvolvimento mobile

Com o aumento do uso de dispositivos móveis para acessar a internet, muitas empresas têm contratado desenvolvedores para construírem soluções mobile para seus negócios. Com isso, se tornou fundamental para qualquer desenvolvedor ter conhecimentos avançados sobre o desenvolvimento mobile.

Desenvolver aplicativos não é nada fácil, por isso busque aprender sobre a área para conseguir freelas para esse tipo de serviço. A vantagem para quem já é desenvolvedor é que o desenvolvimento mobile cobra conhecimentos já comuns que qualquer front freela tem como criação de banco de dados e outros tipos de linguagem de programação.

Aprender mais sobre essa área de programação pode garantir boas oportunidades de trabalho, sendo essencial para se tornar um Front Freela 360°.

Entender de Javascript

Junto com HTML e CSS essa é uma linguagem de programação muito utilizada. Com um bom conhecimento em Javascript é possível criar mapas interativos, games para Pcs e até mesmo aplicativos.

Essa linguagem pode ser considerada a mais popular entre os desenvolvedores de todo o mundo. Ter conhecimentos avançados em Javascript pode garantir diversos trabalhos em grandes empresas. Unir o uso dessa linguagem com HTML e CSS é o caminho principal para conseguir desenvolver projetos de sites, blogs, softwares e aplicativos.

Saber usar qualquer dispositivo digital

O ideal é que você tenha conhecimentos para desenvolver qualquer trabalho nos mais variados dispositivos digitais. Por isso, não use apenas o PC, mas também smartphones e tablets. Além disso, sempre busque aprender novos programas, navegadores e aparelhos para aprender a mexer neles.

Isso pode facilitar bastante seu trabalho no desenvolvimento de projetos de softwares e sites. Conhecer novos aparelhos e tecnologias é essencial para conseguir ter excelência em seu trabalho. Um profissional que demonstra intimidade e boa habilidade com qualquer tipo de tecnologia ganha pontos na hora de conseguir jobs.

Busque aprender também sobre os diferentes sistemas operacionais, desde os mais populares como iOS, Android e MacOS, como também Windows Phone e Linux.

Noções de SEO

O SEO é um conjunto de técnicas que ajuda a melhorar o ranqueamento de páginas web. E como o desenvolvedor geralmente trabalha com esse tipo de tecnologia, desenvolvendo sites e softwares para a internet, seu trabalha passa por executar algumas técnicas que facilitaram o ranqueamento pensando em SEO.

Existem uma infinidade de critérios que ajudam na hora de ranquear sites, por isso o desenvolvedor está por dentro dos recursos que ele pode utilizar para fazer com que as páginas criadas para seus clientes, possam alcançar o topo dos resultados de busca.

Quem pensa em se tornar um Front Freela 360° deve considerar que aprender noções práticas de SEO é muito importante para conseguir ter sucesso e sair na frente para acertar mais jobs.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: