Freelancer: 6 dicas fundamentais para o bom atendimento a clientes

06/05/2018 às 10:21 Ajuda

Freelancer: 6 dicas fundamentais para o bom atendimento a clientes

Trabalhar como freelancer pode parecer um sonho para muitos, mas não é uma das coisas mais simples do mundo. Há diversos fatores que precisam ser levados em conta, prazos que precisam ser seguidos e o trabalho pode ser muito pesado algumas vezes.

Por outro lado, quando bem organizado, o freelancer pode ter muito mais tempo livre, pode trabalhar em momentos onde sua criatividade e até mesmo sua vontade esteja maior, além de ter liberdade para dar algumas folgas a si mesmo.

E já que esse é um objetivo que vem se tornando cada vez mais comum, separamos uma lista com dicas fundamentais para o freelancerter um bom atendimento a clientes. Dessa forma você vai conseguir descobrir o que fazer e o que não fazer para conseguir decolar nesse tipo de carreira que vem crescendo tanto.

Nunca perca prazos

Uma das piores coisas que um freelancer pode fazer é se perder dentro dos prazos. Eles são como um selo de confiança entre o contratante e o contratado, ou seja, se esse selo de confiança for quebrado, a relação entre os dois também acaba ficando mais fraca.

Todos sabemos que imprevistos acontecem e que existem ocasiões onde regras são exceções. Mas elas devem ser tratadas como isso: Exceções. No geral, os prazos devem ser seguidos rigorosamente para que você possa ter uma boa carreira como freelancer.

Dentre as 6 dicas fundamentais para o bom atendimento a clientes de um freelancer, podemos considerar essa primeira como a principal. Não perca os prazos.

Não pegue qualquer trabalho

Se você tem uma cartela fixa de clientes, mas quer conseguir mais, é importante analisar o que é melhor para você. Muitas vezes, por desespero ou muita vontade de conseguir novos trabalhos, alguns freelancers acabam pegando trabalhos que não são capazes de realizar, seja por falta de conhecimento, por prazo curto, por falta de tempo ou até mesmo de verba.

Entenda que é melhor ser bom com poucos do que ser médio com muitos. Esses pequenos detalhes podem e provavelmente serão decisivos para o resto da sua carreira. (Leia também: Dicas para atrair mais clientes para sua empresa).

Entenda o que o cliente quer

Ter uma boa comunicação é a chave para qualquer trabalho dar certo e isso não é diferente quando se trabalha como freelancer, não importa em que área. Se você não entendeu direito o que o seu cliente quer, é bem provável que o trabalho possa ser realizado de forma errônea.

Para que isso não ocorra, não tenha medo de perguntar as coisas mais de uma vez, de pedir um maior detalhamento do trabalho e de verificar se o que você está fazendo condiz com o que o seu cliente quer. Essa é mais uma das regras de ouro e dica fundamental para um freelancer ter um bom atendimento a clientes.

Já conhece o nosso serviço de Google Adwords? Ele possui preços a partir de R$400,00 mensais, com investimento e monitoramento da campanha. Confira!

Vá além das expectativas

Uma vez que você entendeu o que o cliente quer, por que não entregar mais? Quero dizer, por que entregar um trabalho bom quando ele pode ser ótimo? Esse tipo de atitude mostra não só a sua qualidade de trabalho, mas o quanto você está comprometido com aquilo.

Todo mundo percebe isso e, os clientes que valem a pena, valorizam isso. Procure sempre dar o seu melhor, vá além das expectativas e você verá que estará crescendo dentro da sua carreira, não importa qual área deseja seguir.

Esteja sempre alerta

Freelancers de áreas diferentes trabalham de formas diferentes. Não dá para dizer que um redator trabalha com as mesmas ferramentas que um ilustrador ou um programador, mas uma coisa todos eles têm em comum:  trabalham por conta e precisam estar atentos às novidades que surgem em sua área.

Não dá para simplesmente ficar parado esperando novos trabalhos. Se você realmente deseja crescer precisa sempre se atualizar, estar sempre alerta. E essa dica não vale apenas para o trabalho que está sendo realizado, mas com o própria atendimento aos seus clientes. Entender quais são as formas que o mercado lida com sua área é essencial.

Aprenda com seus erros

Para finalizar, precisamos falar sobre uma última dica fundamental para o bom atendimento de um freelancer a clientes: Aprender com os erros. A verdade é que todo mundo erra em algum momento, principalmente no início quando temos menos experiência e controle sobre o nosso trabalho em si.

Mas esse tipo de erro possui um lado benéfico. Ele nos ajuda a entender em que ponto devemos melhorar, porque perdemos determinado trabalho ou clientes, o que fazer e o que não fazer das próximas vezes, qual é a melhor forma de se aproximar. Cada um desses passos dados é importante para que você entenda a dinâmica desse tipo de trabalho.

Lidar com clientes sendo freelancer é totalmente diferente de lidar com clientes de uma empresa ou de um comércio comum. E isso pode variar de profissional para profissional, por isso é tão importante saber o que é melhor para o seu tipo de trabalho.

Talvez você se interesse: Como anunciar no Google Adwords?

E aí, curtiu as nossas 6 dicas fundamentais para o bom atendimento a clientes de um freelancer? É claro que essas dicas são apenas um ponto inicial para você se aprofundar e se especializar cada vez mais nesse tipo de trabalho.

É sempre muito importante que você tenha em mente todos esses pontos e que vá verificando, através do tipo de trabalho que realiza, o que mais funciona e o que menos funciona para você.

É dessa forma que você consegue se aprimorar não só no atendimento a clientes, mas também na execução do trabalho que faz, o que tem como consequência o seu crescimento. Cada um cresce da sua própria maneira, mas é sempre bom ter dicas vindas de direções diferentes para nos aprimorarmos!

Gostou de nosso post? Compartilhe: