Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Flexibilidade do cloud computing: item essencial para PMEs

30/09/2018 às 16:46 Hospedagem de Sites

Flexibilidade do cloud computing: item essencial para PMEs

É quase inacreditável como os modos de trabalho mudaram nos últimos 20 anos. A internet proporcionou uma verdadeira revolução.

Nãos e compra mais como antigamente, não se vende mais como antigamente, o relacionamento com clientes não é o mesmo e o próprio conceito de possui um negócio mudou.

Dentro da internet esse tipo de evolução é constante e tem se potencializado ainda mais com o advento do cloud computing, ou navegação em nuvem.

E é inegável que com esse tipo de navegação diversos benefícios apareçam, mas um deles é o que mais se evidencia: A flexibilidade.

Mas como usar isso a seu favor? Hoje vamos falar sobre a flexibilidade do cloud computing e de como esse é um item essencial para as PMEs crescerem. Quer sabre mais? Continue lendo o texto!

A mudança causada pelo Cloud Computing

O advento do cloud computing gerou um grande impacto na forma como empresários no geral pensam.

Isso porque é um tipo de computação que proporcionou uma mudança na forma como as empresas agem, oferecendo uma infraestrutura compartilhada e virtualizada que é facilmente acessível e segura ao mesmo tempo.

Também está mudando a forma como esses recursos são gerenciados e o grande desafio agora não é mais sobre quantos servidores físicos uma empresa possui, mas mais sobre a capacidade de gerenciar esses recursos virtuais.

Leia também: Vantagens do Cloud Server Privado

Com o tempo, o espaço físico tende a diminuir e dar lugar aos espaços virtuais.

Dessa forma ocorre a transformação da qual acabamos de falar: a capacidade de gerenciar todos esses recursos virtuais acaba sendo o grande desafio das empresas no mundo virtual e é aí que podemos começar a falar da flexibilidade do cloud computing e de como ela pode ser útil para você e sua empresa.

Por que flexibilidade é tão importante?

O cloud computing permite, principalmente, que seus funcionários sejam mais flexíveis, tanto dentro como fora do local de trabalho.

Os funcionários podem acessar arquivos usando praticamente qualquer tipo de dispositivo, como smartphones, tablets e notebooks.

A capacidade de compartilhar simultaneamente documentos e outros arquivos pela internet também pode ajudar na relação com clientes. Um serviço pode ser entregue inteiramente por meio da nuvem, sem que haja perda de arquivos ou falta de segurança.

Negócios podem literalmente ser feitos de um lado do mundo para o outro sem que as pessoas se conheçam pessoalmente. É claro que isso é algo que já existia antes do advento da nuvem, mas ela com certeza potencializou esse tipo de relação.

Já conhece o nosso serivço de Cloud Gerenciado? Os planos do Cloud Privado possuem preços a partir de R$250,00, com diferenciais como o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso. Confira já!

Aprenda como resolver o erro 502 bad gateway.

Os diferentes tipos de dispositivos

Quando falamos em flexibilidade do cloud computing e em como esse item é essencial para as PMEs, estamos falando essencialmente das diversas formas que esse tipo de navegação pode ser usado para beneficiar o seu negócio.

Um dos principais pontos positivos dessa flexibilidade, é, sem dúvidas, o advento dos diversos tipos de dispositivos que fazem parte do nosso dia a dia.

É inevitável o uso dos smartphones, por exemplo, em qualquer ambiente hoje em dia. Eles fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas e saber utiliza-los para o trabalho é uma forma inteligente de empresas conseguirem manter seus funcionários ativos e felizes ao mesmo tempo.

A flexibilidade do cloud computing, que é um item essencial para PMEs, permite que isso aconteça. Funcionários podem acessar arquivos do seu trabalho de qualquer lugar a partir de um smartphone.

Isso pode gerar uma flexibilização nos horários de trabalho e até mesmo na forma como as pessoas encaram suas funções.

O mesmo vale para os tablets e para os notebooks, ainda que o crescimento dos smartphones seja o mais impressionante de todos nesse sentido.

A lógica para qualquer dispositivo é a mesma e com certeza ajuda a facilitar diversos processos que antigamente podiam ser complicados ou que exigiam muito mais tempo e energia do que o necessário.

Baixe já o nosso Ebook de CloudLinux! 

Possíveis perigos

Toda essa flexibilidade que o cloud computing proporciona não vem acompanhada apenas de benefícios, é claro. Existem alguns pontos negativos que são passíveis de destaque, até porque diversos erros podem ser corrigidos.  

Pode-se dizer que o maior deles é a entrada do trabalho dentro de ambientes pessoais de cada funcionário, já que qualquer arquivo está a poucos cliques de distância em um dispositivo que pode estar em seu bolso onde quer que a pessoa esteja.

O grande problema é a pessoa acabar misturando demais o que é profissional e o que é pessoal, fazendo com que sua vida pessoal acabe perdendo espaço e seja deixada de lado muitas vezes.

O trabalho a ser feito para que isso não aconteça precisa partir de dois pontos: Do próprio funcionário e também da empresa.

O funcionário precisa saber que, apesar de todas as facilidades e da flexibilidade do cloud computing, existem momentos certos para isso ser usado.

Ao mesmo tempo, é papel da empresa fazer os funcionários entenderem isso e não os fazer se sentirem obrigados a trabalhar quando não precisam. Isso pode causar infelicidade em muitos e, a longo prazo, acabar afetando diretamente o funcionamento da empresa.

Entender como utilizar a flexibilidade do cloud computing para usar esse item essencial para as PMEs a seu favor não é algo que acontece da noite para o dia.

Exige calma, estudo, tentativa e erro até você encontrar a forma perfeita para encaixar no seu negócio.

O mais importante é entender que você precisa evoluir junto com o mercado para não ficar para trás e muitas vezes isso acaba exigindo certos sacrifícios, como a mudança de posturas que você adotava antigamente. Errar não é o problema, mas não tentar sim.

E caminhar junto com essa grande revolução tecnológica exige que você tente muito e, no meio desse caminho, cometa alguns erros.

Gostou de nosso post? Compartilhe: