Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

Fidelize seus clientes com E-mail Marketing em datas comemorativas

Fidelize seus clientes com E-mail Marketing em datas comemorativas

14/11/2016 às 09:00Email Marketing

Fidelize seus clientes com E-mail Marketing em datas comemorativas

 

O fim do ano se aproxima e muita gente já começa a pensar nos preparativos para o Natal e o Ano Novo, dois eventos importantíssimos e que sempre geram muita movimentação nas lojas e comércios, com aumento significativo das vendas. Por isso, é essencial formular estratégias para atrair as pessoas, tirando proveito e gerando um bom lucro com a sazonalidade. 

Nesse contexto, já pensou o quanto o e-mail marketing pode ser proveitoso em datas comemorativas? Imagine o cliente recebendo uma ótima oferta para comprar ou presentear quem ama, além de receber vantagens incríveis e exclusivas? Qualquer um se sente importante e, com certeza, dá muito crédito ao negócio, tornando-se um consumidor em potencial - e indicando para amigos e pessoas próximas!

Veja também nosso post: Como aumentar a conversão no E-mail Marketing   

Em tempos de crise no Brasil, fazer apenas o básico está longe de mostrar seu valor e levar os clientes a comprarem determinado produto. Atualmente, muita gente pensa duas vezes antes de gastar, avaliando sempre os benefícios e diferenciais de cada loja. A internet já ganha uns pontos pela praticidade, mas é preciso ir além disso se quiser se dar bem. 

No caso de uma loja virtual, o clássico e-mail marketing ajuda bastante na fidelização de clientes, desde que seja bem gerenciado. É uma opção que praticamente não gera custo, mas para que dê certo, necessita de uma boa utilização e bom senso por parte dos desenvolvedores. Nessa hora, muitas empresas acabam pecando. Além do genérico, cometem erros cruciais que podem acabar com qualquer campanha. 

 

Mas, então, quais os piores erros no e-mail marketing em datas comemorativas?

Antes das dicas de como se dar bem usando essa ferramenta, primeiramente você precisa saber o que não deve fazer de jeito nenhum, caso contrário, prejudicará todo o trabalho. Acabando com esses erros/vícios, você sentirá uma grande diferença!

 

Evite o SPAM

Disseminar spam é péssimo e deve ser a primeira coisa a ser eliminada para que sua campanha de e-mail marketing seja levada a sério. Querer convencer o cliente pela insistência gera mais irritação do que fidelização. Portanto, programe o envio. Geralmente, dois disparos são suficientes, um previamente, umas duas semanas antes da data, e outro cerca de dois dias antes.

 

Segmente o público-alvo

Esse é um erro comum de muitas empresas, já que segmentar o público faz diferença e gera muito mais ganho do que disparar o e-mail para milhares de usuários descomprometidos e fora de um grupo direcionado. Com essa avaliação, dá para saber os gostos e costumes dos clientes por meio de listas personalizadas. Assim, você manda um e-mail de tal data sazonal para uma pessoa que realmente se encaixe no perfil e possa se interessar pelo produto/serviço.

 

Atente-se à mensagem e abra mão dos clichês

Foi-se o tempo em que mensagem clichê era sinônimo de novidade ou sucesso. Hoje em dia, ninguém cai mais nessa. O que as pessoas querem saber é a realidade, o que será vantajoso: uma promoção arrasadora, um bom desconto, frete grátis, brindes… foque no que é verdadeiro e realmente fará diferença, evitando o lúdico e essas coisas que todo mundo usa. 

 


Perder a identidade

O e-mail marketing precisa ter todo o clima da data comemorativa, com layout e design para que o cliente saiba que é algo específico e voltado para o evento. Mas, mesmo assim, é preciso manter a personalidade da marca e toda sua identidade, para que os consumidores possam reconhecê-la e, assim, conferir seus diferenciais. 

Bom, depois dessas dicas do que não fazer no e-mail marketing, confira algora algumas dicas interessantes para fidelizar os clientes por meio dessa ferramenta em datas comemorativas. Lembre-se que, com pequenos passos, você pode chegar ao sucesso!

 

Crie um calendário com todas as datas de interesse

Um calendário editorial é primordial para criação das campanhas sazonais no e-mail marketing. Assim, você fica por dentro de quais as principais datas a serem aproveitadas. Use uma planilha ou um app específico para isso!

Dica: Às vezes uma data que é importante para uma empresa pode não ser para a sua, e vice-versa. Por isso, é fundamental saber o dia de cada evento para não ‘’comer bola’’ e fazer feio. Além disso, muitos clientes irão se surpreender com promoções temáticas de datas que nem se lembravam, dando mais crédito ao e-mail somente por essa surpresa!


Ofereça vantagens REAIS!

Dê destaque a todas as vantagens para induzir o cliente a entrar no site e comprar o produto. O que importa são os diferenciais e o que seu negócio faz além da concorrência. Isso realmente conta muito como atrativo e é um passo eficiente para fidelização dos consumidores com o e-mail marketing!

 

Dê Atenção a Plataforma Mobile

As vendas por smartphones e tablets estão cada vez mais em alta. Muita gente prefere acessar e-mail e realizar as tarefas diretamente pelos dispositivos portáteis, logo, um conteúdo mobile é indispensável. O layout do e-mail marketing precisa ser responsivo e para todas as plataformas, não dá para deixar nada de lado. Assim, os números crescem rapidamente, sobretudo entre os mais jovens, que não vivem sem celular. Além disso, uma boa tática é usar linguagem da internet (das redes sociais) para ficar mais próximo desse público. 


Planeje tudo com antecedência

Ninguém merece deixar aquela data comemorativa passar em branco, sendo que você poderia criar uma campanha bacana e cheia de ofertas. Por isso, antecedência é fundamental. Pelo menos um mês antes, pense nas estratégias e melhores ações para criar um e-mail marketing atrativo e poderoso. Vale reiterar: faça um calendário com todas as datas sazonais de interesse!


Valorize o produto e seja sempre honesto

Faça uma boa ligação da data comemorativa com o produto/serviço que está destacando. Mantenha sua identidade, mas dê ênfase ao que está em promoção ou o benefício que o cliente terá caso acesse o site e acredite em sua promoção. Ser honesto é essencial para conquistar a confiança dos consumidores, já que há muitas empresas oferecendo coisas que não podem cumprir e dando uma dor de cabeça nas pessoas. Esse é um grande passo para a fidelização de clientes e para torná-los futuros parceiros!

Com um bom gerenciamento e muita atenção, o e-mail marketing é capaz de levar a ótimos ganhos e fidelizar muitos clientes! Vale a pena mudar e otimizar essa ferramenta para dar um up total em sua loja virtual nas datas comemorativas. Faça o teste em nossa ferramenta de email marketing com 30 dias grátis.

Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: