Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Ferramentas de Business Intelligence

10/04/2018 às 09:33 Ajuda

Ferramentas de Business Intelligence

Quando nos conectamos aos smartphones ou computadores, não temos a mínima noção da quantidade de dados e informações que são geradas. Atualmente, cerca de 53,6 milhões de usuários geram dados e informações diariamente.

Você já parou para pensar nas incríveis oportunidades que esse universo tem a oferecer?

Diante desse cenário de dados, informações, conhecimento e inteligência gerados a todo instante, o Business Intelligence (BI) surge para ajudar os profissionais e empresas a encontrarem soluções efetivas para os seus negócios.

Esse artigo vai te mostrar as 5 ferramentas de BI que podem fazer sua carreira decolar, se usadas corretamente.

Google Data Studio (Beta)

Google Data Studio

Com o novo objetivo do Google, é possível transformar dados em excelentes relatórios e informativos fáceis de se ler, compartilhar e personalizar de acordo com sua necessidade. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog  

O Data Studio já está disponível para teste no Brasil e só tem versões em inglês. Com ele, é possível criar gratuitamente até cinco relatórios personalizados com edições e compartilhamentos ilimitados. As principais funções do Google Data Studio são:

  • Coleta de dados: Você pode acessar com muita facilidade as origens dos dados para compreender melhor o seu negócio e tomar decisões que sejam mais assertivas.
  • Transformação de dados: Todos os dados brutos podem ser convertidos rapidamente em relatórios e painéis fáceis de acompanhar, sem a necessidade de códigos ou consultas que levam a grandes perdas de tempo.
  • Criação de relatórios e painéis atraentes: Os gráficos que são gerados por essa ferramenta tem significado e podem ser compartilhados com outros integrantes da sua equipe de vendas, por exemplo.
  • Aproveitamento do trabalho em equipe: Você ainda pode contar com a colaboração de todos os integrantes na construção de painéis para a geração de insights, otimizando seu tempo.

Watson Analytics

Watson Analytics

Essa ferramenta é uma solução de cloud computing para a análise e visualização inteligente de dados. Além disso, ela orienta a exploração de todas as informações relevantes, automatiza a análise preditiva e permite criar dashboards e infográficos de uma forma extremamente prática.

Um diferencial do Watson Analytics é a utilização de amostras de dados do famoso Twitter e de outras ferramementas. Pode-se destacar, entre as principais funções dessa poderosa ferramenta:

  • Descoberta de soluções: Você pode fazer determinadas perguntas para que o sistema obtenha as respostas, instantaneamente. Aprimore mais seus conhecimentos em Como criar um blog
  • Tomada de decisões: É a definição de todos os objetivos a partir dos dados levantados e a visualização dos possíveis fatores que poderão influenciar os resultados das estratégias.
  • Criação de um cenário: O Watson Analytics ainda permite a construção dos dashboards para te auxiliar na apresentação de ideias e argumentos para toda a empresa ou para sua equipe.
  • Análise de dados: É possível ainda certificar-se de que todos os dados coletados são confiáveis para uma análise detalhada e de fácil compreensão por parte de todos.

Adobe Analytics

Adobe Analytics

Mais uma das ferramenta de Business Intelligence. O Adobe Analytics permite a implementação em tempo real de análises e segmentações detalhadas em todos os canais de marketing, bem como a descoberta do público-alvo que é mais relevante para sua campanha de vendas.

Além disso, essa poderosa ferramenta busca as prováveis oportunidades de negócio e a identificação de problemas, além da possibilidade de manter todos bem informados com as ideias mais importantes. Veja algumas funções do Adobe Analytics:

  • Relatórios e painéis: Essa ferramenta permite a organização e a visualização de dados em painéis personalizados, com a possibilidade de compartilhá-los por e-mail ou smartphone. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site
  • Ad-hoc Você pode fazer perguntas para o sistema e encontrar, em tempo real, várias oportunidades, associações e insights.
  • Espaço de trabalho: Essa ferramenta permite várias combinações de dimensões, métricas e segmentos com divisões ilimitadas. É só usar sua criatividade e pronto!
  • Segmentação: Você pode encontrar segmentos novos e de alto valor agregado para sua empresa fazer excelentes negócios.
  • Automação em tempo real: A possibilidade de criar regras que automatizam os alertas para as tomadas de decisões em tempo real, também é outra vantagem do Adobe Analytics.
  • Retenção de clientes: Você ainda pode entender, com riqueza de detalhes, todos os motivos que influenciam a alta rotatividade de clientes e retê-los em sua base.

Microsoft Power BI

Trata-se de um conjunto de ferramentas de análise de negócios, que tem como principal objetivo auxiliar na análise e compartilhamento de ideias. Os painéis dessa ferramenta de Business Intelligence fornecem uma visão geral de todas as métricas mais importantes, atualizadas em tempo real e disponíveis em diferentes dispositivos como desktop, tablet ou celular.

O Power BI ainda é compatível com mais de 60 conexões com diversos banco de dados. Conheça suas principais funções:

  • Negócios: Monitora todos os dados importantes para que a empresa tenha total controle dos resultados das ações planejadas.
  • Relatório: O Power BI permite a criação de painéis para a visualização e análise de dados e ainda oferece a possibilidade de compartilhamento.
  • Análise: Você ainda pode fazer a compilação de modelos robustos e reutilizáveis de dados para a criação de relatórios personalizados para sua empresa.

Tableau

Mais um das importantes ferramentas de Business Intelligence. O objetivo do Tableau é auxiliar as pessoas a verem e compreenderem os dados, de uma maneira simples, rápida e prática. Veja as principais funções:

  • VizQL: Com o sistema de arrastar e soltar, a consulta ao banco de dados torna-se mais compreensível com o uso dessa ferramenta.
  • Desktop: Compatível com planilhas, banco de dados SQL, Hedoop ou nuvem, você pode se conectar o Tableau a qualquer dado, independentemente do local que estiver
  • Server: Ele ainda é compatível com as fontes de dados empresariais bastante conhecidas e ainda permite acesso compartilhado para todas as pessoas da empresa, seja local ou em nuvem.
  • Online: Essa ferramenta permite a visualização de dashboards em qualquer lugar que tenha acesso à internet. Através da sua versão online, você pode receber alertas quando as conexões de dados falharem e atualizar os dados sobre horários definidos a hora que desejar.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: