Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Esclareça 7 dúvidas comuns sobre registro de domínios

11/11/2017 às 09:20 Ajuda

Esclareça 7 dúvidas comuns sobre registro de domínios

Um dos primeiros e principais passos para quem quer criar um site para seu negócio é a criação e o registro de um domínio. O domínio será sua marca virtual online, definindo o nome da sua empresa e sendo responsável por apresentar sua empresa na web. Mas você sabe o que é um domínio? Simplesmente, o domínio é um endereço utilizado para entrar em um site na internet, ou seja, é o seu endereço virtual. É pelo domínio registrado que seus clientes encontrarão sua loja ou site e poderão conhecer mais sobre seus trabalhos.

Criar um domínio é bastante simples. Nos sites de registro é possível conferir quais termos estão disponíveis para serem registrados. Além disso é possível escolher entre diversos tipos de extensão, como por exemplo, .com.br, .com, .net, entre outros. O preço do registro vai variar de acordo com a extensão e o endereço escolhido, mas você consegue simular os valores antes de contratar o serviço. Uma dica é só definir o nome de sua empresa caso o domínio para a marca desejada esteja livre, isso para você não ter que recriar uma nova identidade visual.

Confira nossas dicas e explicações sobre algumas dúvidas bastante comuns sobre o registro de domínios:

Posso registrar o domínio que eu quiser?

Sim, desde que ele esteja disponível. Praticamente todos os sites que trabalham com registro de domínios possuem ferramentas que checam se o domínio desejado está livre ou se já foi registrado. Se o domínio estiver livre você pode registrá-lo quando quiser, geralmente os planos de domínio são anuais e não pesam tanto no orçamento.

Tenho prioridade na renovação de um domínio?

Sim. A grande maioria dos sites oferece um plano anual para o domínio registrado. Com isso, ao pagar para registrar um domínio, você poderá usá-lo por um ano, com total liberdade e segurança, sem que ninguém ameace tomá-lo.

Sendo dono do endereço, você tem prioridade para mantê-lo. Resumindo, quando o período de registro do domínio estiver vencendo, a empresa contratada irá lhe procurar primeiro para oferecer opções de renovação. Caso o serviço não seja renovado até o prazo estipulado em contrato, o domínio volta a ficar livre para ser registrado por outras pessoas. Então, é importante ficar ligado nesta situação para não correr risco de perder o domínio para outro usuário, prejudicando sua empresa.

O que é um subdomínio?

Além de registrar o seu domínio, popularmente chamado de domínio principal, é possível registrar vários subdomínios. Na prática, os subdomínios são ramificações do domínio principal, ou seja, endereços para ao de sua empresa.

Geralmente, principalmente as empresas que possuem um nome com uma grafia mais complicada ou um nome muito longo, costumam registrar diversos subdomínios para que mesmo se o usuário digite errado o endereço do site em seu navegador, ele seja redirecionado para o lugar certo.

Também é possível criar subdomínios com a finalidade de levar o usuário para uma parte específica do site. Por exemplo, é possível que seu site tenha uma área de clientes, então você pode registrar, o domínio: cliente.minhaempresa.com.br. Com isso, os clientes que acessarem o endereço serão direcionados diretamente para sua página de clientes. Essa estratégia é bastante utilizada, principalmente por grandes empresas que possuem diversas áreas e editorias de atuação.

Criar um ou mais subdomínios é uma estratégia bastante útil para lojas virtuais e empresas que precisem dividir seu conteúdo, tendo algumas partes em separado como páginas de contatos, de clientes, de vendas específicas ou mesmo um blog.

Confira também qual é o melhor domínio para o seu site.

Como funciona o registro de um domínio?

Bom, primeiro você escolhe o domínio entre os disponíveis e paga seu registro através de boleto bancário ou cartão de crédito no site da empresa que trabalha com o serviço. O registro costuma ter validade de um ano, mas algumas empresas oferecem opções de planos com mais tempo, que costumam ter bons descontos.

Quando serei avisado sobre a expiração do meu domínio?

Geralmente você será aviado por e-mail ou no painel de administrador do domínio em questão. A maioria das empresas costumam enviar um aviso de expiração a partir dos 60 dias restantes para o registro de domínio. Às vezes, estes avisos também são enviados através de cartas pelos Correios.

Novos avisos são enviados quando faltarem 30, 20, 10 e 5 dias para a expiração do domínio registrado, caso o dono ainda não o tenha renovado. No dia em que o domínio expirar, o cliente também é avisado.

Se o domínio não for renovado até a data de expiração, seu conteúdo deve continuar no ar por alguns dias até que o endereço seja completamente congelado e saia do ar, assim como outros serviços que você tenha contratado, como por exemplo, hospedagem, loja virtual ou e-mail personalizado.

Durante esses dias também é possível renovar o domínio. Depois desta fase, o seu domínio é cancelado e você não poderá mais renová-lo. De acordo com as extensões, o domínio pode continuar funciona por períodos entre 3 e 15 dias corridos. Os domínios também ficam congelados geralmente pelo menos 25 dias, para depois serem cancelados, mas dependendo da ocasião é possível que esse prazo chegue até 75 dias.

Posso realizar a renovação automática de um domínio?

Sim, é possível em algumas empresas. Essa opção é bastante válida para quem não quer ou não consegue lembrar sobre a periodicidade do domínio, assim você não correrá o risco de que o domínio saia do ar, caso você esqueça de fazer o pagamento.

Por isso, a renovação automática te salva de perder o seu domínio para outro usuário da rede. Ainda é possível estipular o prazo para a renovação automática, geralmente colocando o valor da renovação no débito automático, o que facilita o pagamento para você e para a empresa, já que não há riscos de atraso nesse formato.

Como recuperar um domínio expirado ou suspenso?

Caso seu domínio não tenha sido cancelado e registrado por outra pessoa, ainda é possível salvá-lo. Basta que você pague a renovação do domínio e entre em contato com a empresa que lhe presta serviço, com isso você terá em poucos dias acesso total novamente ao domínio anteriormente registrado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog e registre um domínio! Conheça os planos da ISBrasil para esse serviço e não perca mais tempo!

Gostou de nosso post? Compartilhe: