Entenda o que pode causar vulnerabilidades no site

18/04/2018 às 10:03 Ajuda

Entenda o que pode causar vulnerabilidades no site

Os crimes virtuais estão cada vez mais frequentes. É por isso, que os empreendedores passaram a se preocupar ainda mais com a segurança de seus sites e blogs.

Esses tipos de ataques se caracterizam pelo roubo de dados sigilosos para aplicação de fraudes ou mesmo para a derrubada de sites com a implantação de vírus em seu sistema.

Não são mais raros os casos de espionagem, sabotagem ou roubo indevido de dados pessoais e bancários de uma empresa e de seus clientes.

De acordo com estudos de entidades norte-americanas, os ataques virtuais devem causar um prejuízo de cerca de R$ 6,5 trilhões de reais em todo o mundo até o fim de 2019.

Esse número assusta não é mesmo? E o primeiro passo para evitar invasões em suas aplicações é conhecer os principais pontos de vulnerabilidade e os procedimentos de segurança que retardam os ataques.

É evidente que o cuidado com dados e todos os programas que contenham algo importante de sua empresa deve ser protegido para evitar prejuízos financeiros e também operacionais, o que pode levar uma empresa a falência.

Para isso, é preciso fazer uma gestão eficiente da parte de segurança de seu site, com foco na identificação de possíveis ameaças e na prevenção de possíveis brechas em seu sistema. Confira quais são os principais meios de vulnerabilidade de um site:

Programas desatualizados

Como é de praxe em qualquer sistema de segurança online, periodicamente são gerados protocolos e atualizações que servem como parâmetro para a prevenção de invasões virtuais.

Mas se os softwares utilizados em seu site estiverem desatualizados, os hackers encontraram uma boa porta de entrada para descobrirem falhas de segurança e entrarem em seu site com mais facilidade.

Por isso, todo programa de gestão de seu site ou de armazenamento de dados de sua empresa deve estar sempre atualizado. Isso manterá os dados protegidos contra qualquer tipo de ataque. As atualizações dos programas se tornam altamente necessárias, pelo fato que os hackers trabalham incessantemente para achar novas brechas nos sistemas.

Com isso, os desenvolvedores de sua plataforma de hospedagem e de sistemas de ERP disponibilizam correções a estas falhas por meio de novas atualizações do sistema, que devem serem instaladas assim que liberadas.

Estar sempre atento a disponibilidade destas atualizações deve ser uma das funções de sua equipe. Fazer esse acompanhamento e realizar as atualizações nos períodos certos pode garantir a segurança do seu site.

Falhas Humanas

Como em todo processo, podem ocorrer falhas humanas. Por isso, é tão importante garantir um bom treinamento dos profissionais de TI ou no caso desta parte ser realizada por uma empresa terceirizada, garantir a qualidade do suporte técnico.

Os erros humanos tendem a acontecer constantemente. Estas falhas podem acontecer por desatenção ou despreparo e acabam gerando prejuízos irremediáveis. Através delas é possível que códigos maliciosos sejam executados em seu sistema.

Um dos erros humanos mais comuns é o uso de senhas fracas. Isso pode deixar o seu sistema desprotegido, já que os criminosos virtuais utilizam diversos métodos para descobrir as senhas de sistemas de gerenciamento de sites.

Quanto mais fracas forem as senhas, mais fácil elas serão de serem identificadas. Como protocolo de segurança, se recomenda o uso de senhas fortes e a mudança constante das chaves para inibir esse tipo de ataque.

Também podem acontecer falhas na hora da implementação de códigos. Os hackers possuem meios para identificar possíveis brechas na estrutura de programação do seu site.

Por isso, é importante fazer o mapeamento de todos os seus códigos a fim de identificar erros humanos que possam facilitar a entrada de invasores no seu sistema.

Saiba qual é a melhor hospedagem de site.

Estrutura insuficiente

Por mais que os erros humanos sejam zerados pela automação dos processos e que os programas usados em seu site estejam devidamente atualizados, ainda é possível que sua aplicação seja vítima de um ataque cibernético.

Isso geralmente acontece quando não se escolhe um servidor ou softwares que tenham uma estrutura que suporte todos os dados de sua aplicação. Nestes casos, é possível que os servidores que hospedam seu site sejam mai configurados ou que o antivírus não contenham ameaças virtuais mais sérias.

O erro também pode estar relacionamento a falhas humanos, já que o sistema pode ser gerenciado por profissionais que não entendam do assunto.

Depois de conhecer algumas das principais vulnerabilidades de um site, confira agora nossas dicas para fazer uma boa gestão de segurança em sua aplicação:

Contem com profissionais especializados

Contar com profissionais especializados para fazer a gestão do sistema de segurança do seu site é essencial. O suporte técnico deve estar alerta e ter resposta para todo e qualquer tipo de invasão. Tenha uma equipe de segurança exclusiva para isso!

Dividir o suporte técnico entre segurança e soluções de atendimento aos clientes podem tornar a segurança interna de seu site falha.

Essa equipe ficará responsável por passar frequentemente um “pente fino” em sua aplicação para identificar possíveis brechas de segurança e eliminá-las antes que o pior aconteça.

Analise seu sistema e defina prioridades

Para manter o seu site sempre seguro, é ideal que você analise sua aplicação periodicamente e faça uma análise de desempenho. Tenha noção de como seu site está funcionando e identifique as vulnerabilidades de seu sistema.

Após isso, classifique cada brecha pelo nível de risco que ela oferece e estabeleça prioridades. Mobilize sua equipe e até outros setores de sua empresa para extinguir as ameaças com maior potencial.

Aplique as medidas necessárias para reduzir ou acabar de vez com os riscos que cada vulnerabilidade oferece.

É importante que você saiba que as dicas citadas acima fazem parte de um ciclo interminável. Estas ações serão sempre necessárias caso você tenha o real interesse de manter seu site seguro.

O trabalho para identificar e zerar os riscos é essencial para que seu site tenha um bom desempenho e obtenha cada vez mais visitantes.

Lembre-se que na internet, para se ter sucesso, é preciso passar aos clientes a confiança e a segurança necessária para que sua empresa tenha credibilidade no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: