Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

E-mail: Reconverta leads pouco qualificados com uma estratégia de remarketing

15/05/2019 às 12:36 Email Marketing

E-mail: Reconverta leads pouco qualificados com uma estratégia de remarketing

Conseguir converter leads no e-mail marketing é bem cansativo, não é? Agora imagine que apenas um quarto dessas pessoas deve abrir seus e-mails, e desde um a cada cinco clicam no CTA que você coloca na mensagem.

É duro! Mas essa é a realidade de quem trabalha com e-mail marketing: a geração de leads desqualificados em série.

É preciso também lembrar que os leads recebem vários e-mails diariamente e isso desvia a atenção deles, logo os seus e-mails podem ser facilmente ignorados e dependendo da pessoa, talvez nem sejam vistos.

Mas aí você me pergunta: como posso requalificar esses leads? Bom, eu tenho uma dica: reconverta-os com remarketing no Gmail.

A possibilidade de campanhas de remarketing na plataforma do Gmail é um recurso que muitos ainda desconhecem.

E se você já usou outros meios para fazer remarketing como o Facebook Ads, por exemplo, você pode encontrar uma forma de fugir do habitual utilizando o Gmail para esse tipo de campanha.

Leia também sobre o erro 502 bad gateway.

Como funciona o remarketing do Gmail?

O remarketing é uma estratégia utilizada para potencializar as vendas e as conversões de leads.

Funciona assim: você faz com que sua mensagem ou seu anúncio seja novamente enviado para qualquer pessoa que tenha tido algum tipo de interação com seu conteúdo, como por exemplo, uma visita ao seu site, assinatura de newsletter, etc.

Até aí nós já sabíamos como o remarketing funciona. O Gmail foi um pouco mais além. Geralmente, as pessoas costumam fugir de anúncios em sites e redes sociais e as campanhas de remarketing perdem um pouco da sua efetividade, por conta disso.

Mas e se elas recebessem essas mensagens na caixa de entrada de seus e-mails? É isso que acontece!

Como fazer uma campanha de remarketing no Gmail? Bom, nós vamos explicar isso mais abaixo, mas vamos fazer um resumo básico neste parágrafo.

Você pode criar campanhas no Google Ads e direcioná-las para a caixa de entrada de sua base de clientes do Gmail. Com a segmentação certa, você pode garantir que os leads desqualificados verão novamente a sua mensagem.

Geralmente, as campanhas de remarketing no Gmail transformam suas mensagens em anúncios. Estes anúncios aparecem no topo de abas como Promoções, Social e Atualizações e até na caixa Principal.

O usuário consegue visualizar o título do e-mail, o assunto e uma pequena descrição. E ao clicar no anúncio, ele consegue visualizar o e-mail completo. Bingo!

Confira também: O que esperar dos resultados do E-mail Marketing.

Como criar uma campanha de remarketing no Gmail?

Resumimos acima para você entender como funciona, agora vamos para a ação. Abaixo, vamos mostrar o passo a passo para você criar uma campanha de remarketing no Gmail, confira:

  • O primeiro passo é criar uma nova campanha no Google Ads. No novo formato da plataforma de anúncios do Google, você terá acesso a visão geral e deve clicar em “Campanhas” e depois em “Nova Campanha” para criar a sua.
  • Para uma campanha de remarketing no Gmail, é aconselhável escolher o modelo de display.
  •  Depois de definido o tipo de campanha, você deve clicar em “Criar uma campanha sem objetivo”.
  • Na hora de selecionar o subtipo da campanha, escolha a opção “Gmail Campaign” (campanha do Gmail).
  • Agora é a hora de fazer as configurações base da sua campanha colocando informações básicas como localização, idioma, orçamento, etc. E na hora de segmentar o público, você deve escolher a opção “Como eles interagiram com o meu negócio”.
  • Você pode criar um público novo para a campanha, mas se você já utiliza o Google Ads e tem alguns públicos salvos, pode escolher um deles ou mesmo combiná-los para ampliar o alcance dos seus anúncios no Gmail.
  • Na criação de um novo público, você pode escolher algumas opções, como por exemplo, “pessoas que já visitaram o meu site”. Assim, a campanha focará na entrega dos anúncios para estas pessoas que já interagiram com o seu negócio.
  • Depois disso finalize criando o design do seu e-mail. No Google Ads, é possível escolher entre modelos prontos e visualizar o anúncio antes de deixar a sua campanha ativa.

Como potencializar os resultados de uma campanha de remarketing no Gmail?

O Google Ads fornece todos os relatórios necessários para análise do desempenho da sua campanha. Uma dica é acompanhar os resultados e realizar testes A/B.

Assim, você pode ver quais são os formatos mais bem aceitos pelo público, ou seja, aqueles que gerem uma taxa de cliques e de abertura maior.

Você pode também realizar split test. Assim, você pode adicionar a sua mensagem um segundo botão de Call To Action.

E a partir daí, é possível medir qual é o formato mais bem quisto pelo público. Além do CTA, você também pode testar uma nova descrição, um novo título. Tudo para afinar sua campanha e fazê-la reconverter a maior quantidade de leads possível.

Conclusão

Criar uma campanha de remarketing no Gmail é excelente saída para reconverter leads dentro da sua estratégia de e-mail marketing.

É claro, que você também deve apostar em fazer remarketing em outras plataformas como o Facebook Ads, mas criar anúncios na caixa de entrada do Gmail é uma maneira incisiva de reconverter leads.

A intenção do remarketing é justamente potencializar a conversão de leads e nada melhor do que fazer isso dentro do próprio Gmail.

As marcas estão usando cada vez mais esse recurso, já que devido a uma grande quantidade de e-mails recebidas por dia, muitas mensagens acabam passando batidas pelos usuários do Gmail.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: