E-mail: como escolher o melhor tema

E-mail: como escolher o melhor tema

03/12/2017 às 20:10Ajuda

Saiba de preciosas dicas sobre como escolher um tema que desperte o interesse do cliente em suas campanhas de e-mail marketing. De que forma você lida com as caixas de entrada cada vez menos acessíveis e lotadas de informação? Como é a sua relação com pessoas com interesses cada vez mais valiosos e raros? De que maneira você cria assuntos de e-mail que possam despertar a curiosidade nas pessoas? São perguntas nada fáceis de se responder. Se você tem uma loja virtual, provavelmente sabe que o tema do e-mail marketing de sua campanha de vendas nem sempre é fácil de se escolher. Através desse artigo, você vai conhecer os fatores que podem influenciar nos assuntos de e-mail marketing e algumas dicas sobre como escolher o melhor tema para sua campanha.

Fatores que influenciam nos assuntos de e-mail

Quando você for criar seu assunto de e-mail, não se esqueça de levar em consideração alguns fatores importantes e usá-los de forma correta para criar e-mails que tenham relevância para o usuário. Conheça quais são:

Interesse = Benefícios + Curiosidade

Talvez esse seja o fator no qual você tem o maior controle. Para gerar interesse no internauta, você precisa explicar todos os benefícios e aguçar a curiosidade do mesmo, de forma indireta.

Relevância

Tem muito a ver com a abertura contínua e com o engajamento dos seus contatos de e-mails, ou seja, sobre a experiência deles com seus e-mails. Mas seus e-mails realmente estão entregando o conteúdo que prometeu no assunto? Existe uma relação entre o assunto e o texto do e-mail? Se a resposta for negativa, é melhor rever essa questão. É de suma importância que o e-mail atenda todas as expectativas geradas aos internautas. Conheça mais sobre os nossos serviços de hospedagem em WordPress em Hospedagem com WordPress

Reputação = Relevância - Frustração

A reputação é um importante influenciador a longo prazo. Para que a reputação de sua empresa seja sempre positiva, você deve focar em aumentar sua relevância e diminuir a frustração do usuário. É importante que não sejam criados padrões de assuntos, pois eles pode influenciar negativamente a reputação.

Senso de urgência

Em alguns casos, pode ser interessante usar esse fator para se conseguir êxito em suas campanhas de e-mail marketing. Se sua loja estiver fazendo promoções ou alguma ação específica de vendas, o senso de urgência pode ser de grande valia. Não se esqueça de entregar sempre o que foi proposto no tema, combinado?

Emoção

Não existem dúvidas de que tudo que gera emoção, dificilmente é esquecido, certo? Se você deseja ter êxito em sua campanha de e-mail marketing, gere emoções positivas em seus contatos. As chances do usuário permanecer com aquele conteúdo ou oferta por mais tempo, são bem maiores do que um e-mail simples e sem emoção. Leia também nosso post sobre Hospedagem para WordPress

Dicas para a criação de temas de e-mail marketing

Agora que você já conhece os fatores que influenciam nos assuntos de e-mail marketing, conheça algumas dicas bacanas para a criação dos temas.

Personalização

Sem dúvidas é a melhor dica de todas. Personalize seu assunto de e-mail. A personalização traz de brinde: interesse, reputação, relevância e emoções positivas, que são praticamente todos os fatores de um bom assunto de e-mail marketing. Seja criativo e aumente suas vendas!

Texto de apoio

Trata-se da primeira frase que fica à direita do assunto de e-mail. Alguns provedores de e-mail permitem que você faça a inclusão desse texto de apoio, que pode ser bastante útil. É como se fosse uma chamada para o assunto principal, o que pode despertar a curiosidade do internauta. 

Mantenha o assunto o mais breve possível

Assuntos longos, geralmente são cortados em visualizações mobile e podem não ser destaque entre a imensidão de e-mails na caixa de entrada do cliente. O tema do seu e-mail marketing deve ser o mais enxuto possível. Tente criar um tema que tenha entre 20 e 40 caracteres, no máximo.

Inclua números ou percentuais

Se você usar algarismos ou percentuais em seus assuntos de e-mail marketing, você estará induzindo a atenção focada do usuário. Números escritos por extenso, exigem maior atenção por parte do internauta, o que pode fazer o mesmo perder o interesse no assunto.

Faça perguntas

Assim como os números, as perguntas instigam e aguçam a curiosidade do usuário. Quando o internauta vê um ponto de interrogação em uma mensagem, as chances de ele abri-la para tentar resolver o problema ou acabar com sua curiosidade, são enormes. Não seja direto demais na resposta e deixe que o internauta descubra por si só, pois a experiência será muito emocionante. Aprimore mais seus conhecimentos lendo nosso post sobre Dicas de SEO para WordPress

Use palavras-chave sobre seu negócio

Use palavras-chave no seu tema de e-mail marketing sobre o seu ramo de atuação. Essa abordagem vai sempre gerar um contexto para o usuário, mantendo bons padrões de relevância e reforça o interesse nos seus produtos ou serviços oferecidos por sua loja. Use palavras-chaves que realmente sejam interessantes para o internauta e que o façam abrir sua mensagem.

Evite palavras que sejam comerciais

Se você quiser ter sucesso em suas campanhas de e-mail marketing, evite usar palavras como: grátis, promoção, de graça, crédito, compre, veja, confira, clique, abra, etc. Esses tipos de palavras são muito usados em e-mails e as chances de gerarem algum tipo de frustração são muito altas. Elas geram uma expectativa no usuário que nem sempre é correspondida, proporcionando a ele uma experiência negativa com sua empresa.

Conclusão

Mantenha sempre uma identidade para todos os seus assuntos de e-mail marketing, evitando padrões e mantendo-os relevantes para o usuário. Seja criativo na hora de criar os temas de e-mail marketing, pois eles devem encantar os clientes que devem ter uma experiência agradável ao abrir sua mensagem.

Ainda tem dúvidas sobre como escolher o melhor tema de e-mail marketing? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: